A Vida Vitoriosa

704

TEXTO BÍBLICO: Daniel 6

Introdução

A vida é um grande desafio. Todos os dias somos desafiados, seja a permanecer fiel a Deus, a lutar contra o pecado, a sermos íntegros, a suportar a adversidade e muitos outros desafios. Com isso surge a necessidade de superarmos esses desafios, ou seja, vencer os obstáculos. Mas a nossa vitória esta intimamente relacionada com o caminho que escolhemos, ou seja, a postura que temos diante dos desafios. No cap. 6 Daniel iremos extrair alguns princípios que caracterizam a vida vitoriosa.

I. Ter consciência de quem é Deus (de seu caráter e poder) v. 10

Daniel era cônscio do caráter de Deus e de seu poder, sabia que adorar os outros deuses era pecado, e que Deus poderia livra-lo. A primeira característica de uma vida vitoriosa é conhecer a quem você serve, nos dizeres do apostolo Paulo: “eu sei em quem tenho crido” (2Tm 1:12), Paulo conhecia o caráter justo e santo do Senhor e também o seu poder quando, pois também afirmou: “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos e pensamos, segundo seu poder que em nós opera” (Ef 3:20).

II. Manter uma vida de oração v. 10

Orar é a respiração do cristão. Sem oração nada acontece. Daniel tinha um estilo de vida de oração, o texto diz que ele orava 3 vezes ao dia. Deus age em nós, nas pessoas e nas circunstâncias através da oração “Se o povo que chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei sua terra” (2Cr 7.14). Os ouvidos de Deus estão atentos a nossa oração (Is 59:1), Ele deseja que clamemos (Jr 33:33), para que assim venhamos obter resposta sobre os dilemas e crises de nossa existência. Será que temos orado? Quantas vezes oramos ao dia? O apostolo Paulo nos exorta: “orai sem cessar” (1Ts 5:17). Precisamos orar muito, muito mesmo.

III. Fidelidade ao Senhor v. 13

Apesar de ser ameaçado de morte Daniel permaneceu fiel, não parou de orar, de servir a Deus. A palavra Fiel no dicionário Houaiss significa: “Aquele que corresponde à confiança depositada”. Quando Jesus morreu na cruz ele acreditou que tornaríamos seus discípulos fieis, porque morreu em nosso lugar para que possamos novamente chegar ao Pai. Por esse e outros motivos devemos responder a altura o que Cristo fez por nós demonstrando fidelidade. Ser fiel é não negociar a fé, é amar a Deus e sua Palavra acima de todas as coisas, é não fazer amizade com o mundo, é frequentar os cultos e a EBD, é dar os dízimos, amar o próximo. E esta fidelidade deve existir enquanto estivermos vivos (Ap 2:10).

IV. Perseverar até o fim v. 16

O profeta Daniel além de ter sido fiel a Deus perseverou até fim. Ele foi chamado pelo rei e jogado na cova dos leões e tudo isto não mudou sua disposição e amor a Deus. A palavra perseverar significa: “ser constante; continuar sendo”. Muitos começam bem a carreira cristã, mas não perseveram. Isto tem sido realidade em nosso meio. Deus deseja que você persevere, ou seja, continue sendo. Mas sendo o que? Sendo uma pessoa fiel, que ora, uma pessoa que medita nas Escrituras, que ama o próximo, que participa dos trabalhos da igreja, que suporta a adversidade com garra. Jesus disse: “quem perseverar até o fim será salvo” (Mc 13:13), significa perseverar em toda vida, todo momento, até a morte se for preciso. E não perseverar um ano, alguns meses e semanas, ou somente aos domingos. Mas enquanto tivermos fôlegos. Vamos perseverar!

V. Ser grato e celebrar as bênçãos v. 28.

Daniel lutou, perseverou, em todos os desafios e com isso Deus o fez prosperar. Como Deus abençoou a Daniel ele tem nos abençoado, devido a isso e a muito mais devemos dar graças a Deus. O profeta Daniel padeceu, foi perseguido, mas em tudo isso ele não murmurou contra Deus, nem muito mesmo abandonou a fé. Devemos aprender com Daniel a ser grato a Deus. Não apenas pelos grandes feitos de Deus, mas pelo ar que respiramos, pelo pão que alimentamos etc. O Apostolo Paulo diz: “Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1Ts 5:18). Paulo não estava ensinando que devemos agradecer a Deus por tudo que acontece conosco, mas em tudo. O mal não vem de Deus, então não devemos agradecer-lhe por estas situações. Mas sim pela presença de Deus e pelo bem que Ele nos fará em meio às dificuldades.

Conclusão

A vitória não é um fim em si mesmo. Mas um caminho a ser percorrido. Quando olhamos para vida do profeta Daniel vemos que o caracterizou sua vitória sobre seus inimigos e na cova dos leões. Foi o estilo de vida que ele levara. Daniel obteve apenas mais uma vitória, pois já era um vitorioso. Portanto amados irmãos aprendamos com nosso amado irmão Daniel.

Seja você uma vitória!

Para Meditar

“A vitória (vida vitoriosa) não é uma estação de chegada, mas um modo de viajar”.

por: Pr. José Rabelo

Portal Padom

Deixe sua opinião