Como lutar com fé quando os médicos lhe dão uma sentença de morte

O que fazer quando os médicos dizem que não tem mais solução e que o final é a morte? Leia esse lindo testemunho!

458

No meio da noite de 1º de agosto de 2000, minha esposa Anna me acordou com seus suspiros em busca de ar. Com a cabeça baixa e os braços presos contra o colchão, sua respiração veio rápida e superficial.

Como ela mal conseguia andar, tentei ajudá-la enquanto tentava manobrar nosso filho recém-nascido na cadeirinha. Finalmente, coloquei-os em nossa van e fui para um hospital próximo.

Enquanto dirigia, orei freneticamente para Deus tocar em Anna. Quando chegamos ao hospital, as enfermeiras nos encontraram com uma cadeira de rodas e a levaram de volta para a sala de exames.

No dia anterior, os médicos haviam liberado Anna de um hospital diferente após um parto difícil. Os últimos meses de sua gravidez se arrastaram; Eu pensei que o bebê estava atrasado um mês. Os médicos insistiram em manter a data de nascimento original.

Nosso filho nasceu saudável com 4,5 kg  tão ativo que soltou os fios que as enfermeiras haviam anexado a ele em sua incubadora. O obstetra exclamou: “Deveríamos matricular esse garoto no jardim de infância!”

Entre na Arena

A situação de Anna era terrível, com todos os funcionários de emergência disponíveis. Os médicos ficaram alarmados; Os pulmões de Anna estavam quase cheios de líquido, o motivo de sua respiração difícil.

O médico assistente ordenou um teste nuclear – um usando substâncias radioativas para um diagnóstico – para procurar coágulos sanguíneos. Felizmente, eles não encontraram nenhum nos pulmões ou em outro lugar.

Enquanto isso, os diuréticos entraram em ação, fazendo com que ela expulsasse litros de água. Logo, Anna respirou normalmente novamente. Por um breve momento, eu também.

Pensando que essa provação acabou, perguntei se ela poderia ser liberada. Mas isso não foi possível. Os médicos tiveram que determinar a causa subjacente de seu acúmulo de líquidos.

Após um ecocardiograma e o que pareceu uma eternidade, seu médico nos deu os resultados: insuficiência cardíaca congestiva. Sua fração de ejeção (FE) no ventrículo esquerdo era de apenas 30%, ou metade do que deveria ser.

Perguntei ao médico o que aquilo significava. Por analogia, seu coração estava muito danificado e fraco demais para manter qualquer fluido fora de seu corpo.

Além da nossa preocupação, a mãe de Anna (apenas 52 anos, ela morreria três anos antes) estava nos estágios finais da doença. Eventualmente, os médicos concluíram que a insuficiência cardíaca de Anna era hereditária.

O consenso: Anna pode viver por apenas mais cinco anos. Enquanto o cardiologista dela começou imediatamente o tratamento, ele ofereceu pouca esperança de que o coração se recuperasse ou melhorasse.

Em meio a essa notícia devastadora, senti uma carga cair sobre meus ombros. Minha querida esposa de 29 anos estava morrendo. Enfrentei a perspectiva angustiante de criar nossos seis filhos como pai solteiro.

Luta na noite

A fé de todo crente em Deus será provada. Não é uma questão de se, mas quando. Alguns ensinam falsamente que, se tivermos fé suficiente, prosperaremos financeiramente e viveremos em perfeita saúde.

Não acredite. Não deixe que ninguém o exija de se preparar para combater a boa luta da fé. Treine antes que a luta comece. Um dos meus maiores testes foi na noite da crise de minha esposa. Foi um combate mortal.

Uma passagem bíblica que me ajudou é a parábola de Cristo em Mateus 5, sobre as dez virgens que se preparam para encontrar um noivo. Muitos veem a história como o fim dos tempos na natureza, mas tem uma aplicação muito mais ampla.

