O que o Salmos 100 quer dizer com ‘Celebrai com júbilo ao Senhor’?

Na Bíblia, o livro de Salmos serve como “uma coleção de músicas para o povo de Deus”.

1452
Salmos 100
Salmos 100 na íntegra

Existe uma música para cada ocasião, não é mesmo? As músicas certas melhoram qualquer evento, imprimem memórias mais profundamente em nossas mentes e tornam até os momentos do dia-a-dia mais especiais. Na Bíblia, o livro de Salmos serve como “uma coleção de músicas para o povo de Deus”.

Existem várias categorias de salmos para cada situação. Lamentos elevam coisas difíceis a Deus e pedem sua intervenção. Salmos de sabedoria ecoam idéias de outros livros de Sabedoria (Jó, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos de Salomão), e salmos proféticos estão em ressonância com as mensagens dos profetas. Salmos reais “se relacionam com o Messias” que foi prefigurado pelo Rei Davi. Alguns salmos celebram a Lei de Deus, alguns expressam confiança em Sua ajuda e alguns relatam a história do povo de Deus. E muitos, muitos salmos são centrados em louvor e ação de graças. É nessa categoria que o Salmo 100 se enquadra.

O Salmo 100 é o último de um agrupamento de oito salmos que compartilham a frase: “O SENHOR reina”. Esta afirmação confiante aborda dúvidas e lutas que foram levantadas em outros salmos anteriores, e esta verdade torna possível o agradecimento (ESV.org).

O Salmo 100  é breve e vale a pena citar na íntegra:

Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra.
Servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos a ele com canto.
Sabei que o Senhor é Deus; foi ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto.
Entrai pelas portas dele com louvor e em seus átrios, com hinos; louvai-o e bendizei o seu nome.
Porque o Senhor é bom, e eterna, a sua misericórdia; e a sua verdade estende-se de geração a geração
.” – Salmos 100:1-5

O que é celebrai com júbilo ao Senhor?

Quando o Salmo 100 convida “toda a terra” a “celebrar com júbilo” ( Salmo 100:1 ), a palavra usada para “fazer um barulho de alegria” conota um grito exultante de vitória. Esta palavra ( rûa) é usada frequentemente nos salmos para estender convites a todos para se juntarem ao exuberante louvor (referência cruzada Salmo 66:1, 81:1, 95:1, 98:6 ). A mesma palavra é usada nos livros proféticos quando o povo de Deus recebe esperança messiânica para o futuro:

Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumenta.” Zacarias 9:9

Por que os cristãos são chamados a ser alegres?

Ver as conexões messiânicas incluídas nesta referência profética ajuda a colocar todos os louvores salmicos no contexto. Os cristãos às vezes podem perceber erroneamente que a Bíblia instrui os crentes a serem inflexivelmente felizes e aplaudir e sempre positivos e alegres. Mas um olhar mais atento para os muitos Salmos de lamentação (para não mencionar a conduta muitas vezes triste de muitos exemplos como Davi e o próprio Jesus) dá uma imagem mais matizada.

Aqueles que seguem a Deus podem permitir que Ele entre em todas as circunstâncias de suas vidas, não apenas nas felizes. Deus está presente e com quem podemos conversar, em momentos opressores ( Salmo 88 ), na tristeza pelo pecado ( Salmo 51 ), conflito interpessoal ( Salmo 41 ), depressão ( Salmo 42 ), dúvida ( Salmo 77 ) e muito mais. Curiosamente, todos esses salmos, embora contenham emoções cruas e dolorosas, têm algo em comum: voltar-se para Deus e se lembrar de seu caráter e de suas promessas. E essa lembrança leva à alegria, mesmo que seja apenas um lampejo silencioso e expectante.

A alegria dos cristãos não se baseia apenas na mudança de emoções ou em circunstâncias confortáveis. Embora emoções positivas e acontecimentos positivos na vida sejam bênçãos maravilhosas de Deus, não são a base da alegria. Em vez disso, o caráter e as promessas de Deus são imutáveis ??e certos, uma fonte de esperança em meio às adversidades da vida. O autor de Hebreus diz: “Temos isto (o caráter e as promessas de Deus) como uma âncora segura e constante da alma, uma esperança.

