A alegria vem da generosidade

Talvez você esteja cedendo por pressão ou compulsão — e se sinta infeliz. Tente isto: dê com alegria, sabendo que Deus é sempre generoso em suprir suas necessidades. Afinal, ele já lhe deu o maior presente de todos, o dom da salvação por meio de seu Filho, Jesus Cristo.

320

Há mais felicidade em dar do que em receber.”

Atos 20:35

Quando se trata de generosidade, uma das melhores maneiras de aprender é com os exemplos dos outros.

Aprendi a ser generoso com meus pais. Eu cresci vendo eles doarem tantas coisas na vida. Eles deram hospitalidade, renda e comida. Eles doaram tempo, energia e esforço. Eles estendiam seus dons e recursos com a mão aberta e eram algumas das pessoas mais alegres que já conheci.

A Bíblia oferece outro grande modelo de generosidade: a igreja na Macedônia. Aqui está o que o apóstolo Paulo disse sobre eles: “Queremos que você saiba o que a graça de Deus realizou nas igrejas na Macedônia. Eles foram severamente testados pelos problemas pelos quais passaram; mas a alegria deles foi tão grande que eles foram extremamente generosos em suas doações, mesmo sendo muito pobres” ( 2 Coríntios 8:1-2).

Observe como a igreja na Macedônia teve seus próprios problemas para lidar. Eles foram “severamente testados” porque viveram durante o Império Romano, quando Nero era imperador. Era uma época em que ser cristão podia levar a uma sentença de morte. Os macedônios não só estavam sendo perseguidos por sua fé, mas também eram extremamente pobres e talvez precisassem de ajuda financeira.

Mas porque “sua alegria era tão grande”, suas circunstâncias difíceis não os impediam de ser “extremamente generosos em suas doações”. Eles não deram por dever ou obrigação. Eles deram de alegria. 

A Bíblia diz: “Há mais felicidade em dar do que em receber” (Atos 20:35).

Quando eu era criança, não acreditava nesse versículo. Eu era imaturo e achava que era mais divertido receber do que dar. E o Natal sempre foi sobre mim: “O que vou ganhar?” 

Mas quando meus pais me ensinaram o valor da generosidade, comecei a sentir a alegria de dar. Aos poucos, comecei a amadurecer e a entender que realmente há mais alegria em dar do que em receber. 

Talvez você esteja cedendo por pressão ou compulsão — e se sinta infeliz. Tente isto: dê com alegria, sabendo que Deus é sempre generoso em suprir suas necessidades. Afinal, ele já lhe deu o maior presente de todos, o dom da salvação por meio de seu Filho, Jesus Cristo.

Deixe sua opinião