Igreja ensina que a Bíblia não é a Palavra de Deus e que contém erros

Igreja Progressista ensina aos fiéis que a Bíblia Sagrada não é a inerrante e infalível Palavra de Deus por não corresponder aos padrões modernos.

690

Uma igreja progressista de Nashville atraiu a ira da Internet depois de compartilhar uma mensagem nas redes sociais declarando que a Bíblia não é a Palavra de Deus, inerrante e infalível.

Dois domingos atrás, a Igreja GracePointe, liderada pelo Pastor Josh Scott, compartilhou uma recapitulação da mensagem do dia no Facebook, discutindo a Bíblia e a pergunta: “ O que é Cristianismo Progressivo? ”

“Como cristãos progressistas, estamos abertos às tensões e inconsistências da Bíblia. Sabemos que não pode corresponder a padrões modernos impossíveis. Nos esforçamos para articular mais claramente o que a Escritura é e o que não é”, observou a igreja antes de declarar o que a Bíblia é e o que não é.

“A Bíblia”, disse a igreja, “não é: a Palavra de Deus, autointerpretada, um livro de ciências, um livro de respostas / regras, inerrante ou infalível”. Pelo contrário, é: “um produto da comunidade, uma biblioteca de textos, multivocais, uma resposta humana a Deus, viva e dinâmica”.

Na noite de quarta-feira, o post atraiu mais de 1.200 reações de emojis junto com 1.800 comentários. Dos 1.200 emojis, mais da metade eram rostos irritados, pouco mais de 300 eram emojis rindo, enquanto mais de 100 eram rostos tristes. Apenas 157 reações aprovaram a postagem.

Quando questionado sobre as reações ao seu sermão e se ele sentiu que foi uma boa conversa para começar online, Scott, que cresceu no Southern Baptist, disse ao The Christian Post em uma entrevista que ele acredita que é necessário ter.

“Sabe, minha intenção realmente era, esta é uma conversa que estamos tendo em nossa comunidade. Então, sim, acho que é uma boa conversa e acho que é uma conversa que precisa acontecer dentro desse tipo de cultura cristã mais ampla ”, disse ele.

“Acho que definitivamente temos a tendência de tratar a Bíblia quase como um ídolo. E, ao fazer isso, falhamos, eu acho, em ver o verdadeiro chamado, que nunca é apenas para nós lermos algo, mas sempre para nós lermos, lutar com isso e então incorporar o resto da maneira como vivemos nossas vidas no mundo ”, explicou.

“Se houver qualquer tipo de conversa que está fora dos limites na tradição cristã, então provavelmente significa apenas que temos medo delas. Provavelmente temos medo de envolvê-los porque temos medo de sermos rotulados de hereges, temos medo de que as pessoas digam coisas odiosas. Na verdade, essas são conversas importantes. Então, sim, eu sinto que é algo que precisa ser falado. “

Ao explicar sua declaração de que a Bíblia não pode corresponder aos padrões modernos, Scott observou que o problema não é “culpa da Bíblia”.

“A culpa é nossa. Não estou dizendo que a Bíblia tem algum tipo de falha”, disse ele.

“Acho que um dos maiores desafios que acontecem com a Bíblia é que criamos expectativas que ela simplesmente não é destinada a suportar e não pode suportar. Porque se formos à Bíblia e procurarmos informações realmente atualizadas sobre como o cosmos funciona, não vamos encontrar, porque não acho que a Bíblia seja um livro que tenta dizer como as coisas mudam. Acho que a Bíblia está tentando nos dizer por quê. A Bíblia não é necessariamente a fonte de como, a Bíblia é a fonte de por que existimos, por que existe um mundo, o que significa ser um ser humano no mundo, como vivemos nossas vidas da melhor maneira possível. Acho que essas são mais perguntas que a Bíblia está tentando responder.”

Embora sua igreja tenha ficado “completamente chocada” com as reações à mensagem, Scott disse que deseja que as pessoas vejam a Bíblia sob uma nova luz.

“Na verdade, quero tentar ajudar as pessoas a ouvir a história da Bíblia, ouvir as histórias, cartas e poemas de uma maneira nova, mas que honre de onde veio isso e as pessoas que o produziram”, observou ele, enquanto argumentava que embora partes da Bíblia possam ser consideradas a “Palavra de Deus”, nem todas são.

Ele apontou para os profetas do Antigo Testamento como Amós e Jeremias, que prefaciariam as mensagens de Deus com “o Senhor veio a Amós, ou a palavra do Senhor veio a Jeremias”.

“Há coisas lá (na Bíblia) que eu acho que realmente vão contra o caráter de Deus. Existem genocídios que foram divinamente sancionados na Bíblia. As pessoas têm usado o texto da Bíblia, leituras simples do texto às vezes para apoiar a supremacia branca, para defender a escravidão, para defender a segregação”, observou ele. “Dizer que a Bíblia é inerrante e infalível, nos isenta de nossa responsabilidade de fazer o que nossos ancestrais fizeram, que é lutar.”

Deixe sua opinião