Por que o aborto não é consistente com o cristianismo

Deus chama cada um de nós pelo nome para viver para Ele, os cristãos têm o dever de proteger, defender e cuidar de cada vida humana. Isso significa que os cristãos absolutamente não podem tolerar o aborto de qualquer forma.

429

O evangelho chama todas as pessoas a viverem vidas radicalmente novas e transformadas para Deus. Ao longo das Escrituras, ouvimos Deus dizer a cada um de nós: “Eu te chamei pelo teu nome; tu és Meu” (Isaías 43:1c).

Mas porque Deus chama cada um de nós pelo nome para viver para Ele, os cristãos têm o dever de proteger, defender e cuidar de cada vida humana. Isso significa que os cristãos absolutamente não podem tolerar o aborto de qualquer forma.

No entanto, essa não é a mensagem que você ouvirá de muitos pastores hoje. Recentemente, o pastor Raphael Warnock declarou publicamente que o aborto é consistente com a vontade de Deus para os cristãos . Ele afirmou que Deus apóia o exercício de “arbítrio humano e liberdade” na decisão de abortar uma vida que ainda não nasceu. Em sua opinião, o aborto não é apenas lícito em circunstâncias extremas; é um direito humano que Deus chama os cristãos a respeitar.

Ele não poderia estar mais errado.

Tenho certeza de que você já ouviu uma versão do argumento de Warnock muitas vezes antes. O aborto, segundo a história, é uma forma de “cuidados de saúde reprodutiva”. E Deus não nos chama para cuidar dos enfermos e sofredores e proteger a saúde uns dos outros? O que poderia ser mais consistente com o cristianismo do que o compromisso de respeitar a escolha de uma mulher de cuidar de seu corpo?

Mas esse argumento falsifica a realidade do aborto e ignora a maneira como o aborto perturba o plano de Deus para nós. O fato é que o aborto não é nada de saúde. O aborto é a morte intencional de uma vida humana inocente e inflige danos físicos diretos à mãe e ao feto. Além disso, o aborto fere a saúde mental e emocional das mulheres que o praticam, semeando confusão espiritual e dor em famílias e comunidades. Deus não chama e nunca chamaria os cristãos para matar vidas inocentes e infligir danos físicos e espirituais.

Além disso, o aborto desumaniza o nascituro e ofende a sacralidade da vida humana. Um feto não é um amontoado de células nem um problema de saúde incômodo a ser eliminado em uma clínica. Desde o momento da concepção, toda vida humana é dotada por Deus de dignidade e valor inalienáveis. Como o Salmo 139:13b-14a (ESV) proclama com alegria: “Você me tricotou no ventre de minha mãe. Eu te louvo, porque fui feito de maneira maravilhosa e terrível.” Nenhum ser humano poderia ter o direito de matar uma vida não nascida que Deus criou para louvá-Lo por Sua grandeza e glória.

Um dos momentos mais emocionantes e inspiradores do evangelho ocorre quando Maria visita Isabel, a mãe de João Batista. As duas mulheres estão grávidas: uma com o salvador da humanidade, a outra com o homem santo que prepararia o caminho para a vinda de Jesus. Quando Isabel ouviu Maria chegando, o bebê em seu ventre “saltou de alegria” (Lucas 1: 44b). Um aglomerado de células pode fazer isso? Existe alguma afirmação mais clara do que esta de que a vida por nascer participa totalmente do plano de Deus para a humanidade?

Na opinião do pastor Warnock, Elizabeth tinha o direito humano de dizer não à vida que crescia dentro de seu útero. Ela tinha o direito de exercer seu “arbítrio humano e liberdade” para exterminar a alegria que carregava dentro de si. Mas nada na Bíblia tolera esse desrespeito flagrante pelo desígnio de Deus, um plano de salvação que reveste toda vida humana em graça e glória desde o momento da concepção até a vindoura ressurreição para a vida eterna. Os seres humanos sempre serão livres para recusar o plano de Deus e pecar contra o Seu plano. Mas isso não significa que os cristãos devam considerar esse pecado compatível com o chamado cristão para viver e amar.

Ao contrário da crença popular hoje, o aborto não é um ato neutro. É um pecado que destrói o que Deus criou. Como cristãos, devemos rejeitar o mal do aborto e viver nosso amor uns pelos outros de maneira diferente da maneira que o mundo quer que vivamos. O mundo diz que o aborto é uma forma de cuidado. Nós, cristãos, devemos atestar firmemente que não.

por: Timothy Head

traduzido e adaptado por: Pb. Thiago D. F. de Lima

Deixe sua opinião