‘Dê glória a Deus’ pelas vacinas ‘mas arregace a manga’, diz geneticista cristão

As vacinas COVID-19 são um presente de Deus e uma resposta às orações, disse uma das principais autoridades de saúde.

480

As vacinas COVID-19 são um presente de Deus e uma resposta às orações, disse uma das principais autoridades de saúde dos Estados Unidos à Baptist News Global em uma entrevista exclusiva no dia 22 de julho.

“Dê glória a Deus, mas arregace as mangas”, disse Francis Collins, um cristão evangélico que lidera  o Instituto Nacional de Saúde em Bethesda, Maryland.

Não é suficiente para os cristãos dizerem que confiam em Deus para livrá-los ou orar pela proteção de Deus contra doenças quando não estão dispostos a participar dos meios de proteção que Deus disponibilizou, disse ele.

Esta é uma mensagem especialmente urgente hoje, pois 99,5% das pessoas que estão morrendo agora de COVID-19 não foram vacinadas. E é uma mensagem urgente para jovens adultos que pensam que são invencíveis ao coronavírus.

“Muitos deles ouviram dizer que são basicamente imunes a quaisquer consequências desse vírus”, disse Collins. “Eles deveriam fazer uma visita às UTIs do Missouri onde estão as pessoas da UTI, muitas delas com menos de 40 anos… Essa não é uma doença que ignora ninguém. Você ainda pode ficar extremamente doente e morrer. Perdemos mais de 300 crianças que morreram. E mais adolescentes.”

“E os adultos mais jovens também devem considerar os riscos de experimentar o que passou a ser conhecido como COVID de longa distância, acrescentou ele. Esses casos de meses, que incluem “muitos jovens”, são “muito perturbadores para sua vida. Você não quer isso. Isso é algo em que você deve pensar. ”

‘Muita oração’

Como alguém que esteve intrinsecamente envolvido no desenvolvimento e teste das vacinas atualmente em uso nos Estados Unidos, Collins disse: “Isso envolveu muita ciência, mas também muita oração. Parece que essas orações foram respondidas.

“Parece um presente de Deus, mas você tem que desembrulhar esse presente”, aconselhou ele.

Collins, que anteriormente chefiou o Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano e tem o crédito de descobrir os genes associados a uma série de doenças, disse que fica perplexo com pessoas de fé – um rótulo que ele se orgulha de aplicar a si mesmo – que não desejam fazer sua parte acabar com o COVID-19 sendo vacinado.

O médico geneticista disse que sabe que muitas pessoas de fé oraram sinceramente pelo fim da atual pandemia e acredita sinceramente que cientistas inspirados por Deus deram uma resposta a essa oração. “Como Deus responde às nossas orações? Frequentemente, é dando a oportunidade para que outros venham em nosso resgate. E é isso que Deus está fazendo aqui. ”

Como um dos principais consultores médicos do país, Collins entende que alguns têm preocupações legítimas sobre a vacinação. Ele ouviu todos eles. E ele tem respostas bem informadas para todos eles.

  • Uma vacina COVID pode criar problemas de fertilidade nas mulheres? “Não.”
  • A vacina pode te dar COVID? “Impossível.”
  • Uma vacina pode ativar outras doenças auto-imunes? “Não há nenhuma evidência disso.”
  • Existe um chip de rastreamento dentro da vacina? “Absolutamente não é o caso.”
  • Houve obstáculos no desenvolvimento aparentemente rápido das vacinas? “Posso responder a isso em todos os detalhes, tendo estado no meio de tudo. Acho que nunca houve uma vacina testada com tanto rigor ”.

As preocupações comuns sobre as vacinas COVID podem ser tratadas com fatos, disse ele, “mas a mídia social faz um trabalho melhor na divulgação de informações incorretas do que informações corretas”.

Boas e más notícias

De uma perspectiva mais ampla, a guerra contra o COVID atualmente traz boas e más notícias, informou Collins. “A boa notícia é que as vacinas, que puderam ser desenvolvidas em tempo recorde, de apenas 11 meses, são incrivelmente seguras e eficazes”, superando em muito a esperança de quem trabalha para desenvolvê-las, explicou.

