O servo que não mostrou misericórdia

506

Em Mateus 18:23-35 temos uma parábola de Jesus que é muito simples e muito importante. A pergunta de Pedro quanto a quantas vezes ele deveria perdoar seu irmão levou Jesus a contar a parábola do servo que não mostrou misericórdia. Há, pelo menos, três lições muito importantes nesta parábola.

Temos uma dívida impossível de ser paga com Deus. O primeiro servo, nesta história, é retratado como devedor ao rei de 10.000 talentos (v. 24). O salário normal de um trabalhador no tempo de Jesus era de um denário (Mateus 20:2,13). Na taxa de câmbio daquele tempo seriam necessários 6.000 denários para igualar a apenas um talento. O homem levaria 19 a 20 anos para ganhar somente um talento, e muito mais tempo para poupar essa quantia. Simplesmente não havia meio para que essa dívida jamais fosse paga. Temos pecado (1 Reis 8:46, Romanos 3:23, Gálatas 3:22) e pecado muitíssimo (Salmo 38:4); portanto, somos os devedores de Deus. Devemos dez mil talentos, uma quantidade impossível de pagar. Contudo, na misericórdia de Deus, ele provê um meio para o perdão (Mateus 18:26-27). Essa é uma graça verdadeiramente admirável!

 As dívidas de outros para conosco não se comparam com o que devemos a Deus. O primeiro servo encontrou outro servo que lhe devia 100 denários (v. 28). Isso daria 100 dias de salários, uma importância substancial, mas que não se compara com os 10.000 talentos que o primeiro servo devia. Na próxima vez que você tiver dificuldade em perdoar alguém, pegue um pedaço de papel e, em um lado escreva cada vez que aquela pessoa pecou contra você. Vire o papel e, no verso, escreva cada vez que você pecou contra Deus. Penso que você percebeu o ponto. Mas, quando entendermos quanto temos sido perdoados, isso deve motivar-nos a perdoar (Efésios 4:32, Colossenses 3:13).

Se não perdoarmos, não seremos perdoados. Os versículos 32-35 da parábola tornam isto muito claro. Veja também Mateus 6:12,14-15; Marcos 11:25 e Lucas 6:37. Jesus disse “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mateus 5:7).

– por Tommy Peeler

Estudos da Bíblia / Portal Padom

https://padom.com.br/wp-content/uploads/2011/02/servoprostradoclamavapormisericordia.jpg

Deixe sua opinião