“Estou curada!”, diz Anne Graham após última quimioterapia contra o câncer

Anne Graham um ano após o diagnóstico de câncer de mama, diz que a alegria 'nunca me deixou' e termina seu tratamento contra a doença.

233
Anne Graham ensina no Billy Graham Training Center em The Cove em Asheville, Carolina do Norte, em 24 de agosto de 2019. Foto cedida por Billy Graham Evangelistic Association

A jornada de Anne Graham Lotz tem sido difícil ultimamente: um ano atrás, três anos após a morte de seu marido e seis meses após o funeral de seu famoso pai evangelista, ela foi diagnosticada com câncer de mama.

Mas a professora de Bíblia e filha de Billy Graham, aos 71 anos, diz que se recusou a desistir da esperança e que sua fé permanece constante.

A vida cristã é muito mais do que apenas ser salva do inferno e muito mais do que apenas ir para o céu – louvo a Deus por ambas as coisas“, disse ela. “É mais do que apenas uma lista de verificação do que fazer e não fazer. É um relacionamento vibrante e vivo, e é suficiente para levar você pelas coisas mais difíceis. ”

Ao concluir seu tratamento contra o câncer esta semana, Lotz está novamente livre para viajar para aparições públicas – incluindo uma visita à Biblioteca Billy Graham em Charlotte, Carolina do Norte, no dia 3 de outubro – enquanto promove seu último livro, “Jesus em Mim: Experimentando o Espírito Santo como um companheiro constante.”

Lotz, que pertence a uma igreja afiliada à Convenção Batista do Sul, mas se identifica simplesmente como “seguidora de Jesus”, conversou com o Religion News Service na segunda-feira (23 de setembro) sobre enfrentar o câncer, ser viúva e órfã e definir o Espírito Santo.

Veja um resumo da entrevista abaixo:

Como você está, especialmente devido ao seu diagnóstico de câncer de mama no ano passado?

Eu acho que estou indo bem. Pelo que o médico disse, não há marcadores reais para esse tipo de câncer. Então eu acho que eles terminam os tratamentos e depois de cinco anos, se eu ainda estiver limpa, eles consideram terminado. Eu fiz minha última infusão (terça-feira). Então, eu estou muito feliz por deixar tudo isso para trás. E eu vou levar um dia de cada vez.

Tem sido um ano difícil, mas eu lhe digo: O Senhor tem sido tão fiel. E eu olho para trás neste ano e o que se destaca não é a dor, o sofrimento e tudo isso. São as bênçãos de Deus. Ele derramou suas bênçãos para realmente se equilibrar e tirar o aguilhão de tudo isso. Então, eu estou muito agradecida.

Como sua fé o ajudou a lidar com esses vários aspectos do seu tratamento?

Deus me prometeu promessa após promessa durante todo este tratamento. E creio que desde o início, quando ouvi pela primeira vez, senti que ele falou comigo (da Carta do Novo Testamento) de Tiago, capítulo 5, dizendo que eu seria curada pelas orações de outros: “Ore por um ao outro que você seria curado. ”

E então publiquei nas mídias sociais, pedindo às pessoas que orassem e acreditei que, se o fizessem, eu seria curada e as pessoas se uniram. Havia dezenas de milhares de pessoas em todo o mundo que estavam orando por mim e acredito que Deus ouviu e respondeu às suas orações.

Eu sei que há uma cura maior que a cura física e é a ressurreição, então se eu morrer e Deus me levar para o céu, eu estou bem com isso. Mas sinto que ele me disse que estou fisicamente curada neste momento.

Você escreveu que seu diagnóstico a levou a considerar as muitas outras pessoas que sofrem de câncer. Você espera que sua experiência expanda seu ministério?

Já existe e não é meu ministério que quero expandir. Está alcançando mais pessoas para que elas saibam que, se Deus estava lá por mim durante tudo isso, ele estará lá por elas. Às vezes, quando as pessoas têm um diagnóstico como o meu, uma das primeiras reações é “Deus, por que eu?”. Talvez acham que Deus não os está abençoando porque não são saudáveis ??ou que, de alguma maneira, Deus os está punindo ou fez algo errado. E sinto que uma das razões pelas quais Deus me permitiu ter isso é mostrar a eles e dizer que o câncer não é um castigo.

Por que você decidiu dedicar seu livro sobre o Espírito Santo aos solitários?

