Quatro verdades sobre a provisão de Deus

Quando você coloca sua fé em Cristo, Deus se encarrega de proteger, prover e cuidar de você (Filipenses 4:19). Deus sempre provê para seus filhos, embora muitas vezes não seja da maneira que esperamos ou desejamos.

875

Quando você coloca sua fé em Cristo, Deus se encarrega de proteger, prover e cuidar de você (Filipenses 4:19). Deus sempre provê para seus filhos, embora muitas vezes não seja da maneira que esperamos ou desejamos.

O desafio é vermos sua disposição e cuidado, mesmo quando é diferente do que esperamos. Porque Deus é Deus, seus caminhos são mais elevados do que os nossos (Isaías 55:9). Mas ele graciosamente nos dá uma visão sobre o que ele está fazendo nas Escrituras.

John Piper diz: “Deus está sempre fazendo 10.000 coisas em sua vida, mas você pode estar ciente de três delas”. Repetidamente, os discípulos de Jesus perderam o que ele estava fazendo bem na frente deles. Eles perderam o objetivo dos milagres. Eles perderam as aulas. O que deve nos dar esperança para nossa própria falta de clareza hoje.

Aqui estão quatro incentivos importantes sobre como Deus provê e cuida de você.

1 – Deus pode prover de maneira diferente do que esperamos

Os israelitas escaparam do cativeiro no Egito apenas para enfrentar os desafios do deserto. Um dos maiores desafios para um grupo tão grande de nômades era comida suficiente para comer. Vez após vez, Deus proveu sobrenaturalmente para seu povo. Se Deus pôde suprir muitos milhares de israelitas no meio do deserto, ele certamente pode suprir as necessidades de você e de sua família. Um dos preciosos testemunhos das Escrituras é: “Fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo ser abandonado, nem seus filhos mendigando pão” ( Salmos 37:25 ).

Mas mesmo com a provisão sobrenatural de Deus, os israelitas ainda reclamaram e resmungaram no deserto. Eles ansiavam pela comida que deixaram para trás no Egito. Deus estava literalmente provendo pão do céu – o suficiente para cada dia – mas eles queriam sua provisão de uma maneira diferente. Eles queriam do seu jeito.

Esta lição foi falada comigo ao longo dos anos. Peça a Deus para prover para você da maneira que ele considerar adequada. Não resmungue contra os caminhos sobrenaturais e inesperados de Deus.

Talvez você esteja em um emprego e fazendo um trabalho diferente do que esperava ou desejava. Nem sempre deseje algo diferente. Não sonhe constantemente em estar em outro lugar, fazer outra coisa. Seja grato. Dê tudo de si para o seu trabalho atual e seja sempre grato (1 Tessalonicenses 5:18). Isso não significa que você não possa realizar o trabalho dos seus sonhos, mas pode inspirar a fé a parar de reclamar da maneira como Deus providenciou para você no momento atual e, em vez disso, investir-se totalmente onde quer que esteja.

2 – Deus fornece mais de si mesmo


Nossa maior necessidade é de mais de Deus, e isso é algo que ele nos dá de bom grado.

A Escritura nos diz para fazer da busca por Deus a função principal de nossas vidas. Mateus 6:33 diz: “Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” O Salmo 37: 4 diz: “Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração”.

John Piper perguntou: “Qual é a raiz mais profunda da sua alegria? O que Deus dá a você? Ou o que Deus é para você? ” Deus graciosamente nos guia para uma compreensão maior de que nossa necessidade última é por mais de sua palavra, mais de seus caminhos – mais dele.

3 – A Provisão Final de Deus Já Foi Dada no Evangelho

Pedimos muitas coisas a Deus, mas a maior coisa que poderíamos receber dele já nos foi dada. O que Deus nos deu no evangelho está anos-luz à frente de qualquer outra provisão e cuidado que poderíamos buscar dele. Quando confiamos em Cristo, garantimos decisivamente para nós todas as coisas boas dele. É só uma questão de tempo.

Tiago 1:17 nos lembra: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há variação nem sombra devido à mudança.” Todas as coisas realmente boas em nossas vidas vêm diretamente do pai. O bem supremo que ele nos forneceu, por meio do qual muitas das outras coisas boas vêm a nós, é Jesus. Jesus é o maior tesouro.

4 – Deus Provê Finalmente na Eternidade


Hebreus 11 nos dá duas perspectivas diferentes sobre a provisão e o cuidado de Deus por nós. Alguns, pela fé, passaram por esta vida vitoriosos, enquanto outros perderam a vida. Ambos são elogiados por sua grande fé.

Deus nem sempre provê e cuida de nós da maneira que poderíamos esperar nesta vida. A Bíblia não promete isso. Pedro, Tiago, João e Paulo deram suas próprias vidas pelo evangelho. Eles viam o evangelho como um tesouro a não ser perdido a qualquer custo. Eles sofreram com alegria porque tinham algo no evangelho que tinha muito mais valor.

Esta vida é passageira. Esta vida é frágil. Esta vida é apenas um sopro de vapor. A próxima vida, a era por vir, é onde toda a provisão e cuidado de Deus por nós farão sentido e se unirão como um todo.

Podemos não receber cura nesta vida, mas receberemos cura perfeita na eternidade. Podemos não ver as respostas às nossas maiores orações nesta vida, mas as receberemos plenamente na eternidade. Alguns dias a provisão e o cuidado de Deus podem parecer distantes, mas estarão sempre presentes na eternidade. Desejamos que nosso mundo pare de se enfurecer e esteja em paz, mas a paz final só virá na eternidade.

Nossos corações doem sob as pressões desta vida, mas é apenas porque fomos feitos para outro mundo. Somos peregrinos e alienígenas nesta terra. “Mas vós sois uma raça eleita, um sacerdócio real, uma nação santa, um povo de sua propriedade, para que possais proclamar as excelências daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa” (1 Pedro 2:9).

por: Matt Brown
traduzido e adaptado por: Pb. Thiago D. F. de Lima

Deixe sua opinião