Por que um Deus amoroso permite o sofrimento?

Porque Deus permite tanto sofrimento no mundo? Será que Ele não está vendo o coronavírus matar pessoas e destruir famílias?

360
Pessoa internada com coronavírus

Enquanto o coronavírus Covid-19 continua se espalhando rapidamente pelo mundo, muitos estão questionando por que um Deus amoroso – se é que existe algum – permitiria um sofrimento tão grande. Se ele é tão poderoso, por que não pode pôr um fim ao vírus?

Essas são questões legítimas e difíceis. Eu mesmo lutei com elas e conheço outros que também o têm. 

A verdade é que nunca podemos obter respostas para essas perguntas neste lado da eternidade. Mas podemos ser consolados pelo fato de que nosso Deus não é apenas conhecedor do nosso sofrimento. Ele sofre conosco. É isso que é único no Deus da Bíblia.

Jesus veio a esta terra em uma missão para dar sua vida por nós: ele veio morrer na cruz pelos nossos pecados, para que nosso relacionamento quebrado com Deus fosse restaurado. Ele simpatiza conosco. O Salmo 103: 14 coloca desta maneira: “Ele conhece nossa estrutura; ele lembra que somos pó ”(ESV). O Deus que nos criou nos conhece. 

Vemos essa verdade mais detalhadamente explicada em Hebreus 4:14-16:

Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” – Hebreus 4:14-16

Portanto, se você sentir que Deus está distante do sofrimento, quero que leve a sério estas três lições desta passagem em Hebreus:

1. Deus entende.

Como o autor de Hebreus nos lembra, temos um sumo sacerdote que é simpático e empático. Ele foi tentado como nós fomos tentados. Jesus, como Filho de Deus e Filho do Homem, experimentou dores físicas, mentais, emocionais e espirituais durante seus anos na Terra. E enquanto ele pendia na cruz como sacrifício por nossos pecados, ele clamou: “Meu Deus, meu Deus, por que você me abandonou?” (Mateus 27:46). Jesus entende você, sua situação e seu sofrimento completamente. Você pode trazer suas necessidades para ele.

2. Deus se importa. 

Podemos chegar a Deus com confiança, porque Ele sabe o que estamos passando. Ele quer que compartilhemos nossas preocupações e medos com ele. Ele quer ouvir nossas perguntas. Deus é um grande ouvinte; Ele nunca se distrai. Ele nunca se cansa de você. De fato, Jesus disse: “Nem um único pardal pode cair no chão sem que seu Pai saiba” (Mateus 10: 29b NLT). Deus está intimamente familiarizado e consciente de sua criação, e somos muito mais valiosos do que pássaros para ele.

3. Deus salva. 

O Deus da Bíblia é um Deus que salva as pessoas. Hebreus diz que Jesus é nosso grande Sumo Sacerdote que passou pelos céus. Ele é nosso salvador e redentor, aquele que nos corrigiu com Deus. 

Em um sermão sobre Hebreus 4:16, o renomado pregador Charles Spurgeon disse: “O céu e a terra passarão, mas o poder do sangue de Jesus com Deus nunca pode falhar. Ele fala quando estamos calados, e prevalece quando somos derrotados … Vamos ousadamente, pois ouvimos a promessa em nossos corações. ”

No momento em que muitos estão sofrendo, não perca a esperança. Lembre-se de que Deus está aqui, ele está no controle e você não está sozinho.

por: Nick Hall
traduzido e adaptado por: Pb. Thiago D.F.Lima

Deixe sua opinião