Jon Steingard, vocalista principal da banda de rock cristã canadense Hawk Nelson, declarou nas mídias sociais que “não acredito mais em Deus“, explicando “isso não aconteceu da noite para o dia“.

Este não é um post que eu pensei que iria escrever, mas agora sinto que realmente preciso“, escreveu Steingard no Instagram . “Eu sofri por dizer isso publicamente e, em caso afirmativo, como fazê-lo, mas agora sinto que é menos importante como faço e mais importante que faço“.

Ele continuou: “Depois de crescer em um lar cristão, ser filho de pastor, tocar e cantar em uma banda cristã, e ter a palavra ‘cristão’ na frente da maioria das coisas da minha vida – agora estou descobrindo que não mais acreditar em Deus.”

O músico acrescentou que era difícil para ele escrever que não acredita mais em Deus. “Ainda me sinto querendo suavizar essa afirmação, formulando-a de maneira diferente ou menos específica – mas não seria tão verdadeira”, escreveu ele.

Steingard explicou que “o processo para chegar a essa frase já dura vários anos.”

Ele escreveu: “Isso não aconteceu da noite para o dia ou de repente. Foi mais como puxar a linha de um suéter e um dia descobrir que não restava mais suéter.”

Steingard disse que ficou “aterrorizado em ser honesto sobre isso publicamente por algum tempo, por causa de tudo o que eu pensava que perderia”.

Ele acrescentou que ainda está assustado, “mas estou escrevendo sobre isso agora por alguns motivos“.

Primeiro”, ele escreveu, “simplesmente não posso mais evitá-lo. Processar isso silenciosamente parecia certo quando eu simplesmente tinha dúvidas, mas depois que elas se solidificaram em um ponto de vista genuíno, começou a parecer desonesto não falar sobre isso.”

Ele observou que em suas conversas com seus amigos que também cresceram na igreja, muitos também compartilham as mesmas dúvidas. “Estou impressionado com o número de pessoas em posições visíveis dentro dos círculos cristãos que se sentem da mesma forma que eu. Como eu, eles temem perder tudo se estiverem abertos a isso.”

A igreja não era algo que ele frequentava uma vez por semana quando crescia. Era a vida dele e de sua família, ele disse. Como todos ao seu redor acreditavam em Deus, ele também. Ele recordou alguns momentos desconfortáveis ??da igreja, como orar em público e choros emocionais pelo Espírito Santo em eventos juvenis.

A lista de coisas que não fazia sentido para ele continuava crescendo ao longo dos anos, ele observou, incluindo a pergunta comum: “Se Deus é todo amoroso e todo poderoso, por que existe o mal no mundo? Ele não pode fazer isso?” alguma coisa sobre isso? Ele escolhe não? 

Ele também lutou com: “Por que ele (Deus) diz para não matar, mas instrui Israel a se virar e matar homens, mulheres e crianças para tomar a terra prometida?” e “Por que Jesus tem que morrer por nossos pecados (mais matar de novo)?

O artista chegou à conclusão de que não se pode confiar na Bíblia porque, no final, ela é “humana, imperfeita e imperfeita”.

Enquanto ele sente alguma perda ao se afastar da fé, ele também sente liberdade. Ele admitiu que ele e sua esposa não gostavam de ir à igreja, ler a Bíblia, orar ou adorar. “Tudo parecia obrigação.” Ele percebe que era porque eles simplesmente não acreditavam.

Steingard disse a seus seguidores que ele quer que sua declaração seja o começo da conversa e não o fim. “Quero ser transparente com todos vocês – e também aberto a mudar meu coração no futuro. Não estou à procura de um debate – apenas uma chance de compartilhar minha história na esperança de que algo de bom possa vir dela. Eu amo todos vocês.”

Ele disse que ainda está “aberto à idéia de que Deus está lá”.

Uma seguidora comentou sobre o post, dizendo que ela gostava da banda há muitos anos e “admiro sua honestidade”.

Ela acrescentou: “Às vezes, a melhor maneira de curar feridas como essas é dar um passo atrás. Ressoo muito do que você disse sobre a cultura cristã, sou crente e sei que Deus não está longe agora. Continuarei a seguir sua jornada. Vou orar para que Deus se revele de maneira inegável. Continue pressionando.

Na página de Hawk Nelson no Facebook , o membro da banda Daniel Biro respondeu à postagem de Steingard.

Sempre grato por esses meus irmãos. Passamos por altos e baixos juntos e compartilhamos um vínculo muito especial que não pode ser quebrado ”, escreveu Biro. “Existem muitas temporadas para uma banda, como Hawk Nelson experimentou. Mas uma coisa que não é sazonal é o nosso apoio um ao outro dentro ou fora da estrada. Deus tem um caminho único para cada um de nós e é importante que sejamos honestos um com o outro. Ansioso para ver como cada um de nós continua a CRESCER. ”

Em 2015, falando sobre a música “Viva como você é amado”, do álbum Diamonds de Hawk Nelson,  Steingard disse ao The Christian Post que foi “inspirado por crescer e aprender os prós e contras do cristianismo e como ser um bom Cristão.”

Tudo isso é bom, mas senti falta da parte dos prós e contras que vêm de um lugar onde é isso que a Bíblia diz que é bom para você”, acrescentou. “Mas ficamos confusos, porque aprendemos que é assim que agradamos a Deus e ganhamos relacionamento com ele. Eu apenas tive uma epifania … tudo isso correndo e tentando fazer tudo exatamente certo, essas não são as coisas que nos aproximam de Deus. Nosso relacionamento com Deus já está garantido com o que foi feito na cruz. E se entrássemos na vida com a confiança de saber que já somos amados? Então é disso que trata essa música.”

As letras de “Viva como se você é amado” incluem: “Então vá em frente e viva como você é amado, não há problema em agir como se tivesse sido libertado / o amor dele o fez mais do que suficiente, então vá em frente e seja quem ele fez você ser / e viver como se você fosse amado.

Hawk Nelson – Live Like You’re Loved (ao vivo) Legendado

Deixe sua opinião

WhatsApp
Entre e receba as notícias e artigos do dia