Por que um cristão pode estar possesso por um demônio ?

Pode um cristão, salvo por Cristo estar possuído por algum demônio?

1010

Houve um tempo em que ensinamos em nossa igreja que os cristãos não podiam ter demônios. Preguei longos sermões afirmando que os cristãos podiam ser oprimidos, regredidos, desviados, obcecados e reprimidos, mas nunca possuídos. Acreditávamos que um demônio poderia estar fora de um cristão que o oprimia, mas que não poderia estar dentro dele. O raciocínio que usei para defender essa posição era que Jesus e o Espírito Santo não podiam viver dentro do mesmo corpo em que os demônios residem.

O problema era que nossa experiência não correspondia à nossa teologia. Quando ministramos a libertação, frequentemente oramos por pessoas que sabíamos que nasceram de novo, crentes cheios do Espírito – e eles manifestaram demônios! Tivemos que encarar o fato de que nossa experiência estava errada ou nossa doutrina estava errada.

O apóstolo John Eckhardt é superintendente do Crusaders Ministries, localizado em Chicago, Illinois. Dotado de um forte chamado apostólico, ele ministrou nos Estados Unidos e no exterior em mais de setenta nações. O apóstolo Eckhardt é autor de mais de vinte livros e tem um programa de rádio diariamente. 

“Não podíamos questionar nossa experiência porque sabíamos o que estávamos vendo. Então começamos a questionar nossa teologia.

Em nossa busca pela verdade, percebemos que na Bíblia Jesus nos diz para expulsar demônios, não para expulsá-los. Obviamente, para que algo saia, deve estar dentro. Finalmente chegamos à conclusão de que nossa interpretação da Bíblia estava errada.

Agora, estou convencido não apenas de que um cristão pode ter demônios, mas também de que existem demônios que operam no campo da teologia, incentivando-nos a discutir e debater incessantemente sobre a doutrina, em vez de atender às necessidades das pessoas que estão sofrendo. Na verdade, os demônios ajudam a promover o ensino de que um cristão não pode ter um demônio, porque ganha força ao permanecer oculto. Eles podem operar de maneira destrutiva sem serem desafiados!

Alguns podem argumentar que um crente não pode ser possuído. Mas permanece o fato consternante de que os cristãos nascidos de novo, incluindo líderes, estão enfrentando dificuldades que não podem encontrar solução nas enfermidades naturais ou no conflito interminável entre a carne e o Espírito.

É hora de reconhecer que estamos lidando com pessoas reais que têm problemas reais e que Deus não nos salvou nem nos comissionou para que pudéssemos discutir sobre a doutrina. Ele nos chamou para o ministério para que possamos ajudar as pessoas que estão sofrendo, feridas e machucadas.

Quando você entra em contato com alguém que é controlado por demônios, a resposta é expulsar os demônios, não discutir se a pessoa é ou não cristã. A resposta é trazer ajuda para essa pessoa.

Possuído ou Não Possuído?

Sei que não sou o único crente que já teve uma idéia errônea de que os cristãos estão possuídos. E a imagem sensacionalista que Hollywood pintou de possessão demoníaca não ajudou. Isso nos levou a acreditar que, se dissermos que um cristão pode ser possuído, estaremos dizendo que ele pode ser totalmente possuído e controlado pelo diabo e manifestará, ao estilo de Hollywood, com a cabeça girando e os olhos saltando para fora.

A palavra “possuído” é uma tradução infeliz porque conota propriedade, e sabemos que o diabo não pode possuir um cristão – isto é, ter controle total sobre ele. Mas na Bíblia, não há distinção real entre ser possuído e ser oprimido, digerido, suprimido, obcecado e assim por diante. Todos esses termos significam que uma pessoa está, até certo ponto, sob a influência de um demônio.

Pessoalmente, não tenho tanto problema com a palavra “possuído” quanto outros cristãos. De fato, para mim, a palavra “demonizado” parece pior.

Quando procurei “possuir” no dicionário, descobri que uma definição da palavra é “ocupar”. Minha opinião é que, se um demônio ocupa seu dedão do pé, ele possui essa parte de você. Isso não significa que ele possui seu espírito, alma e corpo. Mas se ele ocupa uma pequena porção, como um órgão físico em seu corpo – como o espírito de enfermidade ocupa -, então há possessão até certo ponto.

