Os católicos irão para o céu? Pastor John Piper Responde

3038
Pastor John Piper

O reitor do Bethlehem College & Seminary e fundador de Desying God, John Piper, respondeu a esta pergunta em um podcast postado no site Desiring God, em resposta a um ouvinte chamado Jimmy, que perguntou a Piper se um amigo que morreu recentemente, que era católico, iria ao céu.

Ele era um grande homem, um bom amigo, um mentor para muitos jovens como eu e um católico devoto”, disse Jimmy. “Vou ver meu amigo no céu? Ou suas opiniões teológicas tornam impossível? Posso experimentar legitimamente a tristeza de Paulo, mas sempre feliz, ou era simplesmente um amigo devotado, um amigo maravilhoso e um bom homem? Em outras palavras, você acha que os devotos católicos romanos podem ser cristãos genuínos?

Piper começou sua resposta, apontando os problemas teológicos que tem com a Igreja Católica, especificamente como a Igreja vê as Escrituras, a Virgem Maria, o batismo, as indulgências, a doutrina da justificação, a transubstanciação e o purgatório.

“Em muitos níveis, sua atitude contraditória em relação às Escrituras produz um tipo de religião que temo tenha levado muitas pessoas a se desviar, inclusive até se destruir”, disse Piper.

“Eu acredito que existem cristãos genuínos que são católicos romanos devotos e inconsistentes. Devotos no sentido de serem sérios, sérios e sinceros. Inconsistente no sentido de que o seu abraço de coração verdadeiro a Jesus é melhor do que suas ideias mentais ou doutrinas”, disse Piper.

“Se uma pessoa tem um encontro genuíno com o Cristo vivo e reconhece a profundidade da pecaminosidade humana e da desesperança, que somos estamos sem graça e sem Cristo, e se eles veem em Jesus o substituto que Deus providenciou para suportar nossa punição e fornecer tudo isso que precisamos de aceitação com Deus, e se essa pessoa se atirar na misericórdia de Cristo, desesperada de toda autoconfiança, e aprecia Cristo como seu supremo tesouro e a esperança da vida eterna, então essa pessoa será salva, mesmo que muitas de suas ideias doutrinárias os confundam ou sejam errôneas “.

Esta não é a primeira vez que Piper é perguntado sobre a salvação dos católicos. Em 2013, um ouvinte solicitou a opinião de Piper sobre a conversão dos evangélicos para o catolicismo, para o qual Piper enfatizou que é “tão terrível dizer que todos aqueles que fazem a jornada do protestantismo ao catolicismo são incrédulos que estão sendo eliminados”.

“Há muitos tipos diferentes de razões e histórias nunca terminam nesta vida. Então, se uma pessoa vai por este caminho ou não, ele não sabe para onde ele vai acabar. Portanto, não o descarte em nenhum dos casos “, disse Piper.

Deixe sua opinião