Quatro anos atrás, meu marido foi para o céu. Eu o conheci aos 17 anos. Casei-me com 18 anos. Ele era o centro da minha vida há 49 anos. E então ele se foi. Minha família se uniu ao meu redor. Eles eram tão preciosos. Mas, ainda assim, há momentos durante o dia em que ninguém está por perto. Quando ele se foi, eu percebi que sou eu quem dará conselhos e sabedoria e será a pessoa que a família vem. Não é um fardo, mas é uma responsabilidade muito séria e, por isso, me senti sozinha nesse sentido.

Quando papai foi embora, é claro, e então eu (fui) confrontada com câncer, com esta enorme decisão: para onde vou? Mas eu não tinha ninguém, não tinha marido a quem recorrer, para conversar. Eu não tinha um pai para onde correr.

Há uma solidão em ser viúva e órfã. Embora o testemunho neste livro seja de que não estou sozinha, sinto que pessoas como eu podem estar sozinhas e tenho um coração por elas. Mas o Espírito Santo é o antídoto de Deus para a solidão. Porque não estive sozinha e experimentei sua companhia constante. Mas não tenho certeza de que eu estaria tão ciente disso se tivesse meu marido e meu pai.

Como você resumiria brevemente o que ou quem você pensa que o Espírito Santo é e não é?

O Espírito Santo é Jesus sem pele, o Jesus invisível. Ele é uma pessoa distinta e separada, com sua própria mente, vontade e emoções, mas, assim como Jesus representa exatamente Deus, o Pai, o Espírito Santo representa exatamente Jesus. Mas ele é invisível e está disponível para viver dentro de nós quando chegamos a Jesus pela fé, confessamos nossos pecados, pedimos que ele nos perdoe, que entre em nossos corações. Jesus não entra em nós porque está no corpo de um homem, vivendo no céu, se preparando para voltar e governar o mundo. Mas ele entra, ele honra esse convite e nos dá o Espírito Santo para viver dentro de nós. Então o Espírito Santo é Jesus em mim, uma pessoa separada – eu quero ser claro sobre isso – mas ele é o Jesus invisível dentro de mim.

Ao lidar com os tratamentos contra o câncer, como você lida com os efeitos colaterais, incluindo a perda de seu cabelo na altura dos ombros, marca registrada?

(Risos) Com uma peruca. Lembro-me de quando o médico me disse que eu ia perdê-lo e apenas dei de ombros e disse: “O cabelo voltará a crescer”. Todas as mulheres entendem que é uma coisa difícil. E foi difícil quando eu fui ao meu cabeleireiro e ele só teve que me barbear. Mas ele fez isso divertido. Nós brincamos e rimos e então ele tinha uma peruca que ele colocou em mim e, e é assim que as coisas são. Quando vou ao hospital, há mulheres carecas, mulheres com lenços, mulheres com perucas, meio que em um clube e tudo bem. Estou ansiosa para o meu cabelo voltar, mas, só vou ser honesto, ele voltou tão apertado e encaracolado. Até o meu cabeleireiro não pode fazer nada com isso. Então, quando você me vir, por enquanto estou usando uma peruca. Isso está ok. É apenas uma coisa secundária.

Você descreveu viajar com suas filhas em sua primeira viagem ao centro de câncer de mama e louvar a Deus pelo caminho. Como você encontrou alegria no meio de sua jornada contra o câncer e continua ou é difícil de encontrar às vezes?

Não, continuou. Isso nunca me deixou. E acho que parte disso tem a ver com perspectiva. Se você se dedica a isso com o seu foco na dor e no sofrimento e em “Por que eu?” E “Onde está Deus?” E todo esse tipo de bobagem, então simplesmente desce, desce, desce.

Mas se você se focar em Deus – eu sei que não o pegou de surpresa. Eu sei que isso não foi um acidente. Eu sei que isso faz parte do propósito dele para a minha vida. Mas agora, Senhor, como você deseja usá-lo?

Toda vez que eu passei, houve o que eu chamo de compromissos divinos, onde você sente que Deus o tem lá exatamente para encorajar alguém, elevar alguém, ser uma bênção para alguém. E eu fui abençoada. Então, são quase pequenas viagens missionárias, pequenas viagens ministeriais. Você olha para ele, sabendo que Deus está com você, que ele tem um propósito nisso e procurando maneiras pelas quais eu possa alcançar e que possa ser uma bênção e encorajamento para outra pessoa.

Deixe sua opinião