Razões bíblicas para congregar e desculpas para não ir à igreja

16352
O que é congregar? Quais são as importâncias de congregar em uma igreja?

Quando os anciãos, pregadores ou professores nos dizem sobre a importância de congregarmos, há diferentes reações entre os membros da igreja. Alguns concordam e fielmente participam dos cultos na igreja e também tem aqueles que não acham necessários e, portanto, se ausentam desses cultos.

Estes são os pensamentos de alguns que discordam da importância de congregar-se:

  1. Algumas pessoas pensam que elas não precisam ir ao seu grupo ou inclusive na própria igreja para adorar a Deus. Elas argumentam que Deus está em todas as partes, e por isso, elas podem ler e orar em sua casa.

  2. Outros pensam que ir a igreja regularmente é sinal de fanatismo, por isso, não comparecem aos cultos.

  3. Outros assim pensam que como tudo em excesso faz mal, ir a igreja constantemente deve ser muito mal.

Infelizmente, há muitos irmãos que deixaram de congregar em sua igreja, com diversas desculpas, alguns preferem ficar em casa, outros devido aos seus empregos e alguns querem passear nos dias e horários de cultos.

Este problema não é novo. Havia também alguns cristãos do primeiro século que faziam isso também, de modo que o autor de Hebreus escreveu estas palavras: “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns…“. O que significa então congregar-se de acordo com a Bíblia?

1- Congregar é reunir-se como igreja
Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja… – 1 Coríntios 11:18

2- Congregar é estar reunidos no nome de Cristo
Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. – Mateus 18:20

3- Congregar é perseverar
De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. – Atos 2:41-42

4- Congregar é habitar juntos
 “Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união” – Salmo 133.1

5- Congregar é ir a casa de Deus
Alegrei-me quando me disseram: Vamos á casa do SENHOR. – Salmos 122:1
Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. – Eclesiastes 5:1

Essa casa do Senhor é a igreja. Então congregar não é ficar em casa lendo a Bíblia ou fazendo oração. Tão pouco é entrar no culto pela internet de sua casa e adorar.  Isso não é congregar. Congregar é algo muito mais pessoal e íntimo.

Extraído do livro: ‘Não deixemos de congregar’, por Juan Ramon Chavez

Traduzido e adaptado por: Diac. Thiago Dearo

Portal Padom

Deixe sua opinião