O que podemos aprender com Neemias sobre a reconstrução de seu mundo

Nós, assim como Neemias, podemos estar quebrantados por causa de algo que é aparentemente pequeno em comparação com tudo o mais que está acontecendo ao nosso redor.

772

Pastores, seu papel neste momento não é fácil. Há muito quebrantamento e inquietação no mundo agora. Entre uma pandemia global, injustiça racial, agitação civil, desastres naturais e uma eleição polarizadora, é difícil não se sentir quebrado agora. Saiba que está tudo bem chorar, está tudo bem estar quebrado, está tudo bem não saber o que está por vir. Mas, saiba que você não está sozinho nisso.

Assim como você, Neemias foi encarregado de reconstruir um mundo quebrado. Aqui estão algumas coisas que podemos aprender com a história de Neemias e que, com sorte, irão lhe dar algum encorajamento enquanto buscamos reconstruir nosso mundo quebrado.

Deixe seu coração quebrar, derramar algumas lágrimas

No livro de Neemias, encontramos Neemias quebrantado e chorando. A cidade de Deus havia sido tomada por um governo estrangeiro, mas Neemias não estava chorando por causa disso – ele estava chorando por uma parte quebrada do muro. Considerando tudo o que estava acontecendo no mundo de Neemias, a parte quebrada da parede parecia ser a menor coisa possível que ele poderia quebrar, mas essa era a causa de suas lágrimas.

Nós, assim como Neemias, podemos estar quebrantados por causa de algo que é aparentemente pequeno em comparação com tudo o mais que está acontecendo ao nosso redor. Não importa a razão pela qual você está quebrantado ou quão pequeno possa parecer, saiba que não há problema em chorar.

O choro pode ser necessário para avançar em direção à ação e, mais ainda, pode ser a resposta humilde que Deus precisa de você para trabalhar em sua situação. O mundo de Neemias só começou a se recompor quando ele chorou. Deus ouve nossos gritos e conhece nosso coração partido. Chorar pelo que está partindo seu coração agora, mesmo as menores coisas, é um passo em direção à cura. É um passo em direção à liberação do controle e submissão ao plano de Deus.

Olhe para o fim e saiba que estamos em uma comédia, não em uma tragédia

Depois de chorar, a próxima coisa que vemos Neemias fazer é orar. A primeira coisa pela qual Neemias ora é o perdão para si mesmo e sua família. Isso está aparentemente fora de lugar, pois não sabemos de nada específico do qual Neemias esteja se arrependendo. Esta oração mostra que Neemias está olhando para o julgamento futuro, em vez de sua situação atual.

Em  A Comédia da Redenção  do Dr. Ralph Wood, o Dr. Wood explica que em todas as peças de Shakespeare, o público não sabia se estava em uma tragédia ou comédia até o terceiro ato, ou o ponto crucial da peça.

Na história do mundo, o ponto crucial da peça era a cruz. A morte e ressurreição de Jesus deixaram claro que não estamos em uma tragédia, estamos em uma comédia. No final, sabemos quem ganha e que tudo vai dar certo. No final do dia, ainda somos a escolha de Jesus e a igreja ainda é sua noiva.

O primeiro passo proativo para reconstruir nosso mundo é um passo reativo para orar

A próxima coisa que vemos na história de Neemias é o primeiro passo proativo de Neemias. Foi um passo reativo para a oração. Enquanto o mundo de Neemias está desmoronando e ele começa a tentar se reconstruir, nós o vemos dedicar um tempo para passar tempo com Deus em oração. Neemias sabe que Deus é o único que pode reconstruir seu mundo e ele se volta para Ele antes de qualquer outra coisa.

Repetidamente na Bíblia, vemos Jesus se retirando e reservando um tempo para orar. Deixe que ele seja um exemplo para você nesta temporada e aproveite para se retirar e orar. Considere começar o dia com oração e deixar que a primeira coisa que você aceite sejam as palavras de Deus e a primeira coisa que você diga sejam as palavras para Deus.

Procure por recursos sem precedentes

Depois de passar um tempo em oração, vemos Neemias entrar em ação. Neemias se dirige a um rei estrangeiro e pede-lhe que o ajude a reconstruir seu mundo. Foi sem precedentes e inesperado que um rei estrangeiro desempenhasse um papel na reconstrução da cidade de Deus, mas ele o faz.

Tendo passado um tempo em oração e recebendo os recursos necessários, Neemias agora pode reconstruir. Neemias não consegue fazer isso sozinho, então ele procura voluntários para ajudar. As primeiras pessoas que começam a reconstruir e defender a cidade são os sacerdotes. Os sacerdotes conseguiram reconstruir a cidade em tempo recorde em apenas 26 dias. Mesmo os construtores treinados não seriam capazes de reconstruir tão rapidamente.

Se esses sacerdotes não foram treinados para reconstruir a cidade, por que Neemias pediu-lhes ajuda primeiro? A resposta é simples – porque foram eles que quiseram. Ao reconstruir o seu mundo, não procure aqueles que são qualificados, procure as pessoas inesperadas que são chamadas e estão dispostas. As pessoas que Deus está usando para reconstruir são as que liderarão no futuro.

Reconheça as pessoas que estão fazendo coisas

Depois que a cidade foi reconstruída, Neemias anota os nomes de todos os que ajudaram. Embora muitas vezes examinemos as passagens das escrituras que parecem ser apenas uma lista de nomes, esses nomes estão lá porque desempenharam um papel na obra de Deus.

Certifique-se de anotar os nomes das pessoas que estão ajudando você a reconstruir. As pessoas estão solitárias e anseiam por uma conexão pessoal. Reconheça seu pessoal e estenda a mão para eles intencionalmente e pessoalmente.

Acredite que Deus pode fazer mais do que você pensa

A história de Neemias mostra Deus fazendo grandes coisas de maneiras inesperadas. O mesmo Deus que estava com Neemias está conosco hoje e ainda está fazendo grandes coisas. Ao reconstruir e caminhar por esta época difícil, lembre-se de que Deus pode e fará mais do que você jamais poderia imaginar.

por: William Vanderbloemen 

traduzido e adaptado por: Pb. Thiago D.F. Lima

Deixe sua opinião