Ressentimento é a emoção menos saudável que existe, diz pastor Rick Warren ensinando a supera-lo

Ressentimento (mágoa), é a emoção menos saudável que uma pessoa pode ter, alerta o pastor Rick Warren, oferecendo três razões para liberar o perdão.

432
Pastor Rick Warren

O pastor Rick Warren, da igreja de Saddleback, na Califórnia, disse que o ressentimento é a “emoção menos saudável que existe” e identificou três razões pelas quais os cristãos devem perdoar aqueles que pecaram contra eles.

Warren, autor de “Um Vida Com Propósitos”, disse em uma devocional esta semana que muitas pessoas estão andando por aí com feridas profundas, dor e ressentimento resultante de um insulto ou ferimento passado.

Você diz: ‘Por que no mundo eu deveria perdoar aquela pessoa que me machucou tanto? Você não tem ideia do quanto eles me machucaram. Por que eu deveria oferecer graça a essa pessoa?‘” Ele disse, oferecendo três razões pelas quais os crentes deveriam perdoar outras.

Primeira razão para liberar o perdão e acabar com o ressentimento

Primeiro, Warren lembrou aos leitores que os cristãos são chamados a ser gentis e perdoar os outros “porque Deus tem sido gracioso com você“.

Você nunca terá que perdoar a ninguém mais do que Jesus Cristo já o perdoou“, ele argumentou. “Lembre-se de que nem sempre você teve o que merecia. Deus tem sido gracioso com você. Agora, escolha ser gentil com os outros.”

Segunda razão para liberar o perdão e acabar com o ressentimento

Segundo, é importante perdoar os outros porque a outra alternativa é amargura, disse o pastor.

Os cientistas nos dizem que o ressentimento é a emoção mais insalubre que existe“, ressaltou. “Isso sempre machuca você mais do que qualquer outra pessoa! O ressentimento não vai mudar o passado, e não vai resolver o problema. Ele nem mesmo faz você se sentir melhor. De fato, isso faz você se sentir pior.”

Terceira razão para liberar o perdão e acabar com o ressentimento

Finalmente, Warren encorajou os crentes a mostrar graça e perdoar os outros porque Deus “quer que você faça isso“.

Jesus diz que não podemos receber o que não estamos dispostos a dar“, advertiu ele. “Se você disser: ‘Eu nunca poderia perdoar essa pessoa’, então espero que você nunca tenha pecado. Se você simplesmente não tem vontade de fazê-lo, faça de qualquer maneira, porque é a coisa certa a fazer.”

Às vezes, as pessoas têm dificuldade em perdoar os outros porque não se sentem perdoadas, disse Warren, oferecendo uma oração de “libertação e liberdade” para tais circunstâncias.

“Não importa o que você tenha feito ou onde você esteve, você pode ter um lugar na família de Deus para sempre pronto e esperando por você”, concluiu ele. “O convite está aberto. Apenas acredite e receba.”

Em um editorial publicado pelo The Christian Post, Ronnie Floyd, pastor sênior da Igreja Cruz no Noroeste do Arkansas, e ex-presidente da Convenção Batista do Sul, lamentou que na “cultura explosiva” de hoje, o conflito é “apenas um clique ou imprudente” resposta a distância”.

“Não há maneira fácil de resolver o conflito, mas há algumas ações que podemos tomar para enfrentá-lo e vivenciá-lo“, disse ele, aconselhando os leitores a assumir responsabilidade por suas ações, escolher perdoar e deixar ir e resolver viver como pacificadores.

“Podemos aprender, praticar e ensinar o que as Escrituras dizem sobre o perdão”, escreveu ele. “Nossas ofensas contra Deus são muito maiores do que as ofensas de qualquer um contra nós. Jesus Cristo nos perdoa de todas as nossas ofensas contra Deus e devemos perdoar as ofensas que outros podem ter cometido contra nós. Deixe ir.”

“Quando praticamos o perdão, podemos nos tornar canais de reconciliação com e para os outros”, concluiu Floyd. “Como o conflito não resolvido é tão prejudicial, nós, como crentes, devemos ser catalisadores para ajudar os outros.

Deixe sua opinião