Ex-escritor da Desiring God, Paul Maxwell, anuncia que não é mais cristão

Paul Maxwell, foi durante muito tempo colunista do ministério cristão Desiring God, agora admite que deixou de ser cristão e que está muito bem por isso.

825
Paul Maxwell | YouTube / Wheaton College
Paul Maxwell | YouTube / Wheaton College

Paul Maxwell, ex-escritor de Desiring God e autor do livro The Trauma of Doctrine, (O Trauma da Doutrina), anunciou que não é mais cristão.

“O que realmente sinto falta é a conexão com as pessoas”, disse Maxwell em seu feed do Instagram. “O que descobri é que estou pronto para me conectar novamente. E estou pronto para não ficar mais com raiva. Eu amo vocês, e amo todas as amizades e apoio que construí aqui. E eu acho que é importante dizer que simplesmente não sou mais um cristão, e isso é muito bom. Eu estou realmente feliz.”

“Mal posso esperar para descobrir que tipo de conexão posso ter com todas vocês, pessoas lindas, enquanto tento descobrir o que vem a seguir”, acrescentou ele. “Eu amo vocês, caras. Estou em um lugar muito bom. Provavelmente o melhor lugar da minha vida. Estou tão cheio de alegria pela primeira vez. Eu amo minha vida.”

Maxwell, que tem seu Ph.D. Ele é doutor em teologia e escreveu sobre tópicos de teologia, trauma e boa forma, posteriormente com uma mensagem para aqueles que disseram que ele iria para o Inferno e “não estão realmente felizes” como resultado de sua rejeição ao Cristianismo.

“Eu apenas digo, ‘Eu sei que você me ama.’ Eu sei, e recebo isso como amor. Eu sei que você se preocupa com o estado eterno da minha alma e você superou a estranheza social de me dizer isso porque você não quer que eu sofra. E isso é uma coisa boa. Isso é uma coisa amorosa de se fazer. E ouvi de onde você está vindo e respeito sua perspectiva.”

Maxwell é a última figura cristã de alto nível a renunciar publicamente à sua fé nos últimos anos.

No ano passado, Jon Steingard, vocalista principal da banda canadense de rock cristão Hawk Nelson, anunciou nas redes sociais que “Eu não acredito mais em Deus”, explicando “isso não aconteceu da noite para o dia”.

Em 2019, Joshua Harris, autor do controverso best-seller cristão “Eu Disse Adeus ao Namoro”, causou um choque na comunidade cristã evangélica depois de publicar um post no Instagram anunciando: “Não sou cristão. Muitas pessoas me dizem que existe uma maneira diferente de praticar a fé e eu quero permanecer aberto a isso, mas não estou lá agora.”

Pouco tempo depois, o ex-cantor e compositor da Hillsong, Marty Sampson, postou no Instagram: “É hora de uma conversa séria … estou realmente perdendo a fé… e isso não me incomoda”.

Em uma entrevista para o The Christian Post, HB Charles Jr., autor e pastor da Shiloh Metropolitan Baptist Church em Jacksonville, Flórida, disse que histórias de deserções da fé cristã deveriam servir como um “alerta” para a Igreja Ocidental.

“A adoração corporativa da Igreja é uma forma chave não apenas de discipular a geração jovem, mas também de fortalecer todos os santos para que sejam firmes em sua fé”, disse ele. “Minha perseverança na fé não é tanto para eu me apegar firmemente a Cristo, mas Ele se apegar a mim. Precisamos estar ensinando e cantando a sã doutrina. Acredito que não há necessidade de algo exótico ou especial para construir a fé e sustentá-la por muito tempo.”

Charles acrescentou que ensinar os fundamentos da fé cristã irá “nutrir a geração vindoura e ajudar os santos a se concentrarem em Cristo e não no homem”.

“Acho que, na medida em que deixarmos de fazer isso, ouviremos muito mais dessas histórias, infelizmente”, alertou. “Se pastores fiéis e líderes de adoração não declararem sua fidelidade à Palavra de Deus e buscarem liderar suas congregações em adoração fiel a Ele, essa tendência continuará.”

Em uma entrevista de 2019, o fundador e teólogo da Gospel Coalition, Don Carson, emitiu uma palavra de advertência para aqueles que são tentados a julgar aqueles que apostataram e pediram discernimento, lembrando que “assim como é possível estereotipar aqueles que caíram como perdedores, então é possível estereotipar aqueles que estão dizendo que são perdedores.”

“Eles não têm etiquetas em suas testas”, disse Carson ao CP. “Então, pode ser que eles precisem ouvir e orar, orar com, e assim por diante. Eles podem voltar. Eu poderia contar a vocês algumas histórias notáveis ??de pessoas que se afastaram e o que chamaríamos de apostasia, mas que voltaram para o Senhor algumas décadas depois. Então você quer permitir isso como uma possibilidade e não, em qualquer caso, ser arrogante ou condescendente.”

“É tudo ‘mocinhos e bandidos’, sem discernimento e reconhecimento de que as imagens da Bíblia estão caindo e inconsistências em muitas, muitas categorias diferentes”, acrescentou o teólogo. “O arrependimento é possível, assim como um compromisso renovado com a aliança. Não precisa acabar mal.”

A resposta adequada às histórias de desconversão, de acordo com Carson, é humildade e oração, reconhecendo que “mas pela graça de Deus, vá.” “No final do dia, sem a graça de Deus”, disse ele, “estamos todos mortos”.

Deixe sua opinião