Tenha o tipo de fé que Deus exige e Tiago descreve

É da maior importância que saibamos o que é a verdadeira fé. A verdadeira fé, o tipo de fé que Deus exige, é uma fé que sempre trará resultados. É uma fé que se mostra em ações.

700
fé deus biblia
Fé sem mudança de vida, não é fé de forma alguma. Crédito da foto: Live Beyond

Pesquisas descobriram que, ao contrário do secularismo da cultura moderna, os americanos ainda acreditam em Deus. Uma pesquisa do Gallup de 2016 revelou que nove entre dez americanos dizem acreditar em Deus.

Mas, como o escritor Will Herberg observou, “a América parece ser ao mesmo tempo a mais religiosa e a mais secular das nações”.

É da maior importância que saibamos o que é a verdadeira fé.

A Bíblia nos diz que “é impossível agradar a Deus sem fé” (Hebreus 11: 6 NLT). E o livro de Tiago nos diz o que é a verdadeira fé, o tipo de fé que Deus requer de cada pessoa.

A verdadeira fé, o tipo de fé que Deus exige, é uma fé que sempre trará resultados. É uma fé que se mostra em ações.

“Que bom, queridos irmãos e irmãs, se você diz que tem fé, mas não mostra isso por suas ações? Esse tipo de fé pode salvar alguém? … Então você vê, a fé por si só não é suficiente. A menos que produza boas obras, está morta e inútil” (Tiago 2:14, 17 NLT).

Vamos entender que tipo de fé Tiago estava descrevendo. Ele estava dizendo que uma fé que não produz resultados não salvará você, porque isso não é fé real. A questão aqui não é se a fé salva você; a questão é se uma fé falsa, uma pseuda fé, te salva.

A resposta é não. Não pode, porque não é real.

Não é mais real do que uma imagem de uma lareira tocando na tela da sua televisão. Você poderia ficar na frente da TV e aquecer as mãos ou assar um marshmallow naquela imagem de vídeo? Claro que não. É apenas uma gravação da coisa real. Não é o artigo genuíno.

A fé que Tiago estava falando é uma pseuda fé, uma imitação. Qualquer declaração de fé que não resulte em uma vida modificada e boas obras é uma declaração falsa. Somente a fé justifica, mas a fé que justifica nunca pode estar sozinha.

Há pessoas hoje que dizem que são cristãs. Elas acreditam em Deus. Elas acreditam em oração. Elas acreditam que a Bíblia é a Palavra de Deus. Mas onde está a evidência? Se é fé verdadeira, então isso deve impactar seu estilo de vida.

Tiago queria tirar da complacência aqueles que tinham um falso conceito do que é a fé. Portanto, ele usou uma analogia relativamente radical:

“Você diz que tem fé, porque acredita que existe um só Deus. Bom para você! Até os demônios acreditam nisso e tremem de terror. Que idiota! Você não consegue ver que a fé sem boas ações é inútil?” (2: 19–20 NLT)

Pode surpreendê-lo saber que os demônios e o próprio diabo não são ateus nem agnósticos. O diabo e seus demônios acreditam na existência de Deus. Eles acreditam na divindade de Jesus Cristo. Eles acreditam que a Bíblia é a própria Palavra de Deus. Eles acreditam que Jesus está vindo novamente. Então você poderia dizer, em um sentido muito limitado, que o diabo e seus demônios são ortodoxos em suas crenças. Eles são ortodoxos no sentido de acreditarem nas coisas certas sobre Deus.

Mas é a fé do diabo. O diabo nunca será salvo ou mudado de forma alguma. A Bíblia é clara sobre sua origem, sua agenda e sua destruição final.

Tiago usou essa analogia chocante para mostrar à elite religiosa que mesmo a crença correta, por mais importante que seja, não é suficiente em si mesma. Ele disse que não apenas os demônios acreditavam, mas tremiam. Você já ficou tão assustada que seu cabelo parecia ficar em pé? Esse é o tipo de tremor que Tiago estava se referindo. O diabo e seus demônios tremem diante do Senhor porque conhecem seu poder. Eles reconhecem sua autoridade.

Você pode saber as coisas certas sobre Deus e não necessariamente acreditar, no sentido bíblico, em Deus. A verdadeira crença em Jesus Cristo é a qualidade da fé que leva você a Ele, que se compromete com Ele, que repousa completamente sobre Ele e que confia plenamente nEle, o que resulta em uma mudança radical de atitude e estilo de vida.

Há pessoas na igreja hoje que acreditam nas coisas certas sobre Deus. Se você fizesse uma série de perguntas bíblicas, eles lhe dariam as respostas corretas. Mas eles não têm o tipo de fé que Deus requer.

Como os demônios, você pode acreditar no poder de Deus. Você pode acreditar que Jesus Cristo é o filho de Deus, que a Bíblia é a Palavra de Deus e que Jesus está vindo de novo – e ainda não conhecer realmente a Deus de uma maneira pessoal.

O que significa acreditar, então? A palavra acreditar é composta de duas palavras: ser e viver. Isso praticamente resume tudo. A fé nos ajuda a ser espiritualmente. Mas depois de recebermos essa vida, expressamos isso em obras e obras cristãs. Ser e viver. Colocamos nossa fé em Cristo, mas depois vivemos isso.

Tiago estava falando com pessoas que achavam que podiam dizer que eram crentes, mas não mostravam qualquer evidência real disso em suas vidas. Portanto, ele estava dizendo que sua fé não era real, porque se fosse fé real, haveria provas.

Fé em Deus que resulta em obras resultará em uma vida cristã equilibrada. Eles são essencialmente inseparáveis. O apóstolo Paulo colocou tudo junto quando disse: “Deus te salvou pela graça dele quando você acreditou. E você não pode levar crédito por isso; é um presente de Deus. A salvação não é uma recompensa pelas coisas boas que fizemos, então nenhum de nós pode se gabar disso”(Efésios 2: 8–9 NLT).

Paulo estava dizendo que, se você realmente tem fé, isso resultará em obras em sua vida.

Não pense, no entanto, que, porque você fez certas coisas, ganhará a bênção de Deus. Mesmo quando você falha, mesmo quando você falha, Deus ama você e aceita você em Cristo. Por causa da obra de Cristo na cruz, a Bíblia diz que você foi feito “aceito no Amado” (Efésios 1: 6).

Talvez você tenha sempre pensado que tinha fé. Mas não há provas em sua vida. Talvez você esteja pensando: “Eu não acho que tenho fé real. Eu não acho que tenho o tipo de fé que Deus exige.” Você pode ter isso hoje colocando sua fé em Jesus Cristo.

por: Pastor Greg Laurie

Traduzido e Adaptado por Thiago Dearo

Portal Padom

Deixe sua opinião