O incrível impacto de Jesus Cristo

E se não houvesse Jesus? O canibalismo, o sacrifício humano e o abandono de crianças provavelmente ainda seriam amplamente praticados, como eram antes da influência cristã.

677
Uma vista do Coliseu durante o Caminho da Cruz na posse do Papa Francisco em 14 de abril de 2017 em Roma, Itália. Foto de Franco Origlia / Getty Images) | Franco Origlia / Getty Images

Vinte e cinco anos atrás, D. James Kennedy e eu lançamos um livro chamado E se Jesus nunca tivesse nascido?  Acabou se tornando um best-seller.

A mensagem é muito simples:  como  Jesus nasceu, observe todas essas incríveis bênçãos que temos em todo o mundo.

Por exemplo, a igreja cristã criou o fenômeno do hospital e criou hospitais em todo o mundo. O cristianismo inspirou algumas das melhores músicas e artes do mundo e expandiu a educação da elite para as massas – até criando a entidade da universidade.

Aqui estão apenas alguns exemplos da influência do cristianismo, detalhados um pouco: Antes da vinda de Cristo, a vida humana neste planeta era dispensável. Ainda hoje, em partes do mundo onde o Evangelho de Cristo ou o Cristianismo não penetrou, a vida é extremamente desvalorizada. O cristianismo preencheu a lacuna entre os judeus – que primeiro receberam a revelação divina de que o homem foi feito à imagem de Deus – e os pagãos, que atribuíram pouco valor à vida humana. Enquanto isso, enquanto no Ocidente pós-cristão continuamos a abandonar nossa herança judaico-cristã, a vida está ficando mais desvalorizada uma vez mais.

No mundo antigo, o sacrifício de crianças era uma prática comum. Na Roma antiga, os bebês eram frequentemente deixados para morrer se o pai não os quisesse. Muitos cristãos salvaram esses bebês e os criaram na fé cristã e ajudaram a mudar a maré. Por meio de Sua igreja, Jesus finalmente pôs fim ao infanticídio no mundo romano. 

O cristianismo também ajudou a cessar as disputas de gladiadores – onde os escravos seriam forçados a lutar até a morte pelo entretenimento das multidões. E o cristianismo aboliu a escravidão no mundo antigo e depois novamente no mundo moderno.

O cristianismo conseguiu interromper a prática na Índia de queima de viúvas. Muitas vezes uma jovem se casaria com um homem mais velho. Quando ele morresse, ela seria queimada até a morte na pira funerária dele … até que os missionários se agitassem para acabar com isso. Onde quer que o Evangelho realmente tenha penetrado, o valor da vida humana aumentou muito.

Aqui está outro exemplo: o cristianismo e a Bíblia ajudaram a dar à luz a ciência moderna, começando no final da Idade Média. A crença de que um Deus racional criou um universo racional inspirou tantos cientistas a se envolverem na exploração científica, procurando catalogar as leis que o Criador havia imprimido em Sua criação.

Os primeiros cientistas pensavam em si mesmos como “pensando os pensamentos de Deus depois Dele” (nas palavras do astrônomo Johannes Kepler).

A Royal Society na Inglaterra foi o primeiro grupo científico chave – que é a mais antiga associação científica ainda em operação – e foi fundada em uma faculdade puritana na década de 1660. Até filmei uma entrevista na Royal Society de Londres (nesta mesma tese).

Praticamente todos os fundadores de todos os principais ramos da ciência eram cristãos que criam na Bíblia. Documentamos isso no livro com uma longa lista. Um desses homens, Sir Isaac Newton, foi um dos maiores cientistas que já existiram – e ele era um crente comprometido que escreveu mais sobre a Bíblia e a teologia do que sobre ciência.

Aqui está outro exemplo: a América como nação foi amplamente estabelecida e fundada pelos cristãos pela liberdade religiosa, que eles eventualmente estenderam a pessoas de outras religiões ou sem fé.

George Washington, o pai dos EUA, disse que, a menos que imitemos “o autor divino de nossa abençoada religião”, significando Jesus, nunca poderemos esperar ser uma nação feliz.

John Adams observou: “Não temos um governo armado com poder capaz de enfrentar paixões humanas desenfreadas pela moral e pela religião. … Nossa Constituição foi feita apenas para um povo moral e religioso. É totalmente inadequado para o governo de qualquer outro. ”

A essência da América é que nossos direitos vêm do Criador, e nosso governo foi estabelecido com base nisso. Como JFK colocou em seu discurso inaugural: “Os direitos do homem não vêm da mão generosa do estado, mas da mão de Deus”.

Em resumo, somos herdeiros de uma grande civilização, graças em grande parte ao cristianismo e à Bíblia. No entanto, como Esaú, que vendeu sua primogenitura por uma única refeição, parecemos empenhados em trocar nossa herança por uma bagunça.

E se não houvesse Jesus? Não haveria salvação, nem Exército de Salvação, nem Cruz Vermelha, nem YMCA. Muitas das línguas definidas para a escrita provavelmente nunca teriam sido codificadas, uma vez que os missionários não teriam motivos para isso. Muitos dos bárbaros de todo o mundo nunca teriam sido civilizados. O canibalismo, o sacrifício humano e o abandono de crianças provavelmente ainda seriam amplamente praticados, como eram antes da influência cristã.

Parafraseando CS Lewis, se Jesus nunca tivesse vindo, seria “sempre inverno, mas nunca natal”.

Deixe sua opinião