Os salmos nos ensinam que, não importa quão sombrias sejam as circunstâncias de nossa vida, podemos encontrar alegria na esperança de um coração voltado para o alto em comunhão orante com Deus. O tema da esperança alegre é continuado por toda a Bíblia, melhor resumido por Paulo em Romanos 12:12 : “Alegrai-vos na esperança!” Mais tarde, ele passa a orar: “Que o Deus da esperança vos acolha com toda a alegria e paz ao confiar nele, para que transborde de esperança pelo poder do Espírito Santo ”. ( Romanos 15:13 ).

3 maneiras de expressarmos nosso agradecimento a Deus todos os dias

1. Medite no caráter de Deus.

Deus se dá a conhecer nas páginas das Escrituras, revelando-se fiel e generoso, lento para se irar e abundante em amor constante. Estudar o personagem ou os nomes (que revelam Seu caráter) de Deus com um estudo formal pode ser útil, mas simplesmente ler a Bíblia com a pergunta: “O que esta passagem me diz sobre quem é Deus?” também nos ajudará a conhecê-Lo melhor, e isso inevitavelmente nos levará à alegria por estarmos em um relacionamento eterno com um pai tão bom, amigo fiel é Deus poderoso. Como o Salmo 100 e os salmos ao seu redor se concentram em: “O Senhor reina”. Isso significa que Ele está no comando e Sua vontade se cumprirá! Podemos nos consolar com o fato de que conhecemos esse Rei e Ele é bom.

Algumas passagens que falam sobre quem é Deus e como Ele é (seu personagem) incluem:

“Pois um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; e o governo estará sobre seus ombros, e seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” ( Isaías 9: 6-7 )

Não sabes? Não ouviste? O Senhor é o Deus eterno, o Criador dos confins da terra. Ele não desfalece nem se cansa; o seu entendimento é insondável.” ( Isaías 40:28 )

O amor constante do Senhor nunca cessa; suas misericórdias nunca acabam; renovam-se a cada manhã; grande é a sua fidelidade.” ( Lamentações 3: 22-23 )

Jesus Cristo é o mesmo ontem e hoje e para sempre.” ( Hebreus 13: 8 )

Esta é a mensagem que dele ouvimos e lhes proclamamos: Deus é luz e nele não há trevas.” ( 1 João 1: 5 )

Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” ( 1 João 4: 8 )

2. Medite nas promessas de Deus.

Deus sempre cumpre Suas promessas. Não devemos nos preocupar com a sua fidelidade: ela é tão certa quanto o seu caráter: “Aquele que prometeu é fiel” ( Hebreus 10:23 ). Na verdade, “Deus não é homem, para que minta, ou filho do homem, para que mude de idéia. Ele disse, e ele não vai fazer isso? Ou ele falou e não o cumprirá? ” A resposta a essas perguntas retóricas (também colocadas de forma pungente no Salmo 77:8 ) é “Não”. Em vez disso, “todas as promessas de Deus encontram seu Sim em [Jesus Cristo]” ( 2 Coríntios 1:20 ).

As promessas de Deus são numerosas demais para citar, e algumas ainda não foram cumpridas, mas nossa esperança de que sejam cumpridas é certa e constante enquanto esperamos pelo cumprimento de todas as coisas de acordo com o tempo daquele que é ”não lento para cumprir sua promessa como alguns contam com lentidão, mas é paciente para convosco, não desejando que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento ”( 2 Pedro 3: 9 ).

Uma passagem que resume a natureza já, mas ainda não, das promessas de Deus é 1 Jo 3:1-3 : “Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não conhece a ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.”

3. Cante canções de esperança.

Quando já estamos nos sentindo alegres, canções de esperança podem aumentar nossa alegria. Quando nos sentimos tentados ao desespero, as canções de esperança podem reorientar nossos olhos para a fonte de nossa esperança e reacender um lampejo de alegria em nossos corações.

Os salmos, incluindo o Salmo 100, nos encorajam a ter alegria no Senhor e a expressar essa alegria na forma de louvor e ação de graças. Essa alegria não tem que ser meramente proveniente de nossas circunstâncias, mas está enraizada e sustentada no caráter duradouro e nas promessas de Deus que nos dão esperança mesmo em nossos dias mais sombrios. Meditando e cantando sobre quem é Deus e o que Ele prometeu, podemos “alegrar-nos sempre no Senhor; novamente direi: alegrai-vos ”porque“ o Senhor está perto”(Filipenses 4:4-5).

por: Jessica Udall
traduzido e adaptado por: Pb. Thiago D. F. de Lima

Deixe sua opinião