O que significa ser crucificado com Cristo?

"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.". - Gálatas 2:20

866

Tudo em sua vida grita do alto que você é um crente crucificado em Cristo? Suas escolhas refletem uma vida de entrega total? Esta não é uma questão condenatória, mas talvez um chamado para o despertar de uma igreja que está assolada por escândalos, conflitos, confusão, raiva e dúvidas. A resposta é que se descartarmos todos os outros fatores, todas as tradições e ‘boas ideias’ e fixarmos nossos olhos diretamente em Jesus, nossa fé será forte, nossas vidas refletirão sua glória e nossas decisões farão pouco sentido para aqueles que não estão na fé.

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”. – Gálatas 2:20

Este belo versículo está entre os mais populares do Novo Testamento, mas será que o aceitamos totalmente? Este versículo apresenta a base da abnegação, fé e confiança somente na obra salvadora de Cristo. Como cristãos, proclamamos que fomos crucificados com Cristo e que Jesus está vivo em nós, e isso é teologicamente correto. A questão não é se isso é verdade, mas se está representado em como realmente vivemos.

A catástrofe do conforto

“Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos.” – Tiago 1:22 

Como cristãos, vivemos em uma sociedade confortável. A maioria de nós tem um lugar para morar, uma igreja para frequentar, dinheiro para as compras, tempo para o lazer, e não tememos ser arrastados para fora e alimentados por leões ou assassinados nas ruas por causa de nossa fé. Temos muito bom. Ou não? O conforto em si não é uma coisa ruim. No entanto, os primeiros crentes estavam constantemente em conflito com todos ao seu redor, não porque acreditavam em Jesus, mas porque acreditavam apenas em Jesus. O mundo romano estava cheio de muitos deuses e todos eles eram legais. Acreditar em seu próprio deus não era um problema. A questão era que também era preciso declarar que qualquer deus que você seguisse, César também era um deus e digno de adoração e sacrifício. Como crentes, eles descobriram que isso era impossível, e muitos foram perseguidos e mortos.

Para muitos cristãos em todo o mundo, esse continua sendo o caso. Muitos sabem que a qualquer momento podem ser chamados a perder tudo o que têm pela fé. Eles colocam suas famílias, seus empregos, suas posses e suas próprias vidas em risco por serem crentes. 

Eu não vivo assim. Vivo esperando fazer o que quero, ir aonde quero, dizer o que quero e estar totalmente protegido pelas leis do país. O que é, honestamente, uma maneira muito confortável de viver. Então, eu gostaria de ser mais perseguido? Não. Gosto da ideia de não ser perseguido. O que eu quero para mim é viver de tal maneira que fazer o que eu quero se alinhe exatamente com o que uma vida de fé parece. Que se chegasse o momento em que escolher a fé significava abrir mão de tudo o mais, incluindo minha liberdade e minha própria vida,Eu não teria problemas em escolher a fé porque eu já “considero tudo uma perda por causa do valor insuperável de conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor” (Filipenses 3: 8 ).

Pegue sua cruz e morra para viver

Então Jesus disse aos seus discípulos: “Quem quiser ser meu discípulo, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. – Mateus 16:24

Jesus está estabelecendo um forte requisito para seus discípulos. Ele não diz a eles para ‘irem à igreja’. Ele não diz a eles para seguirem um ritual, fazerem algumas coisas boas às vezes, ou se certificarem de assistir a um filme cristão de vez em quando entre os filmes mundanos. Quando Jesus diz a seus discípulos que eles precisam levar a cruz, ele está dizendo que eles devem estar dispostos a morrer por sua causa. Muitos deles fizeram.

Como discípulo de Jesus, nossos desejos e paixões que existem fora de Cristo devem morrer. A natureza pecaminosa dentro de nós deve ser crucificada. Isso não significa que perdemos nossa personalidade, interesses, habilidades e desistimos de fazer qualquer coisa agradável. O que isso significa é que todo o foco de nossa vida é mudado e apontado para uma direção diferente. Como um peixe nadando rio acima, vamos contra o fluxo da cultura, não porque sejamos “anticulturais”, mas porque nossos olhos estão fixos em outro lugar e estamos perseguindo outra coisa. 

Enquanto a cultura persegue a próxima tendência social, a próxima coisa que talvez lhes dê alguns minutos de felicidade, estamos correndo atrás de uma cruz e da alegria e paz que vem somente de conhecer a Cristo. Encontramos conforto, paz e alegria eternos ali e somente, não importa quais sejam as nossas circunstâncias externas.É por isso que Paulo foi capaz de dizer que tinha aprendido a ficar contente em todas as circunstâncias .

É isso que Jesus realmente quis dizer?

Quem quiser salvar a vida vai perdê-la, mas quem perder a vida por mim vai encontrar.” – Mateus 16:25

Jesus frequentemente falava em parábolas e fornecia metáforas e histórias para descrever o que significa viver uma vida de fé. Um exemplo é quando ele disse a Nicodemos que ele ‘ deve nascer de novo’ , ou quando ele falou sobre as pessoas que têm vigas nos olhos. Essas eram claramente metáforas que representavam um ponto mais amplo. No entanto, neste caso, o que Jesus disse no versículo 24 é confirmado pelo que ele diz no versículo 25. Só podemos encontrar nossa vida quando a perdemos. Somos chamados a entregar diariamente qualquer coisa que não seja honrosa a Deus. Para que possamos nos tornar mais semelhantes a Jesus.

Quando somos crucificados com Cristo, isso aparece em nossas decisões, em nossos relacionamentos, em como interagimos no trabalho e em casa, como conduzimos nossos amigos e familiares. Ele aparece na forma como nos alegramos, como lamentamos, como celebramos e como relaxamos. Tempo diário em oração e na Palavra e pedindo a Deus que nos torne mais parecidos com ele percam um longo caminho para viver uma vida que está verdadeiramente crucificada com Cristo, e nos trará mais alegria do que podemos imaginar.

por:  Pr. Jason Soroski

traduzido e adaptado por: Pb. Thiago D. F. Lima

Deixe sua opinião