10 versículos bíblicos encorajadores sobre não desistir

Nós, humanos, porém, ficamos cansados, desanimados e às vezes oprimidos. É por isso que precisamos Dele. Deus, em Sua misericórdia, fornece força e instrução quando sentimos vontade de desistir.

1067

Todos nós as vezes sentimos vontade de desistir. Somos tentados a desistir do ministério, dos relacionamentos, de viver como um cristão e, às vezes, até da própria vida. Versículos bíblicos sobre não desistir fornecem não apenas esperança para hoje, mas também a perspectiva de que não somos os primeiros crentes a enfrentar essa tentação. Deus é ilimitado. Ele não se cansa nem se desgasta. Nós, humanos, porém, ficamos cansados, desanimados e às vezes oprimidos. É por isso que precisamos Dele. Deus, em Sua misericórdia, fornece força e instrução quando sentimos vontade de desistir.

Quem são as pessoas que na Bíblia sentiram vontade de desistir?

O grande profeta Elias travou uma batalha espiritual exaustiva com os profetas de Baal. Em retaliação, a Rainha Jezabel ameaçou sua vida. Exausto, Elias clamou a Deus para simplesmente tirá-lo desta vida. (I Reis 19:1-8) Elias adormeceu e Deus providenciou anjos para lhe trazerem comida e água antes de ele cochilar novamente. Quando travamos batalhas espirituais, podemos ficar cansados ??e isso pode levar a um forte desejo de desistir. A história de Elias demonstra que Deus não nos rejeita em nossos momentos mais cansativos e desanimadores.

Jonas queria desistir. Ele estava com raiva de Deus. (Jonas 4:1-4) Jonas não gostou da maneira como os ninivitas agiram, então, quando Deus o chamou para levar uma mensagem a eles, Jonas fugiu da designação. Depois de ser corrigido de maneira dramática (três dias na barriga de um grande peixe), Jonas transmitiu a mensagem de que eles deveriam se arrepender ou seriam destruídos. O povo de Nínive decidiu se arrepender e Deus cedeu. Jonas reclamou com Deus que todo o exercício, para ele, tinha sido uma perda de tempo. Ele fez beicinho e pediu para sair da vida. Ele preferia ver os ninivitas punidos por seus pecados do que perdoados. Quando não obtemos os resultados que desejamos ou não vemos as coisas como queremos, podemos ser tentados a desistir. Deus usou essa oportunidade para ensinar a Jonas uma lição sobre perspectiva e como o ponto de vista de Deus difere do nosso.

Às vezes, queremos desistir porque o que somos chamados a fazer é difícil, a ponto de parecer impossível. Jeremias experimentou isso como profeta. As pessoas não quiseram ouvir. Jeremias estava transmitindo a mensagem que Deus queria que fosse transmitida, mas ele foi tentado a parar porque ninguém estava respondendo. Ele pensou em desistir, mas disse: “Mas, se eu digo: ‘Não o mencionarei nem mais falarei em seu nome’, é como se um fogo ardesse em meu coração, um fogo dentro de mim. Estou exausto tentando contê-lo; já não posso mais!” Jeremias 20:9. Deus avisou Jeremias que ninguém iria ouvi-lo, mas a experiência ainda era exaustiva. O desânimo no ministério, paternidade, evangelismo ou discipulado pode nos levar a momentos de vontade de parar. Assim como Jeremias.

Os cristãos já tiveram vontade de desistir?

Os cristãos enfrentam a tentação de desistir como as outras pessoas. As circunstâncias podem parecer opressivas. Surgem dificuldades que não prevíamos. Outros podem nos interpretar mal, criticar, rejeitar ou nos abandonar. O ministério pode ser satisfatório, mas também desafiador. Às vezes, lutamos contra o pecado ou vemos entes queridos serem vítimas do pecado, apesar de nossa intervenção e orações. E apenas a vida diária em um mundo decaído pode nos desgastar.

Cristãos são humanos. Nós nos cansamos, ficamos doentes, suportamos conflitos e perdemos a perspectiva. E, porque seguimos Jesus, o inimigo de Deus tem como alvo nós. Se Ele não pode nos impedir de seguir Jesus, ele se propõe a destruir nossa alegria e nos tenta a desistir. 1 Pedro 5:8 nos adverte: “Esteja alerta e sóbrio. Seu inimigo, o diabo, anda por aí como um leão que ruge procurando alguém para devorar.”

O apóstolo Paulo, em sua carta a Timóteo, compara a vida cristã a servir como soldado, competir como atleta e trabalhar como fazendeiro. Essas comparações nos ajudam a entender o incrível investimento de tempo, esforço e perseverança que uma vida para Cristo exige. Ocasionalmente, querer desistir vem com o território, mas temos ferramentas para nos manter no caminho certo.

Sabemos que ter um relacionamento com Jesus significa que temos o Espírito Santo para nos consolar, corrigir e encorajar. Tornar a leitura da Bíblia um hábito diário e a comunicação ao longo do dia com Deus em oração pode nos ajudar a evitar desistir. Deus providenciou Sua igreja, o corpo de crentes, para apoio contra a solidão que pode levar à desistência. Ler biografias de cristãos que nos precederam e enfrentaram tempos de provação pode nos inspirar. Outra ferramenta que Deus nos dá para lutar contra a tentação de parar é o descanso semanal. Ele nos chama para observar um sábado semanal para descansar nossos corpos, desfrutar de Sua criação e restaurar nossas almas. E lembre-se de que Deus nos treina através das circunstâncias na arte da perseverança.

10 versículos bíblicos sobre não desistir

Aqui estão 10 passagens bíblicas para quando sentimos vontade de desistir da vida, desistir da tarefa para a qual Deus nos chamou ou desistir de viver para Ele. Todos nós precisamos de motivação às vezes e a Palavra de Deus provê isso para cada dificuldade.

Não nos cansemos de fazer o bem, porque no devido tempo faremos uma colheita, se não desistirmosGálatas 6:9.

Você precisa perseverar para que, depois de fazer a vontade de Deus, receba o que ele prometeu. Pois, ‘Daqui a pouco, aquele que está vindo virá e não tardará’. E, ‘Mas o meu justo viverá pela fé. E não tenho prazer em quem recua. Mas nós não pertencemos aos que recuam e são destruídos, mas aos que têm fé e são salvos” Hebreus 10:36-39.

Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” – Apocalipse 3:11.

Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem.”Hebreus 12:1-3.

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Romanos 5:3-5.

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” Isaías 41:10.

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” Tiago 1:2-4.

Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos. Mas já em nós mesmos tínha- mos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos; O qual nos livrou de tão grande morte, e livra; em quem esperamos que também nos livrará ainda,” 2 Coríntios 1:8-10.

É perseverando que vocês obterão a vida.” Lucas 21:19.

O Senhor cumprirá o seu propósito para mim; seu amor constante, ó Senhor, dura para sempre. Não abandones a obra das tuas mãos” Salmo 138: 8.

Sentir vontade de desistir é humano. Resistir à tentação de desistir está ao nosso alcance quando confiamos em Jesus Cristo, que nos ama e compreende todas as tentações que enfrentamos. Aguente. Ele está sempre conosco.

Quando você sentir vontade de desistir, clame ao Senhor, use esses versículos e as histórias daqueles que já se foram, deixe outro crente saber que você precisa de encorajamento e segure-se.

por: Lori Stanley RoeleveldLori Stanley Roeleveld

traduzido e adaptado por: Pb. Thiago D. F. de Lima

Deixe sua opinião