O suicídio é um pecado imperdoável?

Alguns cristãos acreditam que o suicídio é um pecado imperdoável, alguns dizem que somos perdoados por causa do que Jesus fez.

403

Alguns cristãos acreditam que o suicídio é um pecado imperdoável, a lógica é a seguinte: suicídio é auto-assassinato; nenhum assassino tem vida eterna; e você não pode se arrepender do pecado do suicídio, já que este é seu último e último ato.

Outros cristãos argumentam que somos perdoados por causa do que Jesus fez, não do que fazemos. Portanto, independentemente de quais pecados cometemos ou não, Jesus ainda nos salva.

Outros ainda diriam: “Quem disse que o suicídio é sempre um pecado? E se a pessoa sofresse dores insuportáveis ??ou não estivesse em sua mente ou no juízo perfeito? Certamente Deus ignoraria isso”.

Antes de tentarmos responder a essas importantes questões teológicas, precisamos fazer uma pausa por um momento e olhar para o lado humano dessas perguntas agonizantes.

Apenas nesta semana, o pastor Jarrid Wilson – fundador de um grupo que ajuda pessoas com depressão – tirou a própria vida, deixando para trás a esposa e os filhos pequenos.

Além da tragédia, está o fato de que, no mesmo dia em que cometeu suicídio, ele presidiu o funeral de outra vítima de suicídio. Talvez a dor de tudo fosse demais para suportar.

Como muitos de vocês, nunca sofri de doença mental ou depressão. E, além de um pensamento enlouquecido que tive em 1971, no meio de uma overdose maciça de drogas alucinógenas , nunca pensei em suicídio por uma fração de segundo. (Para quem não conhece minha história, não uso drogas e álcool desde 17 de dezembro de 1971.)

Portanto, não estou qualificado para tratar dos aspectos psicológicos, médicos ou emocionais da depressão, doença mental ou suicídio. E a última coisa que eu sonharia em fazer seria julgar alguém que cometeu suicídio (a menos que declarem claramente suas razões para suas ações, explicando assim as coisas por si mesmas).

Qual, então, das questões bíblicas? E a questão do pecado e da salvação?

Falando no funeral de Jarrid, Greg Laurie, o pastor sênior da igreja onde Jarrid serviu, disse o seguinte: “Quando você se coloca diante de Deus, não será julgado pela última coisa que fez antes de morrer. Você será julgado pela última coisa que Jesus fez antes de morrer. Ele morreu pelo seu pecado. “

Aqui, o pastor Laurie faz uma observação importante.

Muitos cristãos pensam que se eles não confessarem todos os pecados que cometem todos os dias, se morrerem durante o sono, irão para o inferno. Ou, se eles perdem a paciência na estrada, gritando com um motorista que os interrompe e depois morrem em um acidente de carro, eles irão para o inferno porque não tiveram tempo de se arrepender.

Esse é um verdadeiro equívoco, que pode produzir condenação, medo e escravidão. (Lembre-se de que escrevo essas palavras como alguém que acredita na importância da confissão do pecado e como um dos oponentes mais conhecidos da doutrina chamada hiper graça .)

Mas não somos salvos ou perdidos com base em um pecado específico que cometemos (ou não cometemos). Somos salvos com base em nossa fé na morte e ressurreição de Jesus, que então se torna nosso Senhor e nos chama para viver uma nova vida.

E se rejeitarmos o senhorio de Deus quando formos salvos? E se nos afastarmos dele e negá-lo? Podemos então perder nossa salvação?

Acredito que as Escrituras ensinam que essa é uma possibilidade distinta e real. Não vamos jogar com uma salvação tão grande! (Estou ciente, é claro, de que há um grande debate entre os cristãos sobre esse assunto.)

É possível, então, que alguém que cometa suicídio possa fazê-lo como um ato de desafio e rebelião contra Deus, rejeitando assim Seu senhorio?

Isso também é possível. Mas, a menos que tenhamos evidências claras de que esse é o caso, quando ouvimos falar de um crente que cometeu suicídio, especialmente um que sofria de depressão grave, devemos acreditar e esperar o melhor.

Uma pessoa que telefonou para meu programa de rádio descreveu o que aconteceu com seu irmão, que voltou do Afeganistão sofrendo de TEPT (Estresse pós traumático) Ele era um crente comprometido, mas agora estava agindo irracionalmente, bebendo e perdendo a paciência. Então ele se suicidou.

Ele cometeu o pecado imperdoável? Eu duvido seriamente.

O pastor Jarrid cometeu o pecado imperdoável? Não vejo nenhuma evidência disso.

E é por isso que a esposa de Jarrid foi rápido para postar que, no meio de sua própria agonia, seu “doce marido” estava “na presença de Jesus,” livre de dor no passado. Que o Senhor derrame a Sua misericórdia nesta família ferida!

Ao mesmo tempo, precisamos fazer o nosso melhor para instar aqueles que estão lutando para continuar, ajudando-os de alguma maneira a ver que existe uma maneira de encontrar liberdade aqui neste mundo. O suicídio nunca é a melhor opção. Com Deus, a cura e a libertação são possíveis no aqui e agora.

Também precisamos ajudar a convencê-los de que não apenas os amamos, mas também precisamos deles, e se eles tiram suas próprias vidas, estão nos privando também.

Sei que o pastor Jarrid procurou ajudar os outros exatamente dessa maneira, com base no que li sobre ele. Agora, só posso orar para que, em vez de sua morte levar outros a tirar a própria vida, seu suicídio seja um chamado profundo para a igreja.

Muitos estão sofrendo, bem em nosso meio – talvez, em nossas próprias famílias – e simplesmente não o reconhecemos. Muitos estão sofrendo que não podemos imaginar.

Que possamos fornecer o apoio, o amor e a ajuda de que eles precisam – em última análise, através da graça do Senhor – que os farão apreciar a vida, se apegar à vida e levar vida aos outros.

Que a morte de Jarrid Wilson traga vida a outros, e que a escuridão dê lugar à luz.

por: Dr. Michael Brown

traduzido e adaptado por: Pb. Thiago Dearo

Deixe sua opinião