Por que muitos cristãos estão em perigo de cair em falsas profecias

Você está tomando cuidado para não ser enganado por falsos profetas? Como discernir as falsas profecias das verdadeiras?

460

Na maior parte da minha vida cristã, tenho sido um estudante fervoroso em questões relacionadas à profecia bíblica. Um dos principais argumentos que tive de todos esses anos de estudo é que nada sobre a nossa natureza humana – e as táticas de Satanás para manipular essa natureza – mudou desde o início.

Em nosso desejo de entender o que Deus está dizendo sobre eventos futuros e nosso lugar na história profética, devemos perceber que podemos ser facilmente influenciados naquilo que acabamos acreditando. Podemos acreditar que estamos sendo autênticos em nossa busca pela verdade profética, mas a menos que sejamos primeiramente fiéis à busca da verdade, com um coração humilde, estaremos sempre em perigo de sermos desviados de conhecer a vontade revelada de Deus. 

Em Jeremias 29, vemos Deus dizendo ao profeta Jeremias para dar instruções ao povo de Israel sobre o que devem fazer enquanto estiverem no cativeiro babilônico. Suas instruções são bastante chocantes e não são o que as massas de pessoas esperavam ou desejavam ouvir.

Também vemos outros autoproclamados profetas profetizando instruções conflitantes para o povo – palavras que satisfizeram as emoções e desejos que eles queriam ouvir. Foi nesse ponto que Deus deixou claro que havia uma escolha a ser feita, e o destino mundano de cada pessoa seria decidido à medida que discernissem e escolhessem qual voz eles seguiam. 

O coro de vozes proféticas de hoje não é diferente do que era há 2.600 anos, quando Jeremias escreveu estas palavras. Embora seja aparente para a maioria dos crentes sensíveis ao Espírito Santo que estamos em alguns dos momentos mais profeticamente significativos desde o nascimento de Cristo, estamos igualmente em perigo de perder a perfeita vontade de Deus durante este tempo, porque somos inábeis em saber discernir o portão estreito da verdade de Deus verso a estrada larga de desorientação e engano.

Devemos estar em sintonia com a voz profética de Deus e com a Palavra estabelecida de Deus. Devemos estar dispostos a procurar por nós mesmos o que as Escrituras dizem, e não apenas ouvir aqueles que consideramos superiores no conhecimento dessas questões. Precisamos comparar e verificar as palavras proféticas de hoje contra o fundamento estabelecido da Palavra escrita de Deus. Em outras palavras, devemos assumir responsabilidade pessoal pelo que acreditamos. 

Nas Escrituras, vemos que existem profetas verdadeiros e falsos profetas. Ambos seguem o mesmo título “profeta”. Só isso deve nos informar que temos que assumir responsabilidade pessoal para discernir a diferença.

Deus nos deu o Seu Espírito para nos conduzir e guiar para toda a verdade. Mas devemos ser buscadores da verdade , pois seremos responsabilizados pessoalmente por nossa participação. Devemos deixar de lado quaisquer predisposições e narrativas que passamos a acreditar, mesmo aquelas que tivemos toda a nossa vida, e estarmos prontos e dispostos a trocar o que acreditamos pelo que Deus revela. A vontade de Deus não é ditada por aquilo que acreditam, e como fica claro em Jeremias 29, teremos nenhum argumento válido para fazer quando Deus cumpre a Sua palavra e que se encontram no lado oposto.

Estes são, sem dúvida, dias emocionantes e sobrenaturais para se viver. A forma e o envolvimento de Deus neste mundo e o ponto final da história são visíveis para todos com os olhos dispostos a ver!

Nossas designações para este tempo são nossas para aceitar, mas só podemos ser bem-sucedidos se seguirmos as instruções de Deus somente. E essas instruções podem parecer muito diferentes do que sempre supusemos que fossem. 

Assim como Deus usou a voz do profeta Jeremias para dar novas instruções e revelou o que Ele estava fazendo, Ele continua a usar os profetas hoje. E assim como havia profetas provendo revelação alternativa através de corações insinceros que conduziriam as ovelhas ao erro, também devemos ser sábios para reconhecer o mesmo hoje. 

Não é meu propósito dizer-lhe qual (ais) profeta (s) acreditar, mas eu acredito que é parte do meu propósito maior nestes dias profeticamente históricos ajudar a ensiná-lo a discernir a verdade por si mesmo, pela ajuda e orientação do Espírito que habita ricamente dentro de você. 

Uma vez que você aprende as táticas do inimigo, e como identificá-las em sua própria vida, você abriu as portas da liberdade para perseguir e alcançar tudo o que Deus propôs para você neste tempo. Você começará a ouvir com clareza a voz do verdadeiro pastor e filtrará todas as outras vozes que o levem a extraviar. 

As minhas ovelhas ouvem a minha voz e eu as conheço, e elas me seguem” (João 10:27).

por: Pr. Tracy Manno

traduzido e adaptado por: Pb. Thiago Dearo

Deixe sua opinião