Gênesis 26:1-4
1 – E HAVIA fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar.
2 – E apareceu-lhe o SENHOR, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser;
3 – Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai;
4 – E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra;
5 – Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.
6 – Assim habitou Isaque em Gerar.
12 – E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava.
13 – E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso.

Há momentos na vida em que algumas circunstâncias nos fazem criar projetos imediatistas a fim de que tenhamos a solução para alguns problemas. Às vezes é uma crise no casamento e pensa-se logo em separação, não é verdade? Não é o que o mundo ensina? “Casou, não deu certo, separa!” Em outro momento a sua empresa passa por sérias dificuldades, você tem que fechar as portas e você diz: “Nunca mais vou abrir outro negócio na minha vida, isso não é para mim!” É um filho que é dependente químico e se diz: “Esse moleque não tem jeito não, vai viver sempre nessa vida, é melhor mandar ele pra bem longe daqui!” É um desentendimento dentro da igreja, dentro do ministério e você logo projeta: “Vou sair daqui, é só perseguição, é só humilhação, é só cobrança, vou para aquela igreja porque lá é diferente!”

Outro dia recebi um e-mail de uma irmã me relatando seu drama com o marido dependente químico e ela se dizia perseguida, ameaçada, e me pedia então para orar a Deus para que Deus o matasse. Algo que não posso fazer, mesmo compreendendo o sofrimento da irmã. Não posso fazer o papel do diabo, pois foi ele quem veio para matar, roubar destruir, mas Jesus veio para dar vida em abundância. É nisso que eu creio. Que Cristo pode mudar qualquer quadro, por mais desesperador que ele seja. Que Ele pode transformar o drogado, levantar o paralítico, salvar os perdidos. Esse é o grande projeto de Cristo. E como discípulo de Cristo, não posso pedir a morte para aquele que só pensa em dar a vida.

Esses são projetos que já nascem fracassados quando se contrapõem aos projetos de Deus para nossa vida. A Palavra de Deus diz que é a vontade do Senhor que é boa, perfeita, e agradável (Rm. 12:12), portanto os nossos projetos para serem bem sucedidos e serem bênçãos para nós, têm que estar em concordância com a vontade de Deus. Andar em concordância com os projetos de Deus não significa dizer que o mar sempre estará calmo e nem que a viagem do avião sempre será em “céu de brigadeiro”. Ao andar em concordância com os projetos de Deus, alguns dos quais sem sabermos, poderá ser um caminho que causará dor, deixará marcas, pois é caminho de renuncia, de confronto interior, mas certamente quando o projeto se concretizar diremos: “Valeu a pena viver o projeto de Deus!”

Leia também!  OMISSÃO MASCULINA

Isaque estava prestes a descer ao Egito com sua família fugindo da fome que assolava a terra de Canaã. Mas antes de chegar ao Egito, Isaque resolve fazer uma parada na cidade de Gerar, território Filisteu, a fim de pernoitar e acampar seus rebanhos nesse território, uma vez que a cidade de Gerar era uma região fértil e bem regada. Nessa época os Filisteus eram amigos de Abraão e Isaque. Mas por que então Isaque não fixou residência em Gerar uma vez que a terra era fértil e o seu povo era amistoso e desistiu de ir para o Egito? Muito provavelmente porque Isaque tinha conhecimento de que os reis dessa cidade desejavam as mulheres estrangeiras que entravam em seus domínios, assim como aconteceu com Sara (mãe de Isaque) e que Abraão teve que dizer que ela era sua irmã para não morrer, pois era o que acontecia caso o marido dessa mulher não concordasse.

Esse era o seu projeto imediato, mas Deus tinha um projeto para ele por toda a vida. Ao chegar à cidade de Gerar Deus deu-lhe uma ordem: “Não desças ao Egito…” (V.2) e começa a transferir ou confirmar a promessa que havia feito a seu pai Abraão: “Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai;

“E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra;” (V.3-4).

Diz a Bíblia que Isaque obedeceu a Palavra do Senhor e permaneceu em Gerar, e então, o grande projeto de Deus continuou em frente.

As vezes você pode dizer: “Mas pastor o senhor não sabe como está minha vida… minha família… meus negócios… meu ministério… eu já formulei os meus projetos para sair das crises da minha vida!”

Veja o que ocorre com quem obedece a voz de Deus: Deuteronômio 28:13 – E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.

Você já parou para pensar em quem não obedece a voz de Deus?

Josué foi um vitorioso homem de Deus. Veja como a sua linda história começou a dar certo: Josué 24:24 – E disse o povo a Josué: Serviremos ao SENHOR nosso Deus, e obedeceremos à sua voz.

