Quem são as Testemunhas de Jeová e por que a Rússia as considera uma ameaça?

Testemunhas de Jeová da Rússia são considerados agora um "grupo extremista", de acordo com uma nova decisão russa

5911

A Suprema Corte russa sancionou recentemente as Testemunhas de Jeová como um grupo extremista. Esta decisão criminaliza as Testemunhas de Jeová que expressam suas crenças e permite que o governo russo para liquidar qualquer propriedade detida pela organização.

Existem mais de oito milhões de Testemunhas de Jeová em 240 países em todo o mundo. A Rússia, com uma população de mais de 150 milhões, tem um total de 117.000 Testemunhas de Jeová – uma Testemunha de Jeová por 850 pessoas.

Quem são as Testemunhas de Jeová, e por que o governo russo ou qualquer governo as consideraria uma ameaça?

História antiga das Testemunhas de Jeová

A história das Testemunhas de Jeová começa no final do século 19 perto de Pittsburgh, Pensilvânia, com um grupo de estudantes estudando a Bíblia. O grupo foi conduzido por Charles Taze Russell, um pesquisador religioso de fundo presbiteriano. Esses alunos entenderam que “Jeová”, uma versão do hebraico ” Yaweh “, para o nome de Deus, o próprio Pai.

Russell e seus seguidores esperavam que Jesus Cristo estabelecesse um “milênio” ou um período de mil anos de paz na Terra. Esta “Era de Ouro” veria a Terra transformada em sua pureza original, com um sistema social “justo” que não teria pobreza ou desigualdade.

Russell morreu em 1916 sem testemunhar o retorno de Jesus Cristo.

Mas seu grupo suportou e cresceu. O nome “Testemunhas de Jeová” foi formalmente adotado na década de 1930.

As primeiras Testemunhas de Jeová acreditavam que 1914 seria o começo do fim dos governos mundanos que culminariam com a Batalha do Armagedom . O Armagedom refere-se especificamente ao Monte Megido, em Israel, onde alguns cristãos acreditam que o conflito final entre o bem e o mal ocorrerá. As Testemunhas de Jeová, no entanto, esperavam que a Batalha do Armagedom fosse em todo o mundo com Jesus liderando um “exército celestial” para derrotar os inimigos de Deus.

Eles também acreditavam que depois do Armagedom, Jesus governaria o mundo do céu com 144.000 “cristãos fiéis”, conforme especificado no Livro de Apocalipse. Outros cristãos fiéis se reuniriam com os entes queridos mortos e viveriam numa Terra renovada.

Ao longo dos anos, as Testemunhas de Jeová reinterpretaram elementos desta linha de tempo e abandonaram o estabelecimento de datas específicas para o retorno de Jesus Cristo. Mas eles ainda esperam a Idade de Ouro que Russell e seus alunos da Bíblia esperavam.

Dada a crença do grupo em um reino literal milenar de Cristo, os estudiosos da religião classificam as Testemunhas de Jeová como um “movimento milenar”.

Quais são as crenças das Testemunhas de Jeová?

As Testemunhas de Jeová negam a Trindade. Para a maioria dos cristãos, Deus é uma união de três pessoas:  Pai, Filho e Espírito Santo.

Em vez disso, as Testemunhas de Jeová acreditam que Jesus é distinto de Deus – não unido como uma pessoa com ele. O ” Espírito Santo “, portanto, refere-se ao poder ativo de Deus. Essas doutrinas distinguem as Testemunhas de Jeová das principais denominações cristãs, todas as quais sustentam que Deus é “trino” na natureza.

As Testemunhas de Jeová gastam uma quantidade substancial de tempo no estudo da Bíblia e na evangelização de porta em porta.

Mas, como outras denominações cristãs, as Testemunhas de Jeová louvam a Deus através da adoração e do canto. Seus locais de reunião são chamados de ” Salões do Reino “, que são edifícios de aparência comum – como pequenos centros de conferências – que têm a vantagem de serem facilmente construídos. Dentro são fileiras de cadeiras e um pódio para alto-falantes, mas pouco adorno especial. As Testemunhas de Jeová são mais conhecidas por dedicar uma quantidade substancial de tempo ao estudo da Bíblia e à evangelização porta-a-porta.

Suas interpretações bíblicas e trabalho missionário certamente têm recebido críticas. Mas é a neutralidade política do grupo que tem atraído mais suspeitas.

As Testemunhas de Jeová aceitam a autoridade legítima do governo em muitos assuntos. Por exemplo, eles pagam impostos, seguindo a admoestação de Jesus em Marcos 12:17 “para dar a César o que é de César”.

Mas eles não votam em eleições, servem nas forças armadas ou saúdam a bandeira. Tais atos, acreditam eles, comprometem sua lealdade primária a Deus.

Uma história de perseguição

As Testemunhas de Jeová não têm filiação política e renunciam à violência. No entanto, eles fazem um alvo fácil para os governos à procura de inimigos internos, como eles se recusam a se curvar aos símbolos do governo. Muitos nacionalistas os chamam de “inimigos do Estado”.

Como resultado, muitas vezes sofreram perseguição ao longo da história em muitas partes do mundo.

As Testemunhas de Jeová foram presas como evasivas durante as duas guerras mundiais. Em uma decisão do Supremo Tribunal em 1940, os distritos escolares foram autorizados a expulsar Testemunhas de Jeová que se recusaram a cumprimentar a bandeira americana. Através de batalhas legais subsequentes   nas décadas de 1940 e 1950, as Testemunhas de Jeová ajudaram a expandir as salvaguardas para a liberdade religiosa e a liberdade de consciência, tanto nos Estados Unidos como na Europa.

Na Alemanha nazista, as Testemunhas de Jeová foram mortas em campos de concentração; um triângulo roxo foi usado pelos nazistas para marcá-los. Nos anos 60 e 70, dezenas de Testemunhas de Jeová africanas foram abatidas por membros da Liga Juvenil do Partido do Congresso do Malawi por se recusarem em apoiar o ditador Hastings Banda . Muitas Testemunhas de Jeová fugiram para o vizinho Moçambique, onde foram mantidas em campos de internamento.

Agora é a Rússia.

A Suprema Corte Russa sustenta que o país precisa ser protegido de fanáticos religiosos desleais. Mas as Testemunhas de Jeová veem-se ameaçadas  por nacionalistas que são muito mais perigosos.

As Testemunhas de Jeová atribuem grande importância às datas. Muitas Testemunhas de Jeová estão cheias de pressentimentos, já que 20 de abril, dia em que a Suprema Corte russa decidiu contra eles, é também o  aniversário de Adolf Hitler .

Suas memórias de perseguição não desapareceram com o tempo.

Mathew Schwarz  é Professor Associado de Religião, Colégio da Santa Cruz. Este artigo apareceu pela primeira vez em The Conversation . Veja o artigo original aqui .

Portal Padom

Deixe sua opinião