Quais tipos de pecado devem ser confessados ao pastor e publicamente?

0
29354

Pergunta – Bom dia! Gostaria de saber que tipos de pecado têm que se dirigir ao anjo da igreja e confessarmos publicamente? – Amauri

Pastor Rafael Granetto, responde:  A Paz do Senhor meu irmão Amauri.

A Bíblia nos fala que pecamos contra Deus desobedecendo a Sua vontade, indo contra a Sua natureza, Sua autoridade, Sua justiça e Sua bondade. Esse tipo de pecado, contra Deus, se deve confessar a Ele (Salmos 32: 3-5).

“Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado”.

O pecado quebra nossa comunhão com Deus “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça” (Isaías 59: 2). Muitas orações não são respondidas por haver pecados não confessados em nossas vidas “Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá” (Salmos 66: 18). A confissão é a maneira pela qual rejeitamos o pecado e somos restaurados à comunhão com Deus “Porque eu declararei a minha iniquidade; afligir-me-ei por causa do meu pecado” (Salmos 38: 18). Podemos confessar nossos pecados à Deus pois Ele é fiel e justo para nos perdoar “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” (1João 1: 9).

E a Bíblia fala que pecamos também contra o próximo causando-lhe algum prejuízo, ofendendo-o, etc… Quando o pecado é cometido contra o próximo não basta confessar somente a Deus. Deve-se confessar também à pessoa ofendida, juntamente com a devida reparação (Lucas 19: 8-9).

“E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão”

De todos os pecados você deve se arrepender e confessar a Deus, como já vimos, mas os pecados cometidos contra seu próximo (No caso de sua pergunta: Anjo da Igreja ou a Igreja em geral) você necessitará de confessar ao pastor e se são cometidos contra Igreja, então a confissão pública “Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos” (Tiago 5: 16).

O natural é que haja perdão por parte do pastor e da Igreja, pois é isso que Jesus nos orientou a fazer, perdoar para ser perdoado “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores” (Mateus 6: 12). E não devemos cessar de perdoar (Mateus 18: 21-22)

“Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?

Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.”

Mas, querido irmão, preciso ser franco, infelizmente muitas vezes o que encontramos nas Igrejas são pessoas que não tem estrutura para ouvir o pecador, ai então, ao invés da confissão do pecado trazer restauração, cura, e paz, acaba por trazer julgamento, inimizade, rancor e mais pecado ainda. Aconselho então, por não saber qual é o costume da Igreja a qual o irmão faz parte, que o mais sensato seria o pastor da Igreja avaliar o que acontece em cada caso e então, a partir dessa análise, indicar uma confissão pública se necessário ou não.

Espero ter lhe ajudado…

Na Paz dEle que nos ama, Jesus Cristo nosso Senhor, amem.

por: pr. Rafael Granetto

Então, quem quiser enviar perguntas para nossa seção Pergunte ao Pastor, clique aqui!

Portal Padom

Deixe sua opinião

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui