“Deus Ainda Está Vivo”: Cristãos Nigerianos Mantêm Esperança Diante da Perseguição Religiosa

316
Centenas de cristãos mortos no estado de Plateau, na Nigéria
Centenas de cristãos mortos no estado de Plateau, na Nigéria

Relatos afirmam que terroristas Fulani mataram centenas de cristãos, deslocaram milhares de moradores e destruíram quase 30 prédios de igrejas no centro da Nigéria desde meados de maio.

O reverendo Timothy Daluk, do Condado de Mangu, disse ao Morning Star News que terroristas Fulani mataram 300 cristãos, deslocaram 30.000 moradores, destruíram 28 prédios de igrejas, 2.000 casas e saquearam 150 caminhões de grãos na região.

Conforme relatado pela CBN News, o presidente Biden removeu a Nigéria da lista de países de particular preocupação dos Estados Unidos, após a administração Trump conceder essa designação ao país no final de 2020.

No entanto, o país subiu para o sexto lugar na Lista Mundial de Observação da Open Doors de 2023, que classifica os 50 países com pior perseguição aos cristãos.

“A perseguição enfrentada pelos cristãos na Nigéria é extrema e muitas vezes brutalmente violenta, com militantes islâmicos e bandos armados atacando com impunidade crescente”, diz o relatório.

Continua, “Embora todos os civis estejam sujeitos a ameaças e violência, os cristãos são frequentemente alvos específicos por causa de sua fé. O Boko Haram e a Província do Estado Islâmico da África Ocidental (ISWAP), por exemplo, desejam eliminar a presença do cristianismo na Nigéria. Mais cristãos são mortos por sua fé na Nigéria do que no resto do mundo combinado.”

Centenas de cristãos foram aterrorizados no Condado de Mangu, incluindo dois pastores que foram mortos na semana passada.

“Os cristãos mortos na vila de Fungzai-Mangu por terroristas Fulani são em sua maioria mulheres e crianças; eles foram enterrados em uma vala comum na terça-feira, 16 de maio”, disse o reverendo Jacob Dashop ao Morning Star News.

O pastor Amos Mohzo diz estar tentando encorajar aqueles que foram deslocados após os ataques.

“Esta é nossa palavra de encorajamento para vocês – não tenham medo”, disse ele. “Vocês que estão vivos, este não é o momento de temer; sigam as instruções das lideranças comunitárias e espirituais e sejam corajosos. O Senhor estará com vocês.”

“O Senhor é a sua força, e somente Ele pode suprir suas necessidades e expectativas durante este período”, continuou ele.

Mohzo aconselhou também que os pastores locais encorajem os fiéis.

“Não coloquemos nossa esperança em quantas armas podemos obter para nos defender, porque nossa arma está em Cristo”, disse ele. “Se Deus fez de Sansão, apenas com a mandíbula de um jumento, capaz de destruir uma comunidade inteira, esse Deus ainda está vivo. Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre.”

Enquanto isso, outros líderes estão implorando ao governo nigeriano para intervir.

“Esta é uma situação lamentável e sem sentido em que cristãos inocentes estão sendo mortos”, afirmou o reverendo Stephen Baba Panya em um comunicado à imprensa. “Nós, líderes da igreja e pais espirituais, estamos pedindo ao governo e a todas as agências de segurança que parem imediatamente esse massacre em andamento e sua expansão para mais comunidades.”

A perseguição religiosa enfrentada pelos cristãos na Nigéria é alarmante e trágica. No entanto, apesar das adversidades, os cristãos nigerianos permanecem firmes em sua fé e esperança em Deus. Eles encontram força e coragem em sua confiança no Senhor e em sua crença de que Ele está presente em meio à perseguição.

Neste momento desafiador, devemos estar cientes do sofrimento enfrentado pelos nossos irmãos e irmãs na Nigéria e levantá-los em oração. Que eles possam encontrar consolo, proteção e força divina em sua jornada de fé. E que o mundo esteja atento e apoie aqueles que enfrentam perseguição religiosa em todos os lugares, lutando pela liberdade de religião e pela proteção dos direitos humanos fundamentais.

Deixe sua opinião