Para citar uma parte relevante: “Cinco delas eram sábias e cinco eram tolas. Aqueles que eram tolas pegavam suas lâmpadas, mas não levavam óleo com eles. Mas os sábias levavam jarros de óleo com suas lâmpadas” (Mat. 25: 2- 4)

A idéia é que uma noite longa e escura esteja chegando, inesperadamente. Cada pessoa precisa de óleo suficiente para durar até que Jesus, o noivo, chegue. Quando Ele vier, eles precisam ser encontrados fiéis. Ele virá para a maioria das pessoas quando morrerem e para o resto em Seu retorno.

De qualquer maneira, Ele está vindo. Estamos prontos?

As cinco virgens tolas não se prepararam. Quando ficou claro que elas precisavam de azeite, pediram emprestado um pouco. Mas isso é impossível. Ninguém pode emprestar a experiência cristã de outra pessoa.

O nível do óleo representa nossa vida devocional (treinamento espiritual) com o Senhor. As pessoas que não se preparam têm pouco ou nenhum óleo; eles não sobreviverão a uma noite longa e escura.

Se eu puder aplicar dessa maneira, nosso nível de óleo representa o benefício de comer a Palavra de Deus, beber do Seu Espírito, andar no Espírito e exercitar nossos sentidos espirituais.

Quando Deus está em silêncio

O livro mais antigo conhecido pela humanidade é Jó. Ela nos apresenta um homem que amava a Deus e fazia todo o possível para garantir que sua família também amava a Deus. Assim como deveríamos fazer hoje, Jó estava treinando para vencer.

Satanás, nosso arquiinimigo, procurou provar a Deus que ninguém O serve sem algum tipo de compensação. Satanás disse a Deus que Jó o amaldiçoaria diante de Sua face se Ele tirasse o “hedge”, uma metáfora das muitas bênçãos na vida de Jó (ver Jó 1: 6-11).

Embora não afirme ser igual a Jó, as estratégias de Satanás geralmente seguem os mesmos padrões antigos. Antes disso, minha esposa e eu servimos fielmente a Deus. Fomos abençoados com filhos, um lar e empregos decentes, e atuamos em vários ministérios. No entanto, experimentamos o que significa para Deus levantar a barreira.

Deus permaneceu em silêncio até o final do teste de Jó. Ao contrário de Paulo, que foi avisado de aflições que o aguardavam (Atos 20: 17-23), Jó não tinha um profeta para alertar sobre desastres iminentes. Ele não sabia que Satanás tinha ido ao trono de Deus para acusar Seus seguidores de fé fraudulenta.

Visto que Jó não tinha uma Bíblia, ele não sabia que Satanás está andando como um leão que ruge tentando devorar as pessoas (1 Pedro 5:8). Por outro lado, temos Bíblias que nos instruem sobre as provações. Conhecemos a estratégia de Satanás e a fidelidade de Deus.

Desesperado por uma palavra

Momentos depois de ouvir o diagnóstico de minha esposa, fui para a capela do hospital, equipada com vitrais e fileiras de cadeiras acolchoadas. Lindas cadeiras reais adornavam a plataforma e o púlpito. Eu poderia imaginar cores tão brilhantes no céu.

Eu conhecia esse lugar porque tinha estado aqui sete anos antes com um grupo de jovens guerreiros de oração pentecostais entusiasmados. Intercedemos por um membro da igreja de 53 anos que havia sofrido um ataque cardíaco maciço.

Em nossa reunião de oração improvisada, oramos como se nossas vidas dependessem da resposta de Deus. Estávamos tão barulhentos que a recepcionista chamou segurança. Um guarda nos pediu para parar, mas finalmente concordou em fechar as portas.

Deus se encontrou conosco naquele dia e nos deu instruções específicas. “Orar por direção” é uma prática bíblica antiga; por exemplo, era esperado que os reis do Antigo Testamento “consultassem o Senhor” (1 Cr 10:14).

