Qual era a marca de Caim? Gênesis 4:15

Deus marcou o primeiro assassino da Bíblia com uma marca misteriosa, mas afinal qual era a marca de Caim?

1806

A marca de Caim é um dos primeiros mistérios da Bíblia, um estranho incidente sobre o qual as pessoas se perguntam há séculos.

Caim, filho de Adão e Eva, matou seu irmão Abel em um acesso de ciúme. O primeiro homicídio da humanidade está registrado no capítulo 4 de Gênesis, mas nenhum detalhe é dado nas Escrituras sobre como o assassinato foi cometido. O motivo de Caim parecia ter sido que Deus estava satisfeito com a oferta de sacrifício de Abel, mas rejeitou a de Caim. Em Hebreus 11:4, percebemos que a atitude de Caim arruinou seu sacrifício.

Depois que o crime de Caim foi exposto, Deus impôs uma sentença:

Agora amaldiçoado é você pela terra , que abriu a boca para receber da sua mão o sangue do seu irmão. Quando você cultivar a terra, esta não lhe dará mais da sua força. Você será um fugitivo errante pelo mundo”. – Gênesis 4:11?-?12 NVI

A maldição era dupla: Caim não podia mais ser fazendeiro porque o solo não produzia para ele, e ele também foi expulso da face de Deus.

Por que Deus marcou Caim?

Caim reclamou que sua punição foi muito severa. Ele sabia que outros iriam temê-lo e detestá-lo, e provavelmente tentariam matá-lo para tirar sua maldição do meio deles. Deus escolheu uma maneira incomum de proteger Caim:

Mas o Senhor lhe respondeu: “Não será assim ; se alguém matar Caim, sofrerá sete vezes a vingança”. E o Senhor colocou em Caim um sinal, para que ninguém que viesse a encontrá-lo o matasse.”Gênesis 4:15 NVI

Depois que Deus o marcou, Caim foi para a terra de Node, que é um jogo de palavras com a palavra hebraica “nad”, que significa “errante”. Visto que Node nunca é mencionado novamente na Bíblia, é possível que isso signifique que Caim se tornou um nômade por toda a vida. Ele construiu uma cidade e deu-lhe o nome de seu filho, Enoque.

Qual foi a marca de Caim?

A Bíblia é propositalmente vaga sobre a natureza da marca de Caim, fazendo com que os leitores adivinhem o que pode ter sido. As teorias incluem coisas como chifre, cicatriz, tatuagem , lepra ou outra coisa.

Podemos ter certeza destas coisas:

  • A marca era indelével e provavelmente em seu rosto, onde não poderia ser coberta.
  • Era imediatamente compreensível para pessoas que talvez fossem analfabetas.
  • A marca teria causado medo nas pessoas, quer adorassem a Deus ou não.

Embora a marca tenha sido debatida através dos tempos, não é o ponto da história. Devemos nos concentrar, em vez disso, na seriedade do pecado de Caim e na misericórdia de Deus em deixá-lo viver. Além disso, embora Abel também fosse irmão dos outros irmãos de Caim, os sobreviventes de Abel não deviam retaliar e fazer justiça com as próprias mãos. Os tribunais ainda não haviam sido estabelecidos. Deus era o juiz.

Os estudiosos da Bíblia indicam que a genealogia de Caim listada na Bíblia é curta. Não sabemos se alguns dos descendentes de Caim eram ancestrais de Noé ou esposas de seus filhos, mas parece que a maldição de Caim não foi passada às gerações posteriores.

Outras marcas na Bíblia

Outra marcação ocorre no livro do profeta Ezequiel, capítulo 9. Deus enviou um anjo para marcar a testa dos fiéis em Jerusalém. A marca era um “tau”, a última letra do alfabeto hebraico, em forma de cruz. Então Deus enviou seis anjos executores para matar todas as pessoas que não tinham a marca.

Cipriano (210-258 DC), bispo de Cartago, disse que a marca representava o sacrifício de Cristo , e todos os que nela fossem encontrados na morte seriam salvos. Era uma reminiscência do sangue do cordeiro que os israelitas usavam para marcar as ombreiras das portas no Egito para que o anjo da morte passasse por suas casas.

Ainda outra marca na Bíblia tem sido fortemente debatida: a marca da besta , mencionada no livro do Apocalipse. Sinal do Anticristo, essa marca restringe quem pode comprar ou vender. Teorias recentes dizem que será algum tipo de código de digitalização ou microchip embutido.

Sem dúvida, as marcas mais famosas mencionadas nas Escrituras foram aquelas feitas em Jesus Cristo durante sua crucificação. Após a ressurreição, na qual Cristo recebeu seu corpo glorificado, todos os ferimentos que recebeu em seu açoite e morte na cruz foram curados, exceto as cicatrizes em suas mãos, pés e em seu lado, onde uma lança romana perfurou seu coração .

A marca de Caim foi colocada em um pecador por Deus. As marcas em Jesus foram colocadas em Deus pelos pecadores. A marca de Caim era proteger um pecador da ira dos homens. As marcas em Jesus eram para proteger os pecadores da ira de Deus.

A marca de Caim foi um aviso de que Deus pune o pecado . As marcas de Jesus são um lembrete de que, por meio de Cristo, Deus perdoa os pecados e restaura as pessoas a um relacionamento correto com ele.

por: Mary Fairchild

traduzido e adaptado por: Pb. Thiago D. F. De Lima

Deixe sua opinião