Costumo perguntar àqueles que são céticos em relação à possessão demoníaca se o câncer é ou não demoníaco. A maioria concorda que a doença é do diabo.

Então, continuo, há câncer dentro do corpo ou existe algo do lado de fora que é o problema? Se não estiver por dentro, os médicos provavelmente não abrirão as pessoas tentando removê-lo. Evidentemente, como cristão, você pode ter algo em você que possui um determinado órgão do seu corpo e não é de Deus.

Saber que um cristão pode ser possuído (ou demonizado) em alguma parte de seu ser levanta a questão: alguma parte está fora dos limites dos demônios? Aqui é onde podemos reconciliar a questão de Jesus e o Espírito Santo residir simultaneamente dentro de alguém que precisa de libertação.

Uma coisa que nos ajudou em nosso entendimento é a percepção de que toda pessoa é composta de três partes: espírito, alma e corpo. Quando Jesus entra na vida de um crente, Ele entra no espírito dessa pessoa. João 3:6 nos diz claramente: “O que é nascido do Espírito é espírito” (NVI). Um demônio não pode habitar no espírito de um cristão porque é onde Jesus e o Espírito Santo habitam.

São os outros componentes que compõem um ser humano – a alma (mente, vontade e emoções) e o corpo – que são os alvos do ataque demoníaco. Demônios podem habitar nessas áreas da vida de um cristão. Então, quando dizemos que um cristão está demonizado ou possuído, não estamos dizendo que ele tem um demônio em seu espírito, mas em alguma parte de sua alma ou corpo.

Para ilustrar essa verdade, o Senhor nos lembrou o relato bíblico de Jesus entrando no templo e limpando-o de ladrões e cambistas. A palavra grega usada para “expulsar” nessa conta é ekballo, que significa “expulsar ou expulsar”. É a mesma palavra usada em Marcos 16:17: “Em meu nome [de Jesus] eles expulsarão demônios”.

Sabemos que, de acordo com a Bíblia, os filhos de Deus são o templo do Espírito de Deus (ver 1 Cor. 3:16). No Antigo Testamento, o templo tinha três partes: o santo dos santos, o lugar santo e a quadra externa. Esta gravura é um tipo ou representação de quem somos hoje como Seu templo.

A glória shekinah de Deus, ou a “presença” de Deus, estava no santo dos santos. Esta parte do templo representa nossos espíritos.

Mas quando Jesus entrou no templo para expulsar os ladrões e cambistas, Ele não foi ao santo dos santos. Ele foi para a quadra externa, onde esses malfeitores estavam realizando suas transações comerciais.

O relato completo é um retrato da libertação – do que Jesus quer fazer em nossos templos. Pode haver ladrões demoníacos em nossas vidas que estão operando em nossas áreas externas (corpos ou almas). Mesmo que eles não possam entrar no santo dos santos (nossos espíritos), Jesus os quer expulsos porque o templo de Deus nunca foi destinado a ser um lugar para os ladrões operarem. É para ser um local de culto e um local de oração.

Um direito da aliança

Aqueles que acreditam que o ministério da libertação não é para os crentes precisam reconsiderar sua posição. A verdade é que a libertação não é para os incrédulos.

Que bem faria expulsar demônios de um incrédulo, a menos que ele planejasse ser salvo? Os incrédulos não podem manter sua libertação. De fato, de acordo com Lucas 11:24-26, após sofrer libertação, a pessoa não salva está sujeita a receber sete vezes mais demônios do que antes.

O ministério da libertação é o direito da aliança dos crentes. Como todas as outras bênçãos de Deus – cura, prosperidade, milagres e assim por diante -, é prometido apenas ao Seu povo da aliança, aos que crêem em Jesus e vêm a Deus através do sangue de Cristo. Deus, em Sua misericórdia, abençoará as pessoas fora da aliança porque Ele é misericordioso. Mas principalmente, Suas bênçãos são baseadas em convênio.

