Fé, esperança e amor: 1 Coríntios 13:13

Fé, esperança e amor são discutidos individualmente em vários pontos das Escrituras. Em 1 Coríntios, o apóstolo Paulo menciona as três virtudes juntas e então passa a identificar o amor como a mais importante das três:

1376

“Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.” – 1 Coríntios 13:13 NVI

Como virtudes, fé, esperança e amor há muito são celebrados. Algumas denominações cristãs consideram essas três virtudes teológicas – cada uma representando valores que definem o relacionamento da humanidade com o próprio Deus .

O papel da fé, esperança e amor

Fé, esperança e amor são discutidos individualmente em vários pontos das Escrituras. No livro de 1 Coríntios do Novo Testamento, o apóstolo Paulo  menciona as três virtudes juntas e então passa a identificar o amor como a mais importante das três:

E agora permaneça a fé, a esperança, o amor, esses três; mas o maior deles é o amor. (1 Coríntios 13:13, NKJV)

Este versículo chave é parte de um discurso mais longo enviado por Paulo aos coríntios. A primeira carta de Paulo aos coríntios tinha como objetivo instruir e corrigir os jovens crentes em Corinto que estavam lutando com questões de desunião, imoralidade e imaturidade.

Visto que este versículo exalta a supremacia do amor sobre todas as outras virtudes, ele é frequentemente selecionado, junto com outras passagens dos versos circundantes, para ser incluído nos serviços de casamento cristãos modernos . Aqui está o contexto de 1 Coríntios 13:13 nos versos circundantes: 

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma com que sou plenamente conhecido. Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.” – 1 Coríntios 13:4?-?13

A fé é um pré-requisito

Como crentes em Jesus Cristo, é essencial que os cristãos entendam o significado deste versículo. Não há dúvida de que cada uma dessas virtudes – fé, esperança e amor – tem grande valor. De fato, a Bíblia nos diz em Hebreus 11:6 que, “… sem fé é impossível agradá-Lo, pois quem se aproxima de Deus deve crer que Ele existe e que é galardoador daqueles que diligentemente busque-o. ” (NKJV)

O valor da fé não pode ser contestado. Sem ela, não haveria Cristianismo. Sem fé, não poderíamos vir a Cristo ou andar em obediência a ele . A fé é o que nos motiva a seguir em frente, mesmo quando as probabilidades estão contra nós. E a fé está intimamente relacionada com a esperança .

O valor da esperança

A esperança nos faz seguir em frente. Nenhum indivíduo pode imaginar a vida sem esperança. A esperança nos estimula a enfrentar desafios impossíveis. Esperança é a expectativa de que obteremos o que desejamos. A esperança é um dom especial concedido por Deus com a sua graça para combater a monotonia do dia-a-dia e as circunstâncias mais difíceis.

A esperança está lá para a mãe solteira que não sabe como vai alimentar seus filhos e manter um teto sobre suas cabeças. Ela pode desistir, se não pela esperança de que uma descoberta esteja ao virar da esquina. A esperança é a mão invisível que ergue a cabeça de um desesperado prisioneiro de guerra para que ele veja a luz do dia. A esperança se apega à promessa de um Salvador que virá para libertá-lo.

A esperança nos incentiva a continuar correndo a corrida até chegarmos à linha de chegada.

A Grandeza Disso É Amor

A Bíblia afirma que o amor é maior do que a fé e a esperança. Não poderíamos viver nossas vidas sem fé ou esperança: sem fé, não podemos conhecer o Deus de amor; sem esperança, não perseveraríamos em nossa fé até que o encontrássemos face a face. Mas, apesar da importância da fé e da esperança, o amor é ainda mais crucial.

Por que o amor é o maior?

Porque sem amor, a Bíblia ensina que não pode haver redenção. Nas Escrituras, aprendemos que Deus é amor (1 João 4:8) e que ele enviou seu Filho, Jesus Cristo , para morrer por nós – um ato supremo de amor sacrificial. O amor é o que motivou Deus Pai a enviar Seu único Filho para morrer por nós. Assim, o amor é a virtude sobre a qual toda a fé e esperança cristã agora se apóia.

Para o crente, o amor é a base de todas as coisas boas em nossas vidas. Sem amor, nada mais importa.

por: Mary Fairchild

traduzido e adaptado por: Pb. Thiago D. F. Lima

Deixe sua opinião