Titanic, não embarque, Deus não lhe quer nesse navio

763
“E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não fez”.      Jn. 3.10.
Na madrugada de 15 de abril de 1912 o Transatlântico Titanic navegava a todo vapor na sua viagem de inauguração de Londres a Nova Iorque. Apesar dos avisos de perigo dos “icebergs” na frente, ele não diminuiu a sua velocidade ou mudou sua rota. A colisão resultante foi conhecida como um dos piores desastres marítimos da história!

A tragédia ainda maior foi que o evitável poderia ter sido evitado!.

Considerado o símbolo da tecnologia do século XX, o Titanic batia todos os outros grandes navios dos anos 20 com seu luxo e estrutura. Insubmergível diziam os jornais da época. A previsão de alcançar Nova Iorque era de uma semana. Mesmo recebendo avisos de outros navios sobre a existência de icebergs pelo caminho, o capitão não se importou e dizia que o navio era grande demais para ser abatido por um iceberg.

Os que construíram o Titanic deveriam ter sido mais responsáveis. O transatlântico de luxo afundou porque os construtores compraram e usaram os “rebites” de má qualidade fabricados na época, não tinham resistência suficiente para suportar grandes impactos. Os construtores não se importaram com esse detalhe!.

“Rebites” são peças cilíndricas de metal com cabeça, destinadas a “unir” permanentemente duas chapas ou peças de metal. É introduzido num orifício que atravessa as chapas ou peças, e cuja extremidade oposta a cabeça é bem martelada de modo que se forme outra cabeça que o impede de sair do orifício.

Foram usados 3 milhões de rebites, equivalentes a 1.200 toneladas de metal, e nem por isso foram suficientes para agüentar o impacto!. Além da baixa qualidade do aço daquela época, o casco ficou fragilizado, o que acabou contribuindo para o navio afundar. A massa de gelo arranhou o casco do navio provocando um rasgo de mais de 90 metros, e daí começou a afundar!.

Paramos e começamos a meditar diante desse fato. Qual a “resistência” da sua fé?. Se está fragilizada, então é melhor começar agora a tomar uma séria decisão. Reforce-a com leituras bíblicas diariamente, vá aos cultos regularmente, ore mais, valorize mais a sua vida espiritual, e renove a sua comunhão sincera com Deus.

Faça a sua vida valer a pena!. Não deixe sua fé ser rasgada pelos impactos das adversidades, e nem tampouco seus rebites serem de baixa resistência. Quando os icebergs da vida vierem bater em você, seu “casco” suportará todo o impacto, e o seu barco não irá naufragar nas profundezas desse mar agitado.

Vivemos uma época em que cada dia é mais fácil encontrarmos pessoas desanimadas. São aquelas que não estão suportando o dia a dia, porque não estão “unidas” com Cristo. Suas vidas estão sendo “impactadas” pela ação do adversário, e por isso se “rompem” facilmente no “primeiro iceberg”.

O contexto dessa mensagem me lembra uma história semelhante, narrada na bíblia, mas com desfecho contrário. A cidade de Nínive estava caminhando para um desastre devido a sua vida perversa. O profeta, Jonas, apareceu e começou anunciar o desastre eminente!… O povo “deu ouvidos”, mudou seu estilo de vida e o “inevitável” foi “evitado”, e o desastre superado (Jn. 3.1-5,10).

Levando esse acontecimento para o lado espiritual, podemos fazer uma abordagem idêntica. Contrastamos o Titanic com a Arca de Noé. O Titanic representa a nossa “civilização” que segue, a todo vapor, uma rota de choque com o sistema atual que vivemos no nosso dia a dia.

A Arca de Noé ao contrário, representa a salvação e uma nova chance para a humanidade. Apenas oito pessoas puderam salvar suas vidas naquele “inevitável” e dramático dia, quando aconteceu o dilúvio enviado por Deus.
Foi um castigo divino universal sobre um mundo ímpio e impenitente. Deus continua conclamando os cristãos atuais, assim como ele fez com Noé na antiguidade. Deus continua avisando os não salvos sobre esse dia terrível e os avisar para que se arrependam dos seus pecados e se voltem para Deus por meio de Cristo e assim serem salvos.

O apóstolo Paulo refere-se ao dilúvio para relembrar que Deus julgará outra vez o mundo inteiro no fim dos tempos. Tal julgamento resultará no derramamento da ira de Deus sobre os ímpios, como nunca houve na história (Mt.24.21).

Estou tomando emprestada a figura do Titanic para fazer uma comparação com a cidade de Nínive. A salvação exige mudança de rota. Destinos podem ser mudados. Desastres e tragédias podem ser evitados. Nós mesmos somos responsáveis por muitos dos males que afligem a nossa vida.

