A adoração da sua igreja é mais pagã do que cristã?

É por isso que tantas igrejas sucumbem em oferecer vários estilos de cultos de adoração.

774

Há um grande mal-entendido nas igrejas quanto ao propósito da música no culto cristão. As igrejas rotineiramente anunciam sua adoração “transformadora” ou “dinâmica” que irá “aproximar você de Deus” ou “mudar sua vida”.

Certos CDs de adoração prometem que a música “permitirá que você entre na presença de Deus”. Até mesmo um panfleto de uma conferência recente para líderes de louvor se orgulhava dizendo:

Junte-se a nós para um ensino dinâmico para colocá-lo no caminho certo e uma adoração inspiradora, onde você pode encontrar Deus e receber a energia e o amor de que precisa para ser um motivador e agitador no mundo de hoje… Junto com nosso programa de ensino estão eventos de adoração que o colocam em contato com o poder e o amor de Deus.”

O problema com o panfleto e com muitos anúncios da igreja é que esses tipos de promessas revelam um erro teológico significativo. A música é vista como um meio para facilitar o encontro com Deus; isso nos levará para mais perto de Deus. Nesse esquema, a música se torna um meio de mediação entre Deus e o homem. Mas essa ideia está mais próxima de práticas pagãs extáticas do que da adoração cristã.

Jesus é o único mediador entre Deus e o homem. Só Ele é quem nos leva a Deus. As noções populares, mas erradas, a respeito da música de adoração minam esta verdade fundamental da fé cristã. Também é irônico que, embora muitos cristãos neguem o papel sacramental das ordenanças que o próprio Senhor deu à igreja (batismo e Ceia do Senhor), eles estão ansiosos para conceder poderes sacramentais de música. 

Música e “a experiência de adoração” são vistas como meios pelos quais entramos na presença de Deus e recebemos seus benefícios salvadores. Simplesmente não há nenhuma evidência nas Escrituras de que a música media encontros ou experiências diretas com Deus. Esta é uma noção pagã comum. Está longe de ser cristão.

Em seu útil livro True Worship (Adoração Verdadeira), Vaughan Roberts oferece quatro consequências de ver a música como um encontro com Deus. Vou resumi-los.

1. A Palavra de Deus é negligênciada.

Em muitas igrejas e reuniões cristãs, não é incomum que a Palavra de Deus seja negligenciada. A música dá às pessoas a indescritível “aljava de fígado”, enquanto a Bíblia é mais mundana. Os púlpitos encolheram e até desapareceram enquanto as bandas e a iluminação aumentaram. Mas a fé não vem da música, de experiências dinâmicas ou de supostos encontros com Deus. A fé nasce através da proclamação da Palavra de Deus (Rm 10:17).

2. Nossa garantia está ameaçada.

Se associarmos a presença de Deus a uma experiência ou emoção particular, o que acontece quando não a sentimos mais? Procuramos igrejas cuja banda de louvor, orquestra ou órgão de tubos produzam em nós os sentimentos que perseguimos. Mas a realidade de Deus em nossas vidas depende da mediação de Cristo, não de experiências subjetivas.

3. Os músicos recebem status sacerdotal.

Quando a música é vista como um meio de encontrar Deus, os líderes de louvor e músicos são investidos de um papel sacerdotal. Eles se tornam aqueles que nos levam à presença de Deus, em vez de Jesus Cristo, o único que já cumpriu esse papel. 

Compreensivelmente, quando um líder de louvor ou banda não me ajuda a experimentar Deus, eles falharam e devem ser substituídos. Por outro lado, quando acreditamos que eles nos moveram com sucesso para a presença de Deus, eles atingirão em nossas mentes um status que é muito alto para o seu próprio bem.

4. A divisão é aumentada.

Se identificarmos um sentimento como um encontro com Deus, e apenas um tipo particular de música produz esse sentimento, então iremos insistir que a mesma música seja tocada regularmente em nossa igreja ou reuniões.

Contanto que todos compartilhem nossos gostos, não haverá problema. Mas se outros dependem de um tipo diferente de música para produzir o sentimento que é importante para eles, então a divisão é cultivada. E porque rotineiramente classificamos sentimentos particulares como encontros com Deus, nossas demandas sobre o que os produziu tornam-se muito rígidas. 

É por isso que tantas igrejas sucumbem em oferecer vários estilos de cultos de adoração. Ao fazer isso, eles inadvertidamente sancionam a divisão e o egocentrismo entre o povo de Deus.

As Escrituras estão cheias de exortações ao povo de Deus para cantar e fazer música para o Senhor. Nosso Deus teve a graça de nos dar esse meio de adorá-Lo. Mas é importante entender que a música em nossa adoração tem dois propósitos específicos: honrar a Deus e edificar nossos irmãos na fé. Infelizmente, muitos cristãos tendem a conceder à música um poder sacramental que as Escrituras nunca conferem a ela.

por: Todd Pruitt

traduzido e adaptado por: Pb. Thiago D. F. Lima

Deixe sua opinião