Sãos os Cristãos Nominais, ‘Inimigos da Cruz’?

Quem são os 'Inimigos da Cruz', que o apóstolo Paulo falou? Seria os cristãos nominais esses inimigos? Saiba aqui se você é esse inimigo!

630

“Inimigos da cruz.” É uma frase que Paulo usou chorando em uma carta para a igreja em Filipos. De quem ele estava falando? Foram os cães – os fariseus religiosos da época que queriam ver Cristo pendurado em uma árvore no Calvário? Foram os incrédulos? Foram os cristãos nominais?

Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos. Pois, como já lhes disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo. Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas. A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso.” – Filipenses 3:17-21

Quem são esses inimigos? “Inimigo” é uma palavra particularmente forte. A palavra grega para “inimigos” neste verso é echthros . Significa “hostil, odiar e se opor a outro” e é “usado pelos homens como inimizade de Deus pelos seus pecados“, segundo o Léxico Grego do Novo Testamento da KJV . Também significa “oposição (Deus) à mente “e” o diabo quem é o inimigo mais amargo do governo divino“.

Ódio por auto-negação

A Tradução da Paixão enfatiza alguns aspectos desse versículo que podem lançar alguma luz sobre o que Paulo quis dizer:

Meus amados amigos, imitem minha caminhada com Deus e sigam todos aqueles que andam de acordo com o modo de vida que modelamos diante de vocês. Pois existem muitos que vivem de acordo com padrões diferentes. Como eu te avisei muitas vezes (eu choro enquanto escrevo estas palavras), eles são inimigos da cruz do Ungido e a desgraça espera por eles. O deus deles os possuiu e os fez mudos. Seu orgulho está em seus estilos de vida vergonhosos e suas mentes estão na sujeira. Mas nós somos uma colônia do céu na terra enquanto nos agarramos firmemente ao nosso doador de vida, o Senhor Jesus Cristo (Filipenses 3: 17-20).

Mas novamente, quem são esses inimigos?

O livro The Pulpit Commentary (Comentário do púlpito) revela: “[Paulo] costumava falar assim deles quando estava em Filipos; agora, durante sua ausência, o mal aumentou, e ele repete seu aviso com lágrimas.” Paulo chora, diz Crisóstomo,”para aqueles a quem os outros riem, tão verdadeira é a sua simpatia, tão profundo o seu cuidado por todos os homens. Ele parece estar falando aqui, não dos judeus, mas dos cristãos nominais, que usaram sua liberdade como um clichê de licenciosidade, que são inimigos da cruz, odeiam a abnegação, não tomam a cruz Pela sua vida maligna, eles envergonham a religião da cruz. “

O perigo do cristianismo nominal

O que é um cristão nominal? Simplificando, um cristão apenas no nome. Cristãos nominais não têm um relacionamento real com Deus. Cristãos nominais não lêem suas Bíblias. Cristãos nominais vivem em pecado e não sentem convicção. Os cristãos nominais geralmente não frequentam a igreja. Cristãos nominais amam as coisas do mundo.

Tiago, meio-irmão de Jesus, escreveu: “Vocês, adúlteros e adúlteros, não sabem que a amizade com o mundo é inimizade contra Deus? Quem quer que seja amigo do mundo é inimigo de Deus” (Tiago 4 : 4, MEV). João, o amado, ecoou essa noção inspirada pelo Espírito: “Não amem o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Por tudo o que há no mundo – o desejo de a carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida não são do Pai, mas do mundo“, (1 João 2: 15-16).

Cristãos nominais são falsos cristãos. Faz sentido que nós veríamos a ascensão deste demográfico no fim dos tempos, juntamente com falsos apóstolos, falsos profetas, falsos mestres e falsos cristos. Os cristãos nominais são inimigos da cruz porque desconsideram o sacrifício que Cristo fez na cruz e modelam um cristianismo de laissez-faire em que a graça é barata. Eles desvalorizam a paixão de nosso Salvador.

Paulo nos deixou com estas palavras, as quais faríamos bem em considerar numa era de nominalismo: “Examinem-se, vendo se vocês estão na fé; testem a si mesmos. Vocês não sabem que Jesus Cristo está em vocês? tu és desqualificado“(2 Co 13: 5).?

por: Jennifer LeClaire é líder sênior do Awakening House of Prayer em Fort Lauderdale, Flórida, fundadora da Ignite Network e fundadora do movimento de oração Awakening Blaze . Ela é autora de mais de 25 livros.
traduzido e adaptado por: Pb. Thiago Dearo

Deixe sua opinião