Vale tudo para crescer numericamente?

455
“A Ordem é Crescer!”
Mas será que vale tudo pra alcançar este objetivo?
Não haveria nada de errado nesta máxima do ponto de vista bíblico inclusive a Bíblia sempre deu a entender que a Igreja cresceria e muitos seriam alcançados pelo Evangelho de Cristo, “As Boas-Novas”. O grande problema desta máxima é de que forma a Igreja deve crescer e para que.

O que vemos hoje é que muitos desejam o crescimento da Igreja a qualquer custo, não importando a forma como se faz isso.
Vale tudo para encher os templos.
O importante é ter-se megas-Igrejas com milhares de membros, se são atendidos não importa, se estão salvos não noticias-gospel-megaigreja-crescerimporta, se estão crescendo espiritualmente não importa, se vieram a Igreja buscar a Deus não importa, se entenderam o Evangelho não importa. O que importa é o templo estar lotado, abarrotado de pessoas.
E para isso usa-se toda forma de atrativos para chamar e manter a atenção das pessoas. Os cultos têm que ser agradáveis a eles, nada pode entristecê-los ou chateá-los.  Não se pode confrontar os seus pecados com a verdade da Bíblia, não se fala em inferno muito menos em diabo. O sermão tem que ser sempre para motivar, para falar de bênçãos, nunca para que a pessoa tome uma posição ao lado de Deus, nunca para modificar e transformar vidas. Dizem eles: “Não, isso não pode, eles podem não gostar, afinal de contas a vida já nos proporciona tantos problemas, não é mesmo?”
Tudo tem que ser feito para entretê-los e mantê-los felizes. Ora, isso não é uma Igreja evangélica, isso no máximo é um clube ou um teatro, nunca uma Igreja que prega a Cristo.
O que esses não entendem é que o crescimento numérico é conseqüência do andar da Igreja, é algo natural, pois é dado por Deus. Não podemos de forma alguma achar que isso depende do que fazemos ou do que inventamos. Isso depende de Deus. Façamos nossa parte  pregando o Evangelho, indo buscar  os perdidos, e veremos como Deus é fiel para acrescentar a Igreja novas pessoas salvas. Quantas vão ser salvas? Não sei, mas estas verdadeiramente serão salvas  porque se seguiu a metodologia bíblica a qual nos foi ensinada por Deus, elas não virão a Igreja atrás de outras atividades e ficarão por causa delas, virão atrás de Deus e ficarão por causa dEle.
É triste ver tanto tempo e dinheiro gasto para lotar templos e quando estes estão lotados, não se aproveita para pregar o verdadeiro Evangelho de Cristo. Apenas se organiza e planejam-se atrações para divertir e entreter o povo.
Creio que isso acontece porque já no princípio destes trabalhos, a motivação não foi a de levar pessoas perdidas e condenadas a presença de Deus para então segundo Sua vontade serem transformadas, restauradas e salvas do inferno. Então o que acontece é o que já havia sido planejado, uma grande farsa usando o nome de Cristo.
Você, caro leitor, pode estar pensando que estou sendo muito radical e duro em minhas palavras, mas quero que você raciocine comigo um pouco sobre este assunto. Veja, o Senhor Jesus Cristo deu Sua vida, e sofreu muito para isso acontecer, deixou-nos Sua Palavra escrita para que pudéssemos saber o que fazer e como fazer, deixou-nos o Espírito Santo que habita em todo salvo para termos condições de realizar a missão que nos determinou e manda que obedeçamos suas orientações e preguemos o Evangelho a todos que tivermos contato. Bem, este é o plano de Deus e a parte que cabe ao crente neste plano. A Igreja foi criada para esta missão.
O que acontece então em muitas Igrejas hoje ?
Não pregam, não ensinam, não educam, não advertem, não repreendem, não discipulam, apenas reúnem multidões para divertimentos, entretenimentos, apresentações, desfiles, marchas, shows, e tantas outras coisas. E esquece-se do principal, a pregação da Palavra de Deus, esta é que desperta a fé do ouvinte (Romanos 10: 16,17).
Se utilizam de métodos anti-bíblicos para atrair as pessoas e ao atraí-las, se utilizam de outros métodos anti-bíblicos para conseguirem mantê-las vindo regularmente aos seus templos.