Mas a má notícia é que a variante Delta do COVID-19 “está ameaçando nossas esperanças de acabar com isso”, acrescentou. E essa ameaça é mais séria porque cerca de 40% dos adultos norte-americanos não estão totalmente imunizados.

“É de partir o coração ver que existe potencial para salvar muitas vidas”, disse o médico. “Já perdemos 608.000 vidas. (…) A desinformação e a desinformação sobre vacinas confundiram muitas pessoas. … É difícil de entender. ”

Abraçando a fé e a ciência

Collins é um conhecido autor e palestrante sobre a capacidade de abraçar a fé e a ciência. Dessa perspectiva, ele lamenta que as crenças religiosas – muitas vezes misturadas com ideologia política – estejam levando os americanos a negar a ciência baseada em fatos.

“Parece haver uma forte sobreposição entre a igreja e as esferas políticas. Isso é particularmente verdadeiro para os evangélicos ”, observou ele. “Se você olhar para trás, para o ensino de Jesus, é difícil ver como isso se encaixaria necessariamente com as posições políticas que as pessoas de fé estão assumindo”.

Pregar a possibilidade de abraçar a fé e a ciência “é algo que me preocupa profundamente desde que me tornei cristão aos 27 anos”, disse Collins. De sua perspectiva, fé e ciência não são absolutamente incompatíveis.

“Depende de que tipo de pergunta você está tentando responder”, aconselhou. “Se você está perguntando como as coisas funcionam, isso é ciência. Mas se for uma questão sobre por que – porque estamos aqui – a ciência não pode lhe dar boas respostas para isso; é aí que entra a fé.”

Enquanto ele vê progresso entre os cristãos no sentido de abraçar a fé e a ciência, ele percebe que permanece uma tendência em alguns setores de suspeitar naturalmente de toda a ciência.

Uma das razões pelas quais essas suspeitas são infundadas, disse ele, é porque “40% dos cientistas ativos são crentes, que acreditam em um Deus a quem se pode orar na expectativa de uma resposta. … Isso não é algum tipo de conspiração científica para derrubar a fé.”

Como falar com alguém que resiste à vacinação

O médico experiente sabe o que é conversar com alguém que não acredita no que ele diz sobre a segurança e eficácia das vacinas. “O que aprendi é que quando estou conversando com alguém que é uma pessoa de fé e não foi imunizada, o melhor que posso fazer é ouvir em vez de dar um sermão. Acho que quase todo mundo tem um conjunto diferente de razões para estar hesitante. ”

Especialmente para aqueles que dizem que só querem esperar mais para ver os efeitos colaterais que outras pessoas têm das vacinas, ele oferece este conselho: “Agora temos pessoas que foram imunizadas há um ano porque fizeram parte dos primeiros testes em grande escala. Estamos observando com atenção e não há surpresas. … Vacinas em geral, se você vai ter um efeito colateral, acontece nos primeiros dois meses.”

Ele também percebe que muitos céticos vão demitir alguém como ele, já que ele representa o governo federal. “O mais eficaz são as pessoas em quem você já confia. As famílias são muito importantes. Acho que mais pessoas foram convencidas a serem vacinadas por seus cônjuges do que quaisquer outras fontes. ”

Além disso, os médicos são fontes confiáveis ??de aconselhamento sobre vacinação, acrescentou. E apesar da história ocasional de alguns profissionais de saúde recusando a vacinação, ele oferece o seguinte fato: “Noventa e seis por cento dos profissionais de saúde que têm acesso direto ao paciente são vacinados”.

Outra fonte confiável de conselho é o clero, disse Collins. Mesmo que alguns clérigos possam ser criticados por tal defesa, eles têm uma plataforma e a confiança para encorajar a vacinação.

“Este é um lugar onde a maioria do clero pode desempenhar um papel importante. A ponto de montar clínicas de vacinação em seus salões de confraternização. Isso envia uma mensagem. ”

Pastores e outros líderes religiosos são necessários para serem “embaixadores da verdade”, ele pediu. “Não se canse de fazer o bem.”

Deixe sua opinião