Aí você pode dizer: “Ah pastor, mas isso era no Antigo Testamento, os tempos eram outros, era o tem da lei…”

Leia também!  Nunca compreendi muito bem o que é orgasmo.

Veja então o que disse Pedro, um dos maiores evangelistas de toda a história e os demais apóstolos no tempo da Graça: Atos 5:29 – Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.

 Romanos 6:16 – Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?

Quem obedece a si mesmo vive sem rumo e é servo do pecado para a morte, mas quem obedece a Deus vive para ser justificado e viver uma vida abundante.

Isaque entendeu que o melhor lugar para estar não era aonde tivesse a provisão, mas onde estivesse o Deus da provisão. Ele acreditou no projeto de Deus para sua vida.

Relata-nos a Bíblia a partir do versículo 12 que ele começou a semear naquela terra e que naquele mesmo ano ele colheu cem vezes mais por causa da benção do Senhor.

Gênesis 26:12 – E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava.

Gênesis 26:13 – E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso.

Todo efeito tem uma causa, nada acontece por acaso. Por uma revelação divina eu entendo que Isaque com a atitude de obedecer a Deus e trabalhar a terra se colocou dentro do projeto de Deus.

Podemos aprender sete importantes lições com Isaque:

1ª. ACREDITAVA NO PODER DA PALAVRA DE DEUSGênesis 26:3 – Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai;

 2ª. ACREDITAVA NO PODER DE FRUTIFICAÇÃO DAS SUAS SEMENTESMateus 13:32

 – O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos. (Referindo-se ao grão de mostarda).

 3ª. ACREDITAVA NO PODER DE GERMINAÇÃO DA TERRA – Mateus 13:8 – E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.

 4ª. NÃO EXISTE PROMESSA DE DEUS QUE SUCEDIDA DE UMA BUSCA FIQUE SEM SE CUMPRIRProvérbios 13:11 – A riqueza de procedência vã diminuirá, mas quem a ajunta com o próprio trabalho a aumentará.

5ª. TODA SEMENTE TEM UM TEMPO DETERMINADO PARA FRUTIFICAR, AS ABENÇOADAS POR DEUS FRUTIFICAM FORA DO TEMPO NATURAL – Números 17:8 – Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e brotara renovos e dera amêndoas.

 6ª. A OBEDIÊNCIA GERA HONRA E PROSPERIDADE – Gênesis 26:13 – E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se…

 7ª. A OBEDIÊNCIA GERA REFERÊNCIA DE BENÇÃO – Gênesis 26:13… até que se tornou mui poderoso.

A promessa de Deus para Isaque não fazia somente parte de um projeto para a vida de um homem e sua família, mas fazia parte de um projeto muito maior, ou seja, o resgate do homem dos seus pecados. Deus não poderia deixar Isaque e sua família perecerem de fome, não podia deixar Isaque fracassar, não porque ele era Isaque, filho de Abraão, mas porque ele fazia parte do maior projeto de Deus na face da terra, O HOMEM e a sua salvação por intermédio de Jesus Cristo.

Leia também!  Paixão por Jesus "Você é um jovem apaixonado por Jesus?"

Gênesis 2:7 – E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

 Gênesis 3:15 – E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Esse projeto começou a se concretizar quando Jesus nasceu de Maria, pois ela era descendente de Davi que vem a ser descendente de Abraão, Isaque e Jacó. E se concretizou na cruz do Calvário, onde Jesus resgatou o homem de seus pecados e lhe deu uma nova vida.

Isaías 11:1 – PORQUE brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.

Isaías 7:14 – Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.

Mateus 1:1 – LIVRO da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.

Mateus 1:2 – Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó; e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos;

Mateus 1:16 – E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo.

Quando Deus soprou o fôlego de vida no homem (Gn. 2:7) ele inseriu, deu ao homem algo que fazia parte Dele, da Sua essência, portanto quem tem algo da parte de Deus, da essência de Deus dentro de si não pode fracassar, não pode dar errado. Quem tem da essência de Deus dentro de si tem que dar certo. Ainda que o mundo diga o contrário, vai dar certo, já deu certo!

Você é o maior projeto de Deus na face da terra. E não há projeto de Deus que possa dar errado. Porque todo projeto de Deus vai até o fim e sempre será concretizado.

Você é um projeto de Deus para dar certo!

Creia nisso e firme os seus projetos em Deus e chame-o para estar à frente deles.

Nele, por Ele, para Ele.

Pr. André Lepre

Deixe sua opinião