Como Fortalecer Sua Vida de Oração: 3 Dicas Essenciais

3 Formas de Melhorar Sua Vida de Oração

38
xr:d:DAGBdFZBdx8:3,j:7573226586047835337,t:24040412

Conhecer alguém completamente satisfeito com sua vida de oração é algo raro, especialmente entre os cristãos. Talvez você se identifique: ao tentar orar, parece que as palavras se desfazem antes mesmo de alcançarem o céu, surgindo a dúvida: “Será que Deus está me ouvindo ou estou apenas falando comigo mesmo?” E ainda existe aquela terrível letargia. Tentamos permanecer acordados para orar, mas, como os discípulos, mal fechamos os olhos e começamos com um “Querido Senhor”, e já nos sentimos dominados pelo sono. Ou então, nos encontramos distraídos pelas preocupações do dia seguinte, transformando o que começou como uma petição em um diálogo mental com um colega de trabalho. E, então, o desânimo se instala: “Por que sou tão ruim em orar?”

A verdade é que, muitas vezes, complicamos mais do que o necessário. Veja a oração como um exercício. Nem sempre vamos ter vontade de orar, e algumas sessões serão mais gratificantes que outras. Na prática, a consistência traz resultados, mas é necessário garantir a forma correta e ter expectativas realistas. Aqui estão algumas dicas simples para fortalecer o músculo da oração.

  1. Arrependa-se

Primeiro, arrependa-se. Deus não se interessa por petições fingidas que tentam encobrir corações rebeldes. Não é coincidência que, antes de ensinar a Oração do Senhor no Sermão da Montanha, Jesus tenha dado uma série de instruções sobre como não orar, alertando contra a hipocrisia e a superstição.

Às vezes, usamos a oração como uma máscara. Dizemos as palavras certas, mas nosso coração está em outro lugar. A oração nunca é um meio de nos justificarmos perante Deus ou de nos exibirmos para outros cristãos. Deus vê através das orações dúplices.

  1. Lembre-se de Quem é Deus

Em seguida, lembre-se de quem é Deus. A Oração do Senhor inicia com “Pai Nosso que estás nos céus”, destacando a relação de filiação com Deus, acessível apenas por meio da obra de Jesus Cristo. Lembrar-se do caminho maravilhoso que Jesus pavimentou para que pecadores chamassem ao Santo com confiança ajuda a repousar em nossa identidade como Seus amados filhos.

  1. Repita

Por fim, repita. Desenvolver uma vida de oração consistente significa se propôr a buscar a Deus todos os dias, talvez até em horários definidos. Enquanto as repetições vãs são proibidas por Jesus, a repetição em si não é condenada.

Deixe sua opinião