Vou  exemplificar o que estou afirmando:
Um método muito usado é o de atingir as necessidades das pessoas com promessas de curas, prosperidade financeira e  sucesso em todas áreas da vida.
Quando atraídas por estas promessas as pessoas vão até estas Igrejas e são então ludibriadas e atingidas em  suas emoções e levadas a acreditar que para conseguirem o que querem tem que cumprir uma lista de campanhas, rituais místicos e contribuições além de suas posses. Ficam presas pela ilusão de ter o que é prometido. Com certeza, os templos destas Igrejas vão sempre estar lotados, quem não quer ser rico, sadio e bem-sucedido em tudo? Mas a que preço?
Outro método também muito usado para encher templos é o de venha ser feliz conosco. É o conceito de igreja agradável, confortável.
Não precisa mudar sua vida, seus costumes, seu jeito, seu linguajar, sua roupa, sua forma de viver, não precisa mudar nada, venha ser feliz aqui. E dizem estes: “além de não precisa mudar nada, aqui  você estará agradando a Deus e servindo-o”.
Quem não  aceitará um convite destes? Muitos jovens vão a estes lugares e encontram lá tudo que esperavam, shows, muita música do jeito que gostam (heavy metal, funk, rap, samba, etc), gente bonita, danças, bandas, artes cênicas, enfim tudo que gostam.
E assim ficam ali e freqüentam regularmente e convidam outros a virem também.
Infelizmente o principal é também esquecido, muitos daqueles que foram para uma Igreja assim e ficaram durante muitos anos chegam a triste conclusão que perderam tempo precioso pois podiam ter aprendido muito sobre a Bíblia e ter convivido mais com Deus e apenas ficaram se satisfazendo durante anos. Mas este tipo de Igreja sempre vai  estar lotada de pessoas.
Quero mais uma vez ressaltar que não sou, a princípio, (com algumas exceções como funk e similares), contra este tipo de atividade nas Igrejas evangélicas. Sou sim contra a inversão de valores que infelizmente é gritante nestes casos. Podemos como povo de Deus, nos divertir prudentemente e também termos atividades em nosso meio para confraternização de uma forma geral, sempre com critérios bíblicos bem firmados, obviamente.
Porém, essas confraternizações e tudo o mais que venha a partir delas é secundário, o importante, essencial e prioritário é cumprir a missão da Igreja. O culto é para Deus, não para as pessoas, sou  obrigado a repetir. Não temos o direito de encher nossos templos nos utilizando de formas e métodos que não são coerentes com esta missão. Não estamos aqui nessa terra para entreter os perdidos, mas sim apara advertí-los do perigo que correm e pregar-lhes a salvação em Cristo.
A pregação evangélica não é para divertir, é para advertir!
Os nossos templos não são construídos para encontros sociais ou desfiles de talentos! Somos embaixadores de Deus com uma missão a cumprir. Estamos inseridos no plano de Deus como peças atuantes aqui na Terra. Devemos fazer nossa parte ou sofrer as conseqüências de nossa negligência.
Encher os templos não é nossa missão, inventar métodos para isso não é nossa missão, enganar  as pessoas para voltarem a nossos templos não é nossa missão e é pecado inclusive, e por fim agradar as pessoas não é nossa missão.
Em nenhuma passagem bíblica, encontramos a orientação para enfatizarmos o número de pessoas ou  o crescimento numérico, mas sim todo o contexto bíblico ensina a dar ênfase  à pregação da Palavra de Deus para salvação do perdido, a  edificação do já salvo e a evangelização pessoal dos incrédulos.
Vamos cumprir nossa parte, deixemos os números para Deus administrar, Ele sabe bem como fazer isso.
“Que  sejamos cheios do Espírito Santo e que nossos templos sejam cheios de pessoas ávidas a ouvir a Deus e levadas por Ele a crer, não por que usamos métodos para atraí-las mas porque  o próprio Deus as atraiu, usando-nos conforme Seus métodos já revelados na Bíblia, desta forma a Igreja estará cheia da Glória de Deus”
“… e o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.” (Atos 2: 47b)

Deixe sua opinião