Cristãos egípcios veem a perseguição como honra

215

Um tribunal egípcio condenou centenas de membros da Irmandade Muçulmana à morte ou prisão perpétua por incitar a violência, após a destituição do ex-presidente Mohammed Morsi. Os cristãos coptas sofreram muito durante esse tempo, a maioria deles morreram por sua fé.

cristãos-egitoNo dia 20 de agosto de 2013,  “Estávamos trabalhando quando ouvimos que os muçulmanos estavam queimando igrejas”, disse Boutros, filho de um mártir.

Na pequena aldeia de Delga, quatro horas ao sul do Cairo.

“Os líderes das mesquitas estavam dizendo aos muçulmanos para atacarem os cristãos e os matarem“, disse Boutros.

Boutros e seu pai, Iskander Toss, ambos cristãos, estavam em seu negócio da família, uma barbearia, quando uma onda de muçulmanos atacaram.

“Eles entraram na loja, eles levaram tudo e queimaram o lugar.”

Boutros conseguiu escapar, infelizmente o seu pai não teve tanta sorte.

“Eles pegaram meu pai e atirou várias vezes. Em seguida, eles levaram o corpo para a mesquita. “

Naquela tarde, alguém com um telefone celular gravou um vídeo do pai de Boutros, crivado de balas, sendo conduzido pelas ruas.

“Quando chegaram à mesquita, amarraram seu corpo a um trator e levaram novamente ao redor da aldeia.”

A multidão continuou mutilando o corpo de seu pai. Enquanto isso gritava “Allahu akbar”, que significa “Alá é grande” em árabe. Ele foi sepultado horas depois em um cemitério local.

“No dia seguinte, algumas pessoas desenterraram o corpo, e o levou outra vez para a aldeia! Eles fizeram isso três vezes naquele dia.”

Boutros e sua família escaparam de Delga desde então.

“Nós não temos dinheiro, sem roupas, sem emprego. Nossa casa está destruída, nosso negócio está destruído.”

Os cristãos aguardam a morte

Delga faz parte da província de Minya, centro, onde ocorre pior crime contra os cristãos em sete séculos.

“300 casas, 100 empresas, 15 igrejas e aproximadamente 10 organizações cristãs foram destruídas em minha província“, disse Anba Macário, bispo copta de Minya.

 

Anba Macarius é o principal bispo da Igreja copta em Minya, que abriga o maior número de cristãos no Egito. Macarius diz que os assassinatos e incêndios aconteceram porque os cristãos apoiaram a remoção do ex-presidente islâmico, Mohammed Mursi, e seu governo da Irmandade Muçulmana.

No entanto, o preço para a comunidade copta no Egito tem sido surpreendente: mais de 100 igrejas, centenas de casas e empresas destruídas. Hoje, o governo diz que vai tentar reconstruir todos os locais de culto. Mas a grande questão é: o que fazer com aqueles que perderam tudo, seus empregos e suas casas?

“Os cristãos no Egito esperam a morte a qualquer momento”, disse Macarius.

Dias antes da entrevista, Macarius foi vítima de uma tentativa de assassinato. Ao dirigir em sua aldeia na província de Minya, os tiros foram dados em seu carro.

“Agradeço a Deus que ainda estou vivo, mas eu sou como qualquer outro em Minya, todos enfrentamos perigos. Minha vida não é mais preciosa do que a de outro em Minya “, disse Macarius.

Vidas dos mártires

Os cristãos compõem cerca de dez porcento dos 80 milhões de habitantes no Egito. Eles enfrentam ameaça diária em quase um ano desde a saída de Morsi e golpe do governo feito a Irmandade Muçulmana.

“Colocaram um revolver em minha cabeça e um na minha boca. Comecei a orar: ‘Senhor, a minha vida está em suas mãos e eu estou pronto para ir quando for a minha vez’“, disse Joseph.

Omitimos a identidade de Joseph por razões de segurança. Ele foi sequestrado no ano passado por sete homens armados e foi torturado por dois dias.

“Eu chamo isso de 48 horas após a morte. Sem comida, sem água, sem luz, sem sono. Eu estava com os olhos vendados o tempo todo e ficavam me espancando,  batiam em minha cara, no meu ombro em todo o meu corpo“, disse Joseph .

Sequestradores procuram normalmente cristãos.

“Eu perguntei a um dos sequestradores ‘Por agarram apenas os cristãos?” E ele disse: “Os cristãos são fracos e não se vingam com a violência e tem dinheiro ‘”, disse Joseph .

Os homens inicialmente pediram US $ 80.000 para solta-lo. Depois de horas de negociação, aceitaram US $ 43.000. Ainda assim, uma grande quantidade que Joseph disse que sua família não podia pagar. Assim, seus amigos da igreja se envolveram.

“Eu tinha algum dinheiro guardado, mas o resto do montante eu dei aos membros da igreja. Eu não posso agradecer o suficiente por terem salvado a minha vida”, disse Joseph .

Macarius diz que as condições de segurança tem levado a centenas de famílias cristãs a considerar em fugir, mas ele encoraja-os a ficarem em Minya.

A perseguição é oportunidade de testemunhar

“Nós dizemos à igreja que devemos suportar a perseguição. Devemos considerar que é uma honra enfrentar a perseguição, ou se não, vai contradizer o nível de nosso compromisso de fé.

O Egito realizara as eleições presidenciais este mês. Joseph ora para que os cristãos no país vejam dias melhores.

“O tempo da Irmandade Muçulmana ao poder quase destruiu o nosso país, mas estamos agradecidos que eles nunca tiveram a chance de terminar o seu mandato. Agora, levar algum tempo para garantir o nosso país.”

Boutros e sua família estão se escondendo em um lugar não revelado, mas esperam voltar Delga algum dia.

“Os cristãos veem a situação atual como uma oportunidade para testemunhar a respeito de Cristo, através do nosso sofrimento. Devemos ser tolerantes e continuar a orar por nossos inimigos”, diz Macarius.

Portal Padom

Deixe sua opinião