Oportunidade

727

Conversava com uma moça um dia desses, e ela se queixava muito da forma como fora criada por seus pais. Segundo ela, a forma de educação deles, fez com que ela não pudesse aproveitar as oportunidades que a vida apresentou a ela. Tal moça é frustrada pelas oportunidades perdidas, pois, sabe que as oportunidades não voltam; as novas oportunidades podem ser semelhantes, mas quase nunca são idênticas. A oportunidade é a possibilidade de se fazer algo em um tempo específico. A oportunidade não pode ser reproduzida posteriormente, pois, assim não seria oportunidade. Oportunidade é aquela possibilidade do momento, uma possibilidade apropriada; é um acomodar-se às circunstâncias de forma adequada.

Um senhor bem vivido, certa ocasião me contou uma fábula sobre a oportunidade. Como em fábula tudo fala, a oportunidade nessa fábula se pronuncia. A fábula é essa: “O fogo, a água e a oportunidade se encontraram… Nesse encontro a oportunidade perguntou: De onde vocês são? E o fogo respondeu: Eu estou nas guerras, nos vulcões, os incêndios, nas grandes queimadas… Ah! Estou também o palito de fósforo. A água respondeu: Eu estou nos grandes rios e mares, estou na chuva, e numa singela gota… Ah! Estou numa lágrima que escorre pelo rosto, seja pelo amor ou pela dor. O fogo e a água, então perguntaram a oportunidade: E você oportunidade, de onde vens? A oportunidade disse: Bem eu estou em muitos lugares, em muitas situações, em muitas possibilidades… Ah! Estou ainda na vida de um advogado, jogador de futebol, em um poeta, em uma música, ou ainda mais, em alguém que prega o evangelho ou quem aceita o evangelho de Deus… Mas acrescentou ainda a oportunidade: Ás vezes passa e não volto mais, ou não dá tempo das pessoas me aproveitarem”.

Temos nos relatos bíblicos, vários exemplos de oportunidades perdidas. Na época de Jesus vemos alguns exemplos de pessoas que aproveitaram as suas oportunidades. O cego de Jericó, ao ouvir que era Jesus que se aproximava, aproveitou a oportunidade e pôs-se a gritar pó misericórdia, e foi atendido. Zaqueu não perdeu a sua oportunidade, a ponto de subir em um sicômoro para ver a Jesus que ia passando. O que dizer então daquela mulher hemorrágica que, sabendo que ao passo que tocasse em Cristo, ela vai se infiltrando na multidão e aproveita a sua oportunidade e toca nEle, e foi curada. Todos aproveitaram suas oportunidades. Tantos outros exemplos poderiam ser destacados. Diferentemente desses exemplos citados, muitas pessoas descartam as suas oportunidades, perdem grandes chances profissionais, amorosas e outras; mas a oportunidade mais desperdiçada pelo homem é o fato de não receber a salvação de Deus. Pessoas passam por essa vida e descarta a maior oportunidade da vida que é receber a vida eterna. Assim como na fábula a oportunidade pode não voltar a bater à sua porta novamente; por isso, você deveria abrir a porta do seu coração pra Cristo entrar e morar nele. Aceitar o evangelho é receber um presente em um tempo adequado; essa é oportunidade ideal.

A oportunidade está passando nesse momento em sua vida, você a deixará passar? O profeta Isaías diz assim: “Buscai ao senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Isaías 55:6); não saberemos se teremos mais um dia, um mês, um ano de vida, por isso, temos que aproveitar as oportunidades. Devemos aproveitar a oportunidade que temos de buscar ao Senhor e termos a certeza que Ele é um Deus de perto e não longe. Se você não se posicionou e nem recebeu a Cristo como Senhor e Salvador talvez essa seja sua oportunidade, então aproveite. Se você já é cristão, Paulo nos orienta assim: “…enquanto tivermos oportunidades, façamos o bem, mas principalmente aos da família de Deus” (Gl 6:10), seguindo o conselho de Paulo, temos que aproveitarmos as oportunidades para os que são da igreja. Quantas vezes queremos ajudar e resolver os problemas, e não nos preocupamos com os da família de Deus? Preocupados com os da família de Deus (atuação interna), podermos nos sensibilizar com os de fora (atuação externa). Paulo ainda diz assim: “Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades” (Cl 4:5).

Nessa semana não desperdice as oportunidades. Faça contatos. Aproveite as oportunidades de comunhão, de adoração coletiva. Aproveite a oportunidade de exercer seu dom, oportunidade de amar o próximo como a ti mesmo. Nessa semana aproveitas as oportunidades com as pessoas amadas, aproveite os momentos de felicidades. As oportunidades passam por nós, aproveitemos. Que Deus nos abençoe nessa semana.

por: Pr.Jeferson Rodolfo Cristianini

Salvos / Portal Padom

Deixe sua opinião