Pastor diz que igrejas devem expulsar membros que se casam com não-cristãos

Pastor John Piper, diz que se um cristão casar com uma pessoa que não é cristã, está pessoa não ama a Cristo suficiente, por ter feito esta escolha, por isso deve ser expulsa do rol de membros da igreja.

650
John Piper Diz Que As Igrejas Devem Expulsar Membros Que Se Casam Com Não-Cristãos
John Piper Diz Que As Igrejas Devem Expulsar Membros Que Se Casam Com Não-Cristãos

O site Desiring God do pastor John Piper é conhecido por ser uma fonte interminável de algumas das cenas mais quentes da cristandade, sejam elas políticas, relacionais ou culturais pop. Às vezes é ousado. Às vezes é um pouco surdo. Às vezes, está dizendo aos pastores para excomungar qualquer membro que intencionalmente se casar com um não-cristão e lhes fechar as portas até que mudem de ideia.

O último aconteceu no início do mês de dezembro, quando o famoso escritor e pastor respondeu a uma pergunta de um pregador cujo congregante se casou com um não cristão contra a vontade de seus líderes espirituais locais. “Então, como devemos nós, a igreja, responder agora?” este pastor pergunta. A resposta curta de Piper: expulse-os.

Piper responde primeiro explicando o quão pecaminoso essa pessoa está sendo, revelando três “camadas” de pecaminosidade. Primeiro, Piper diz, a pessoa está desobedecendo a uma ordem da Bíblia. Ele se refere a 1 Coríntios 7:39, que diz: “A esposa está ligada ao marido enquanto ele viver. Mas se seu marido morrer, ela estará livre para se casar com quem ela quiser, somente no Senhor.” Piper diz que a frase final “somente no Senhor”, deve ser interpretada como significando que os cristãos devem se casar apenas com cristãos.

A segunda camada, diz Piper, é que a pessoa está revelando suas verdadeiras prioridades. “Um crente que escolhe se casar com um descrente mostra o quão profundamente comprometido está o amor do crente por Cristo”, diz Piper. “Se o crente aprecia a presença, a amizade e a intimidade de uma pessoa que rejeita Cristo (namorado ou namorada) mais do que a presença e a comunhão de Cristo, sua própria fé e amor por Jesus são questionados por Jesus.” Em outras palavras, Piper diz que casar com um não cristão prova que você ama essa pessoa mais do que ama Jesus.

E, finalmente, neste caso particular, Piper diz que a pessoa também está mostrando uma “rejeição da autoridade dos anciãos” ao se recusar a obedecer às suas ordens de deixar o não-cristão no altar.

“Os presbíteros imploram, oram, ensinam e então, se tudo isso for rejeitado, você remove o crente da membresia da igreja, para seguir em frente com o casamento”, conclui Piper.

Piper reconhece que isso não vai cair muito bem com a pessoa em questão ou seus amigos e familiares (“isso é porque eles elevam sua própria sabedoria acima da sabedoria de Deus”), mas Piper diz que espera que expulsá-los da igreja ajude a mostrar apenas o quanto os presbíteros realmente se importam e irão “sóbriar o crente desobediente, acordá-lo e ganhá-lo para um coração arrependido e obediente e restauração” Piper não explica como essa excomunhão realmente fará a pessoa querer se arrepender, mas diz que “viu a disciplina da igreja ter esse mesmo efeito em meu ministério” no passado.

Na conclusão, Piper diz que se a pessoa faz decidir se arrependerem sinceramente de se casar, eles não devem se divorciar, mas deve expressar seu “arrependimento” de seu marido ou esposa incrédula.

Então, isso é muito, obviamente, embora seja provavelmente uma temperatura mais baixa do que a de algum outro Desiring God. Quem poderia esquecer a vez em que Desiring God condenou o Capitão Marvel pela ousadia de ter uma mulher super-heroína? Ou a vez que Piper opinou sobre sonhos sexuais? E há o clássico de todos os tempos: a época em que Piper dizia que as mulheres não deveriam ser professoras de seminário, muito menos pastoras.

Embora Piper regularmente atraia a ira de comunidades cristãs mais progressistas, ele recentemente se viu enfrentando pelotões de fuzilamento do lado oposto da divisão cultural quando escreveu que não votaria em nenhum dos principais candidatos do partido na eleição de 2020, enviando apoiadores cristãos do O presidente Donald Trump entrou em frenesi. Novamente, este é um homem bem versado na arte da pegada quente.

Excomunhão ou não, os casamentos inter-religiosos estão aumentando nos Estados Unidos. Cerca de 33% de todos os casais que se casaram entre 2010 e 2014 nos Estados Unidos eram compostos de um cristão e uma pessoa de uma religião diferente ou sem religião em particular, um tendência que vem crescendo desde 1960. Parece um pouco improvável que todos esses casais tenham sido expulsos da igreja, mas algumas pesquisas sugerem que os casais inter-religiosos são menos propensos a frequentar os serviços religiosos regularmente. É possível que, mesmo que os anciãos não se envolvam diretamente, os casais que estão espiritualmente em páginas diferentes ainda assim captem a mensagem em alto e bom som.

Deixe sua opinião