Que tipo de Deus mata milhões de pessoas porque Ele está com raiva?

Talvez você já tenha perguntado "que tipo de Deus mata milhões do seu povo porque Ele estava com raiva... como Ele fez com Noé e o dilúvio?".

821
Talvez você tenha se perguntado, que Deus é este que mata milhões de pessoas?

Certo dia mencionei sobre Deus a uma amiga, e previsivelmente, ela respondeu que não acreditava em Deus. Não é mais incomum e, como minha própria experiência questionou a verdade de Deus, eu pude entender de onde ela veio.

Além disso, previsivelmente, ela usou o argumento, “que tipo de Deus mata milhões do seu povo porque Ele estava com raiva… como Ele fez com Noé e o dilúvio“.

Eu admito que fiquei exasperado. Pessoas (inclusive eu no passado) sempre tomam uma parte da Bíblia como uma resposta para tudo. Você não pode fazer isso – não funciona.

Limpeza de pecadores

A ideia de que Deus mataria milhões de pessoas, ou autorizasse o assassinato de não-crentes, é difícil de compreender para cristãos e ateus. Nossa bússola moral diz que matar é errado. E nós punimos as pessoas o tempo todo por assassinato.

Então, o que torna a decisão de Deus diferente? Apesar do fato de não entendermos seus caminhos (ver Isaías, capítulo 55, versículo 9), Deus permite esse tipo de ‘matança’ por causa do imenso pecado e do mal das pessoas envolvidas.

Gênesis, capítulo 6, versículos 5 a 7 fala da dor de Deus que todo coração se tornou mau. Se mudarmos essa ideia para o mundo atual, é um pouco como quando as pessoas são acusadas de crimes relacionados ao seu comportamento maligno.

Nós vemos todos os dias as notícias sobre outro assassinato. Eventualmente, eles são capturados e presos, ou em alguns países, executados. Por que essa execução é aceitável (em geral), mas a execução de Deus não é? Deus não está julgando assim como permitimos que nossos juízes humanos o façam?

Nós vemos de novo e de novo a maldade dos humanos em toda a Bíblia. E vemos de novo e de novo a ira e o castigo de Deus. E é algo que esperamos. Se alguém matasse outra pessoa e ela fosse solta e não fosse acusada ou punida, ficaríamos com raiva.

Um novo caminho

Depois que Deus cobriu o mundo no grande dilúvio que vemos na história de Noé, Ele fez um pacto com Noé que nunca mais cometeria tal ato. Embora a inclinação dos seres humanos seja má desde a infância (Gênesis, capítulo 8, versículos 20-22), Ele não os executaria.

Isto é porque Ele fez errado? Isso é porque as pessoas não merecem sua ira? A resposta é não. É porque Deus sabia que o caminho para o Seu povo seria através de Jesus.

Esse pacto significa que podemos fazer coisas más e não sermos julgados com severidade? Mais uma vez, a resposta é não. Ainda temos juízes terrenos, designados por Deus (ver Romanos, capítulo 13, versículo 1; Hebreus, capítulo 13, versículo 17). Ainda podemos ser executados por tais atos malignos.

Então, quando alguém lhe disser que não pode acreditar em Deus porque ele é um ‘assassino’, pergunte a eles como punimos os assassinos hoje. Pergunte-lhes como é diferente. E então esteja preparado para compartilhar as Boas Novas com eles.

Que Deus te abençoe e te guarde,

por:  Emma

Traduzido e adaptado por: Pb. Thiago Dearo
Portal Padom

Deixe sua opinião