A história da mulher sírio-fenícia em Marcos 7: 25-30 deixa isso claro. A mulher procurou Jesus para que Ele libertasse a filha de um espírito imundo. Mas Jesus disse-lhe: “‘Antes, as crianças sejam cheias, porque não é bom pegar o pão das crianças e jogá-lo aos cachorrinhos'” (v. 27).

Neste versículo, a frase “o pão das crianças” refere-se especificamente à libertação, e Jesus está dizendo que pertence ao povo da aliança. Aqueles que estão fora da aliança podem receber um milagre baseado na misericórdia de Deus, mas a libertação é para aqueles que têm uma aliança com Deus.

Lucas 1: 71-73 diz que Jesus veio “para que sejamos salvos de nossos inimigos e das mãos de todos que nos odeiam, para realizar a misericórdia prometida a nossos pais e lembrar de Sua santa aliança, o juramento que Ele fez a nosso pai Abraão “. Ele trouxe a salvação de nossos inimigos –  demônios – com base em uma promessa, da qual somos herdeiros (ver Gálatas 3:29), que Ele fez a Abraão.

O propósito desta salvação é declarado nos versículos subsequentes de Lucas 1: “Conceder-nos que, sendo libertos das mãos de nossos inimigos, possamos servi-Lo sem medo, em santidade e retidão diante Dele, todos os dias de nossa vida” (vv. 74-75). Deus provê o benefício para que possamos servi-Lo sem medo, em santidade e retidão todos os dias de nossas vidas. É muito difícil viver assim sem ser entregue. De fato, é praticamente impossível.

Uma das razões pelas quais é tão difícil é que os demônios nem sempre são resultado do pecado na vida de uma pessoa. Existem muitos tipos diferentes de espíritos malignos, e nem todos são o que eu chamo de “espíritos do pecado”.

Isso não quer dizer que o pecado não seja um grande ponto de entrada para a influência demoníaca. Para todo pecado na Bíblia há um demônio correspondente. Eu sustento que se um cristão está vivendo em pecado ou vivendo em carne, não há como ele escapar dos demônios.

No entanto, também é possível que um cristão seja demonizado como resultado do pecado de outra pessoa. Por exemplo, um espírito de rejeição ou trauma pode chegar a uma pessoa porque ela foi abusada. Ou demônios podem ser herdados de uma geração anterior através da linhagem de uma pessoa.

Percorremos um longo caminho em nossa igreja desde os primeiros dias em que acreditávamos que os cristãos não podiam ter demônios. Agora, sempre que uma pessoa é salva, assumimos automaticamente que ela precisa de algum nível de libertação e a conduzimos pelo processo. Não questionamos se o novo crente tem um demônio, apenas quantos ele tem.

Isso pode parecer difícil. Mas lembre-se, a demonização nem sempre é culpa da própria pessoa. Questões geracionais são um importante ponto de entrada.

Se pudermos ser submetidos às conseqüências do pecado para a quarta geração, como diz Êxodo 20: 5, e uma geração bíblica for de 40 anos, então estaremos sujeitos à influência demoníaca do que as pessoas de nossa linhagem estavam fazendo 160 anos antes. Isso significa que, tomando o ano de 2000 como ponto de partida, somos afetados pelo que aqueles em nossas linhagens estavam fazendo desde o ano de 1840.

Pense nisso. Mesmo que uma pessoa tenha uma ótima genealogia, ela não pode saber tudo o que seus ancestrais estavam fazendo em segredo há muito tempo. E se, além do pecado geracional, ele cometeu pecado pessoal ou foi traumatizado ou vitimado de alguma forma, quando chegar ao Senhor, precisará de libertação em algum nível. Há muita contaminação e contaminação na Terra para escapar dela.

Devemos aceitar a realidade de que fomos comissionados para ministrar ao povo da aliança de Deus, e parte de nossa responsabilidade é proporcionar a eles seu direito de libertação da aliança. Se os privarmos disso com base em alguma doutrina teológica errônea, estaremos negando a eles o que é deles por direito e não podemos nos chamar ministros capazes da Nova Aliança. Vamos fazer o que Jesus fez e servir o pão das crianças para aqueles que precisam!

por: John Eckhardt

Deixe sua opinião