Acostumamos a pensar em salvação em termos da alma, em termos pessoais e individuais. Nosso individualismo ignora a dimensão maior da redenção! Com a globalização da economia e da tecnologia o indivíduo está cada vez menos isolado fisicamente. O seu destino se encontra cada vez mais ligado aos outros. O verdadeiro cristão não quer se salvar sozinho!.

O verdadeiro cristão sabe que a salvação precisa incluir o mundo inteiro!.

Infelizmente nem todos recorrem a Cristo para salvarem suas vidas. Vivem suas vidas sem se preocuparem com o amanhã. Vemos tragédias acontecendo diariamente, tudo porque não suportam o impacto com o iceberg (inimigo), e sua resistência (fé), não são suficientes fortes para impedir o desastre!.

O ser humano está se tornando cada vez mais incapacitado diante das dificuldades. Longe do seu Criador, já não ouve, não clama, e nem se entrega para que Deus cuide dele. Os desastres acontecem porque o homem não deixa mais Deus fazer parte da sua vida. O Senhor não tem mais direito de intervir em seus problemas!.

Às vezes nem sabemos, mas Deus tem salvado pessoas de formas inimagináveis. Como humanos, esperamos que somente uma grande intervenção possa nos salvar de um grande problema. O grande não é o modo espetacular como acontece o livramento, grande é quem nos pode livrar!. Só Deus, só Deus pode nos livrar!.

Nada é maior que o próprio Deus. Parece que há pessoas que condiciona a providência divina a uma ocorrência com aparições sobrenaturais, clarão incandescente, um ser de vestes brancas empunhando uma espada ou outra forma excepcional.

É bom lembrar que Deus tem seus métodos diferentes dos nossos e pode nos abençoar através de pequenos gestos, como usar alguém para nos falar dos perigos.

A resposta de Deus já chegou para a salvação do mundo, mas a visão e o entendimento dessas pessoas são tão pequenas e impotentes, que não acreditam que estão correndo sério risco na sua caminhada da terra até a eternidade. Deixam passar pequenas oportunidades que julgam sem importância, e com isso perdem o melhor de Deus para suas vidas.

Portanto, não espere por grandes sinais para crer que Deus está falando com você!. Somente os “rebites” frágeis (os de pouca fé), necessitam olhar em volta e ver as grandes fortalezas e outras garantias para sua sobrevivência.
Deus tem se preocupado grandemente com a humanidade. O homem não precisa se afundar nesse lamaçal de pecados. O mundo está “naufragando” aos poucos, e muitos irão morrer afogados nas suas concupiscências, nos seus desejos intensos pelos prazeres da terra.

Esta mensagem é para alertar aqueles que embarcaram no Titanic, e não estão olhando para os perigos, e tampouco para os alertas indicando os perigos que irão surgir nessa viagem.

Amados irmãos, Deus também manda lhe avisar que haverá tragédia se o seu rumo não for mudado. O Senhor colocou nos corações de bilhões de cristãos para dizer nos quatro cantos do mundo: “Desta vez não há uma Arca de Noé que salvará alguns deixando perecer os demais. Deus quer que todos se salvem! Todos juntos!.

Deus sempre se importou com você, e continua se importando!.

Nínive nos fornece um modelo esperançoso. A cidade estava condenada. Apareceu um profeta, apontando o desastre prestes a acontecer. A população levou a sério a advertência, e todos, desde o maior até o menor tomaram providências, mudaram de vida, e a cidade foi poupada!.

Lembre-se: naquela noite que o Titanic afundou, todos dançavam, jogavam, fumavam, bebiam, sorriam, e o desastre estava somente alguns quilômetros mais adiante. Ninguém estava preocupado com o rumo que o navio estava tomando. As águas do Atlântico no mês de abril eram perigosas.

Haviam inúmeros iceberg localizados por ali. Para encurtar a viagem, ligaram todos os motores do navio, enquanto isso as pessoas se divertiam, queriam ter bons momentos de satisfação. Nessas horas de prazer, quem liga se está em alto mar ou em terra.

Há pessoas vivendo uma vida assim, todos os prazeres são bem vindos!. Nem percebem que estão também “navegando” em águas contrárias, fora da vontade de Deus, seguem alegremente o rumo de uma morte trágica que está para acontecer.

Uma “viagem” desaprovada por Deus. Para eles o importante é estar se deliciando com este fantástico estilo de vida que o diabo proporciona e está “pagando” a passagem. A passagem não para fazer turismo, mas para morar no inferno!

Nossa esperança: seguir o caminho da rota de Deus. Para isso precisa de uma mudança radical.

Profetas não faltam. Depende de nós ouvi-los e agirmos com urgência!

Titanic? Cuidado! Esse navio irá afundar com Você.

O convite para embarcar nesse navio só depende de nós!!.

por: Joaquim S. Guimas

Deixe sua opinião