Ofendido pela fé: a pandemia expôs uma igreja incrédula

Por que os cristãos brasileiros estão com tanto medo de um vírus? A resposta é preocupante.

554

Percorrendo o Facebook, encontrei um post simples, mas interessante. Um dos comentários foi ainda mais intrigante. “Mostre-me o versículo da Escritura que diz que Deus cura tudo, exceto o coronavírus.” Um internauta perspicaz digitou: Mateus 13:58.

“E, por causa da incredulidade deles, realizou ali apenas uns poucos milagres.”Mateus 13:58

Essa é a resposta preocupante a que aludi. Em vez de se colocar corajosamente em oposição autoritária a uma ameaça perversa, a reação comum de tantos cristãos brasileiros de hoje parece ser de descrença.

Aqueles que devem ser guiados por uma fé destemida são, em vez disso, sacudidos pelos ventos do mundo.

Uma Mensagem Ofensiva

“(…) Onde ele aprendeu todas essas coisas? E sentiam-se muito ofendidos…” – Mateus 3:56-57

A falta de fé certamente resulta na falta de obras poderosas. Mateus 13 deixa isso claro. O versículo anterior revela a raiz de sua incredulidade: ofensa.

Em nossa crise atual, estou chocado e triste com a reação de supostos cristãos aos poucos que estão reunindo as tropas para se levantarem na fé e na cura. Esses clamores para que a Igreja enfrente com confiança o espírito da época e creia sem vacilar no poder de cura de Jesus estão enfrentando resistência. Como pode ser?

Onde esse homem aprendeu todas essas coisas? Essa é a pergunta que é feita por aqueles que duvidam quando pessoas de grande fé proclamam a Palavra de Deus. Quem você pensa que é? Que tipo de truque você está comunicando? Você não percebe como esse vírus é assustador? Sua falta de preocupação é uma tolice. Sua suposta fé é perigosa para a saúde de nossa nação.

É verdade, estamos vivendo em uma época em que muitos na Igreja confiam mais rapidamente na ciência e na medicina do que na Palavra de Deus. Os fatos superam a fé na sociedade secularizada de hoje.

Um Teste de Fé

Seria bom aprender com o teste que o rei Asa falhou.

No trigésimo nono ano de seu reinado, Asa foi atacado por uma doença nos pés. Embora a doença fosse muito grave, ele não buscou a ajuda do Senhor , mas só dos médicos.”2 Crônicas 16:12

O próximo versículo mostra muito claramente o que essa estratégia de cura resulta em:

Então, no quadragésimo primeiro ano de seu reinado, morreu e se reuniu a seus antepassados.” – 2 Crônicas 16:13

Se permitirmos que o medo nos conduza, não teremos escolha senão submeter-nos aos médicos em nossa busca por saúde e segurança. O medo destrói a fé. A única maneira de nos aproximarmos de Deus para cura ou qualquer outra coisa é pela fé.

Infelizmente, é óbvio que muitos na Igreja não aprenderam com o rei Asa. Chamadas para permanecer na fé confiante são rejeitadas como uma ameaça sem sentido à sua segurança. O que eles não percebem é que a recusa em acreditar os coloca como alvos fáceis do inimigo.

Uma Igreja Sobrenatural

É realmente chocante que muitos cristãos hoje não vivam no reino sobrenatural que é tão óbvio na Palavra de Deus.

Como crentes, temos acesso a benefícios incríveis dos quais poucos tiram proveito. Na verdade, muitos rejeitam totalmente essas realidades espirituais. Eles ficam ofendidos quando cristãos cheios de fé os desafiam. “Onde você aprendeu todas essas coisas?” é a pergunta que eles fazem. De onde você tirou essas crenças bizarras que são contrárias ao bom senso?

A Bíblia. Essa é a resposta à sua pergunta estranha e humanística.

(…) Ele levou nossas doenças e carregou nossas doenças. Mateus 8:17 (ESV)

A verdade é que o sangue de Jesus é suficiente para o coronavírus. Se tivermos medo e deixarmos de seguir a sabedoria humana enquanto lutamos contra ela, perderemos. Não haverá proteção além do que a ciência pode fornecer.

Se vivermos como pessoas sobrenaturais e esperarmos que milagres e maravilhas nos cercem, prosperaremos independentemente da praga que nos sobrevenha. Cura, autoridade, poder, liberdade, alegria e vitória absoluta são todos nossos como crentes! O medo, a preocupação e a derrota não podem resistir à fé poderosa e sobrenatural!

A Igreja deve fazer uma proclamação universal de que Jesus cura e que o medo não resiste! O mundo deveria estar maravilhado e provocado por uma Igreja alegre, destemida e cheia de fé. A vida para os cristãos é radical, selvagem e sobrenaturalmente diferente daquela que não se rendeu ao Senhor. Nenhuma arma forjada contra nós pode prosperar!

Em vez disso, grande parte da Igreja está nervosa, com medo e em campanha por poções, provisões e proteção mundanas.

Vivendo em um mundo natural

Embora sejamos humanos, não lutamos conforme os padrões humanos. Usamos as armas poderosas de Deus, e não as armas do mundo, para derrubar as fortalezas do raciocínio humano e acabar com os falsos argumentos. Destruímos todas as opiniões arrogantes que impedem as pessoas de conhecer a Deus. Levamos cativo todo pensamento rebelde e o ensinamos a obedecer a Cristo.”2Coríntios 10:3?-?5 

Lave as mãos. Use uma máscara, se necessário. Vá ao médico se necessário. Faça sua devida diligência. Mas não coloque sua fé nessas coisas.

Nossa fé está no milagroso. Está nas maravilhas invisíveis de um Deus amoroso e onipotente.

Não se ofenda quando alguém desafia sua resposta à ameaça de um vírus. Em vez disso, admita sua descrença, arrependa-se e determine-se a viver em uma realidade totalmente diferente daquela onde o mundo vive.

Como cristãos, devemos experimentar poder sobrenatural e milagres incríveis regularmente. A autoridade que temos sobre o inimigo é extrema. As promessas de Deus abrem um mundo de maravilhas para todos nós que caminhamos no misterioso reino da fé.

Pensar que somos limitados pela ciência e pela sabedoria humana é tolice, na melhor das hipóteses, e blasfêmia, na pior.

É hora de a Igreja sobrenatural e destemida surgir!

Sem fé é impossível agradar a Deus. Quem deseja se aproximar de Deus deve crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.”Hebreus 11:6

por: Pr. John Burton

traduzido e adaptado por: Pb. Thiago D.F. de Lima

Deixe sua opinião