O que você provavelmente não sabe sobre a ascendência humana de Jesus

A seguir, são apresentadas as histórias convincentes de algumas pessoas primárias ligadas à genealogia e ao nascimento de Jesus.

625

A seguir, são apresentadas as histórias convincentes de algumas pessoas primárias ligadas à genealogia e ao nascimento de Jesus. O que eu respeito tanto a Bíblia é a honestidade que os escritos sagrados relacionam a não branquear a história sórdida de algumas de suas figuras mais importantes que contribuíram para a história da redenção.

Ezequias

Mateus 1:10 diz: “Ezequias foi o pai de Manassés, Manassés, pai de Amom, e Amon, pai de Josias.”

Ezequias foi o grande rei que iniciou um reavivamento da fé reintegrando a festa da Páscoa (ver 2 Cr 30: 13-16), que apontava para a crucificação de Jesus. Ele estava doente até a morte, mas orou por mais 15 anos e Deus respondeu às suas orações (2 Reis 20). Infelizmente, seus 15 anos extras resultaram no nascimento de seu filho Manassés, que se tornou o rei mais perverso que já viveu até aquele momento. Ele praticou adivinhação, sacrificou seus filhos no fogo, praticou feitiçaria, lidou com médiuns e espíritas e colocou um ídolo na casa de Deus. Ele fez muito mal aos olhos do Senhor, provocando-O a irar-se (ver 2 Cr. 33).

Josias

Josias era conhecido como um dos maiores reis de Israel e, como mostra a genealogia, era na verdade neto de Manassés e filho de Amom, ambos reis iníquos. Isso mostra que Deus pode vencer maldições geracionais e pecados de nossos pais e mães!

Josias reparou o templo de Deus, descobriu a lei do Senhor e restabeleceu a Páscoa, além de outras reformas para tentar evitar o julgamento de Deus – mas era tarde demais! Deus permitiu a Nabucodonosor, o rei estrangeiro, saquear Jerusalém e levar a maioria do povo judeu em cativeiro para a terra que ele governava na Babilônia (ver 2 Cr. 34, 35).

Zorobabel (Mateus 1:13)

Enquanto exilado, Zorobabel foi nomeado governador dos judeus durante o exílio persa e foi contratado para voltar a Jerusalém para reconstruir o templo de Deus que foi destruído pelos babilônios (ver Hag. 1: 1-4).

Ageu 2: 7-9 profetiza a respeito da próxima casa do Senhor, construída pelo futuro Messias Jesus Cristo:

E sacudirei todas as nações, e elas virão com a riqueza de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o Senhor dos Exércitos. A prata é minha, e o ouro é meu, diz o Senhor de Anfitriões. A glória desta última casa será maior que a anterior, diz o Senhor dos Exércitos. E neste lugar darei paz, diz o Senhor dos Exércitos.”

Portanto, Zorobabel era um tipo de Cristo que iria construir o novo templo de Deus e fazer com que todas as nações se curvassem diante dEle e Seu trono.

José (o padrasto de Jesus)

Mateus 1:16 diz: “José, o marido de Maria, de quem nasceu Jesus, que se chama Cristo”.

José não era chamado o pai terreno de Jesus desde que nasceu da virgem Maria, para que o pecado humano não lhe fosse transmitido; no entanto, Ele era um homem fiel de integridade, sobrenaturalmente liderado por visões e sonhos (ver Mateus 1: 18-25).

Ele também foi um carpinteiro que ensinou a Jesus seu ofício. Mateus 13: 55a diz: “Ele não é filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria?”

Um carpinteiro era uma pessoa que construía coisas. Mais tarde, Jesus diria que Ele edificaria Sua igreja (ver Mateus 16:18); Jesus também foi quem nos moldou à Sua própria imagem e semelhança (ver Gênesis 1:26, 27).

Maria (Mateus 1:16)

Jesus nasceu da virgem Maria, uma jovem que cumpriu a profecia registrada em Isaías 7:14. Ela era apenas uma mera adolescente que era um vaso escolhido, uma mulher que era altamente favorecida por Deus (ver Lucas 1: 26-33). Ela era uma mulher de fé e obediência que respondeu ao anjo que anunciava o nascimento do Messias com estas palavras surpreendentes: “Eu sou a serva do Senhor. Que seja para mim de acordo com a sua palavra” (Lucas 1:38).

Ela estava saturada com as Escrituras e proferiu uma canção profética chamada Magnificat, que citava pelo menos nove passagens, principalmente do livro dos Salmos (ver Lucas 1: 46-56). Ela era uma humilde serva do Senhor que deu à luz Jesus em uma manjedoura (ver Lucas 2: 7). Ela valorizava constantemente as coisas de Deus em seu coração (ver Lucas 2: 15-19; 48-51). Finalmente, Maria foi uma das únicas pessoas que apoiaram Jesus em Sua crucificação, que metaforicamente fez com que uma lança perfurasse sua alma (ver Lucas 2:34, 35).

João 19: 25-27 registra a cena emocionante em que Jesus – com apenas alguns momentos para viver – diz a João apóstolo para cuidar de Maria “. Mas, ao lado da cruz de Jesus, estavam sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria a esposa de Clopas e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe e o discípulo a quem ele amava por perto, disse a sua mãe: ‘Mulher, aqui está seu filho’. Então ele disse ao discípulo: ‘Aqui está sua mãe.’ A partir desse momento, esse discípulo a levou para sua própria casa. “

Ao concluirmos este artigo, faça a si mesmo a pergunta: “Com qual desses personagens da genealogia de Jesus eu me relaciono?” Você consegue ver o poder da redenção e da graça através de cada uma dessas histórias – apesar de algumas das maldades dos personagens? Você vê como Jesus morreu pelos pecados do mundo inteiro – não apenas por um grupo étnico ou um tipo de pessoa, mas por pessoas com diversas origens, afiliações e tendências pecaminosas?

Finalmente, espero que depois de ler isso, você acredite que, apesar de todas as probabilidades, pecados e desafios, Deus possa usá-lo para Sua glória e transformar sua bagunça em uma mensagem de redenção!

por: Joseph Mattera

traduzido e adaptado por: Pb Thiago D. F. Lima

Deixe sua opinião