Essa era a realidade em que esse grupo de oração acreditava e vivia. E vimos nosso amigo ser curado. O cirurgião cardíaco instalou um desfibrilador, mas o último que ouvi foi que nunca havia sido ativado.

Sozinho com Deus

Com o déjà vu correndo pela minha mente e a vida de Anna pendurada na balança, entrei na capela. Estava tão quieto que eu podia ouvir um sussurro do fundo da sala.

Ao contrário daquela sessão barulhenta anterior, não orei alto nem senti muito. Guardas de segurança não vieram. Depois de andar, sentei-me na fileira de trás e soltei uma simples oração: “Senhor, o que você quer que eu faça?”

Quando Deus nos leva a orar, o tempo parece voar como se você tivesse pisado em uma correia transportadora que se move rapidamente. Quando seu coração bate tão forte que você mal consegue pensar, a oração é o tipo de trabalho cansativo que o desgasta.

Apesar da minha paralisia emocional, senti a mão gentil de Deus me carregando. Não sei dizer quanto tempo fiquei lá, mas Deus trouxe instruções específicas ao meu coração.

“Jejue diariamente até o almoço, até eu pedir para você parar”, senti o Espírito dizendo. Parece fácil? Não no meio de inúmeros convites para café da manhã e reuniões de negócios no início da manhã.

Depois me levantei e saí da capela.

Eu estava vivendo “de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4: 4). Não a Palavra escrita neste caso, mas a direção divina que Deus imprimiu em meu coração. Eu acreditei no que Deus me disse e respondi com fé. Não tomei café da manhã por seis meses, não contei a ninguém o que estava fazendo.

Eu gostaria de poder lhe dizer que Deus curou Anna durante esse tempo. Nos oito anos seguintes, convivemos com o medo (por falta de uma palavra melhor) de que ela morresse.

Certa vez, os médicos a levaram ao hospital com o coração acelerado a mais de 200 batimentos por minuto. Outra vez, seu EF caiu para 20% e os médicos debateram se deveriam ou não colocá-la em uma lista de transplantes cardíacos.

Era uma batalha diária. Precisávamos constantemente de óleo fresco para que nossas lâmpadas passassem para o próximo passo. Toda a minha vida cristã eu havia treinado para esse teste; Mal sabia eu quanto tempo isso iria durar.

Estudos demonstraram que a taxa de sobrevida em 10 anos para pessoas com insuficiência cardíaca congestiva é de cerca de 15%. A partir de 2019, a EF de Anna melhorou para cerca de 40% e agora está mais saudável do que aos 29 anos. Ela não precisa de diuréticos para retenção de líquidos, o que é muito incomum.

Devo mencionar que inúmeras outras pessoas estavam orando junto conosco. Somente para Deus seja a glória. É mais do que uma coincidência que Anna e eu assistimos nosso filho, nascido no dia anterior ao seu diagnóstico, subir o palco para a formatura do ensino médio em 2018.

Assim como houve ocasiões na Bíblia em que indivíduos ou nações inteiras enfrentavam circunstâncias de vida ou morte e precisavam ouvir de Deus, todos nós enfrentaremos situações semelhantes e também precisaremos ouvir Sua voz.

Tremo ao pensar como seria a vida agora se a ciência médica tivesse previsto com precisão o destino de Anna. Se Deus não tivesse intervindo, esposa, mãe, irmã, filha, avó e amiga teriam morrido há muito tempo.

Meu filho mais novo se esforçava para lembrar a doce voz de sua mãe e o rosto sorridente. Na graduação dele, o assento dela estaria vazio. A necessidade de ouvir de Deus é real para mim. É uma questão de vida ou morte.

Meu conselho é, busque a direção de Deus!

por: Robert Wurtz

traduzido e adaptado por: Pb. Thiago D. F. Lima

Deixe sua opinião