Pastor adverte os cristãos a não colocar sua lealdade à pátria acima de Cristo

"Nunca se sinta mais apegado à sua pátria, à sua tribo, à sua família ou à sua etnia do que ao povo de Cristo", alertou o pastor John Piper.

277
Pastor John Piper e Presidente Bolsonaro (Fotomontagem imagem ilustrativa)

O teólogo reformado popular John Piper alertou os cristãos sobre serem muito patrióticos e colocar sua lealdade à “pátria” em detrimento da lealdade a Jesus Cristo.

Em um episódio do podcast “Ask Pastor John” publicado antes do Dia da Independência dos Estados Unidos, um ouvinte chamado Matt perguntou a Piper sobre como o patriotismo se encaixava na vida cristã.

Obviamente, como cristãos, devemos viver como estrangeiros, exilados, estrangeiros e peregrinos nesta terra. Existe um lugar apropriado na vida cristã para ser patriótico? Se assim for, o que é? E em que ponto nosso patriotismo vai longe demais?” perguntou Matt.

Piper respondeu que o patriotismo, um amor pelo país, “pode ??estar certo e bom“, mesmo quando os cristãos devem se identificar como “exilados, refugiados, peregrinos“.

Ele acredita que a Bíblia tolera “afeições especiais” na vida de um cristão, como em uma cidade, tribo ou nação em particular, além do amor geral pela humanidade.

Por exemplo, Paulo diz em Gálatas 6:10: ‘Como temos oportunidade, façamos bem a todos, e especialmente aos que são da família da fé’”, explicou Piper.

Então, é como se houvesse essa especialidade sobre aqueles que estão perto de você e gostam de você. Há um tipo de carinho por eles que é diferente. ”

No entanto, Piper também disse que tais afetos deveriam existir apenas “até certo ponto” e que os cristãos “nunca deveriam lhes dar lealdade absoluta”.

Nunca se sinta mais apegado à sua pátria, à sua tribo, à sua família ou à sua etnia do que ao povo de Cristo“, continuou ele.

Todo mundo que está em Cristo está mais próximo e permanentemente unido a outros em Cristo, não importa as outras associações, do que nós ao nosso próximo cidadão ou membro do partido, irmão, irmã ou cônjuge.”

Piper lamentou as “muitas indignidades horríveis” que ocorreram porque os cristãos não perceberam que “estamos mais ligados a outros crentes – não importa sua etnia, alinhamento político ou nacionalidade – do que qualquer pessoa em nossa pátria”.

No final, Cristo relativizou todas as alianças humanas, todos os amores humanos. Manter Cristo supremo em nossas afeições torna todos os nossos amores menores melhores, não piores. ”

A medida em que as igrejas, devem observar sentimentos patrióticos, tem sido fonte de muito debate entre clérigos e leigos.

Alguns, incluindo a Primeira Igreja Batista de Dallas, Texas, realizam anualmente um culto de temática patriótica todo fim de semana de quatro de julho.

Robert Jeffress, pastor sênior da FBC Dallas, defendeu a prática, explicando em uma entrevista em 2018 com o colunista conservador Todd Starnes que se trata de adorar o “Deus que abençoou a América” ??e não a própria América.

Acredito que não há nada errado e tudo certo, de acordo com a Bíblia, por expressar gratidão a Deus por Suas bênçãos sobre o nosso país”, disse ele na época.

Também em 2018, o Bispo Presidente da Igreja Episcopal Michael Curry e o Rev. Jim Wallis, da Sojourners, divulgaram uma declaração de Jesus em Recuperação, que denuncia conceitos como “América em primeiro lugar” como uma “heresia teológica para os seguidores de Cristo”.

Enquanto compartilhamos um amor patriótico por nosso país, rejeitamos o nacionalismo xenófobo ou étnico que coloca uma nação sobre outras como uma meta política“, lê a declaração em parte.

Rejeitamos a dominação, em vez de administrar os recursos da Terra, em direção ao genuíno desenvolvimento global que traz florescimento humano para todos os filhos de Deus. Servir nossas próprias comunidades é essencial, mas as conexões globais entre nós são inegáveis. ”

Deixe sua opinião