A grande fé de uma mãe – Feliz Dia das Mães

Neste dia designado para homenagear as mães e figuras maternas em nossa vida, minha mente se volta para uma mulher de grande fé sobre a qual lemos no evangelho do apóstolo Mateus.

446

Neste dia designado para homenagear as mães e figuras maternas em nossa vida, minha mente se volta para uma mulher de grande fé sobre a qual lemos no evangelho do apóstolo Mateus. Não sabemos seu nome, mas suas palavras e ações foram tão incríveis, tão audaciosas, que foram escritas, incluídas no cânone bíblico e estudadas até hoje.

Ela era uma mulher cananéia que tinha uma filha oprimida por um demônio, uma filha por quem ela faria qualquer coisa (Mateus 15:21-28). Um dia, Jesus se aventurou em Tiro e Sidon, que era território gentio. Foi lá que essa mulher o encontrou.

“Tem misericórdia de mim, ó Senhor, Filho de Davi”, disse ela. “Minha filha está severamente oprimida por um demônio.”

Evidentemente, a mãe foi persistente, porque os discípulos reclamaram com Jesus: “Manda-a embora, porque ela está clamando por nós”.

Finalmente, Jesus falou, dizendo que ele foi enviado apenas para as ovelhas perdidas de Israel. Implacável, a mulher implorou a Jesus que ajudasse sua filha. Então ele a chamou de cachorro. Ao que ela respondeu: “Sim, Senhor, mas mesmo os cães comem as migalhas que caem da mesa de seu dono.”

Em resposta, Jesus disse: “Ó mulher, grande é a tua fé! Seja feito para você como você deseja. ”

Essa mãe havia sido rejeitada por Jesus duas vezes. Mas ela amava sua filho e sua fé era grande. Ela é um grande exemplo para nós hoje, e o próprio Jesus celebrou sua fé.

Mas por que? Acho que há dois motivos:

Sua fé era ousada.

Embora essa mãe fosse cananéia, ela de alguma forma ouviu falar de Jesus. Talvez ela tenha pensado: “Se Jesus é quem afirma ser, então ele pode curar minha filha”. Ela veio a Jesus com a esperança de que ele pudesse salvar sua filha. E ela veio com uma fé ousada, caindo aos pés de Jesus e clamando por ele – ela quebrou todas as regras sociais e religiosas da época.

Mas Jesus a ignorou. Mamães, algumas de vocês podem sentir que Deus não ouviu nem respondeu às suas orações. Você se pergunta se Deus é real por causa de seu silêncio.

Sabemos pelas Escrituras que Jesus nunca foi apático. Sua morte e ressurreição testificam da misericórdia e graça que estão disponíveis a todos os que o invocam. A interação de Jesus com essa mulher era aparentemente estranha para ela.

Então, o que estava acontecendo naquele momento? Acho que Jesus estava extraindo a fé dessa mãe. A cura está para vir e ele está dando aos seus discípulos, e portanto a todos nós que o seguiríamos, uma lição sobre uma fé determinada que se recusa a ceder.

Mães, nunca desistam de seus filhos ou de Deus, mesmo quando acreditar parece impossível ou tolice. Nunca pare de orar porque a resposta virá no tempo e no caminho de Deus. Pode ser mais cedo do que você pensa.

Sua fé era humilde, mas persistente.

Quando Jesus finalmente se dirigiu a essa mãe, ele a chamou de cachorro. Novamente, o xingamento parece inconsistente com o caráter de Jesus – especialmente porque ele passou muito tempo com aqueles que foram rotulados de “pecadores”. Este é o teste número dois.

Nesse ponto, eu teria desistido. Mas essa mãe não.

Ela não debateu, ficou com raiva ou foi embora. Em vez disso, ela se manteve firme e humildemente o lembrou de que o que ele tinha estava disponível para ela, apesar de sua posição social.

Isso pode parecer estranho para alguns, mas acho que é isso que Deus quer que façamos. Ele quer que o lembremos de suas promessas, do que ele nos revelou. Ele quer que o lembremos de seu personagem porque, ao fazer isso, estamos lembrando a nós mesmos.

Hebreus 4:16 nos diz: “Aproximemo-nos, pois, com confiança do trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça para socorro na hora de necessidade.” Isso é exatamente o que essa mãe fez. E sua fé foi recompensada.

O Dia das Mães é alegre para algumas e doloroso para outras. Sei que as responsabilidades são pesadas e às vezes deve parecer opressor ser mãe em meio à violência, medo e doença. Seu amor e liderança em sua família e sua comunidade são inestimáveis. Você está moldando esta geração e as gerações futuras. Seus corações, mães, fazem toda a diferença.

Daqui a cem anos e depois, seu coração para Deus ainda estará batendo na vida de seus filhos e dos filhos de seus filhos. Muitos de nós, inclusive eu, somos testemunhas dessa verdade hoje. Reconhecemos que é a herança de nossa própria família e de nossas próprias mães, avós e suas mães anteriores que nos trouxe à fé em Jesus.

Continue orando, persistindo, continue suplicando. E com uma grande fé, continue acreditando.

por: Dr. Jack Graham é pastor da Igreja Batista Prestonwood

traduzido e adaptado por: Pb. Thiago D. F. de Lima

Deixe sua opinião