O que significa ‘confessar seus pecados uns aos outros’ em Tiago 5?

Confessar nossos pecados leva à cura e restauração, ambos os atributos valem a pena buscar.

1652
Duas pessoas conversando, confessando o pecado (imagem ilustrativa)
Duas pessoas conversando, confessando o pecado (imagem ilustrativa)

“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.”

Tiago 5:16

O milagre da salvação é que Deus nos envolve em Seu plano eterno. A única maneira de nos tornarmos justos é por meio de Cristo Jesus. Abandonamos as buscas do mundo e, em vez disso, O seguimos para casa na eternidade. O caminho do discipulado ao longo da vida não é fácil, como muitas pessoas bíblicas registraram em sua busca pela santidade nesta terra. Todos os dias enfrentamos nossa humanidade, que existe sob a maldição do pecado. Não podemos sacudi-lo totalmente deste lado do céu, então Jesus abriu um caminho para nós, por meio Dele, confessarmos nossos pecados e estarmos na presença de nosso Santo Deus. Confessar nossos pecados leva à cura e restauração, ambos os atributos valem a pena buscar.

O que Tiago quis dizer com ‘Confesse seus pecados uns aos outros’?

E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus. Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.”Lucas 12:8,9

A confissão, de acordo com o Dicionário Bíblico de Easton, é definida como “um reconhecimento dos pecados a Deus e a um próximo a quem injustiçamos”. A confissão é um processo diário. Somos adotados na família de Deus quando recebemos gratuitamente o dom da salvação. Deus nos colocou propositalmente em famílias e comunidades porque sabe que não é bom para nós ficarmos sozinhos. Existem pecados que apenas levaremos direto ao Pai, mas quando pecamos uns contra os outros, devemos também confessar uns aos outros. O perdão é importante para Deus! Fomos perdoados e, portanto, devemos conceder o mesmo perdão uns aos outros.

Todos nós já testemunhamos histórias de pessoas que guardaram segredos por anos, às vezes vidas inteiras. Em alguns casos, podemos enterrar psicologicamente as coisas com tanto sucesso que esquecemos que aconteceram. O processo de lembrar, de chegar à fonte de uma ferida para curá-la, é um processo saudável, mas que requer muita sabedoria e cuidado, tanto espiritual quanto psicologicamente. Pastores e conselheiros são dotados por Deus para ajudar a introduzir essas curas em nossas vidas. Devemos ser muito cuidadosos no colo de quem colocamos nossos fardos. Precisamos, em espírito de oração, considerar quem Deus colocou em nossas vidas para suportá-los com facilidade, a fim de que não se tornem seu fardo também.

“Como somos filhos da luz e parte da luz é a verdade”, explica o pastor John Piper, “a comunidade cristã não será marcada pelo secretismo”. Nossa fé em Cristo cresce à medida que encontramos pessoas que nos responsabilizam e nos aconselham por meio das fortalezas do pecado. O apóstolo Mateus escreveu: “Se o teu irmão pecar contra ti, vai e conta-lhe a sua falta, entre ti e só ele. Se ele te ouvir, você ganhou o seu irmão” (Mateus 18:15 ESV). A maturidade em Cristo nos dá força para sermos honestos sobre o pecado e nos dá a perspectiva adequada para saber o que é apropriado confessar em voz alta para outra pessoa. Em tudo o que fazemos, devemos trazer glória a Deus.

A oração é poderosa. “O ‘homem justo’ aqui referido é aquele cujos pecados foram confessados ??e perdoados. Sua oração é totalmente capaz de garantir resultados, como a cura de enfermos” Não há dúvida de que Deus ouve nossas orações e as responde! O relacionamento íntimo que temos com Deus como seguidores de Cristo significa que Ele conhece todo o escopo e condição de nossos corações e, portanto, a raiz de nossas orações. Seu coração é movido pelas orações dos justos.

Como devemos confessar nossos pecados uns aos outros?

Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado.” – Gálatas 6:1

Quando minha filha mais velha corrige a irmã mais nova, lembro que ela já tem mãe. Devemos ter o cuidado de guiar uns aos outros aos pés de Deus quando vemos o pecado em outra pessoa. Cristo nos advertiu para tirar a trave de nosso próprio olho antes de olharmos criticamente para a vida de outra pessoa. E como Paulo nos lembrou, todos nós carecemos da glória de Deus (Rom. 3:23).

Quando vivemos nossas vidas em busca de Cristo, Deus nos coloca propositalmente na vida das pessoas ao nosso redor. “Confessar seus pecados um ao outro não é necessariamente feito em público, mas aqui parece fazer parte do processo de restauração envolvendo os anciãos”, escreveu John F. Hart para o The Moody Bible Commentary, “Curado é às vezes usado para cura física, mas também é usado metaforicamente para restauração espiritual, o sentido metafórico sendo preferido à luz da aparente ênfase de Tiago no fortalecimento espiritual.”

Avisar outro seguidor de Cristo sobre o pecado em sua vida pode ser extremamente útil, salvando-o das consequências disso. No entanto, as Escrituras nos alertam para fazer isso com amor, sem destruir uns aos outros ou nos elevar uns sobre os outros. Já temos um Pai no céu que detém toda autoridade sobre nossas vidas. Ele conhece cada coração humano e as lutas do pecado que se escondem lá para causar estragos.

Confessar nossos pecados um ao outro deve ser feito de maneira amorosa e empática, porque todos nós lutamos contra o pecado. Estamos juntos nisto. “Existem alguns pecados, sejam privados ou não, que não beneficiariam o corpo de Cristo ou um pequeno grupo de comunhão para expormos ou darmos voz”, Stephen Nichols explica: “Portanto, é necessário sabedoria, discrição, e julgamento a ser exercido nesses casos.” Na dúvida, seguimos Jesus, que embora fosse totalmente Deus, viveu uma vida totalmente humana na terra. Ele tem empatia conosco. Podemos levar outros a confessar e arrepender-se como Jesus fez quando operamos em Sua força e graça. Jesus veio para nos libertar da culpa, vergonha e condenação, por isso não devemos colocar esses fardos pesados ??uns sobre os outros.

Precisamos confessar o pecado às autoridades da Igreja?

E Arão porá ambas as suas mãos sobre a cabeça do bode vivo, e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem designado para isso.” – Levítico 16:21

Jesus veio para cumprir a lei de Deus. Existem muitas legalidades no Antigo Testamento, como o sacrifício de animais, que não são mais exigidos por causa do sacrifício perfeito de Jesus na cruz, feito uma vez por todas. Frequentemente, é aconselhável buscar o conselho dos líderes da igreja em relação às lutas com as fortalezas do pecado. No entanto, não é necessário que confessemos todos os pecados a uma autoridade da igreja para sermos perdoados. A maravilha da história do Natal é a façanha milagrosa que Jesus realizou quando rompeu a atmosfera para andar pela terra e morrer por nossos pecados. Por causa do grande amor de Deus por nós para enviarmos Seu único Filho, temos o dom da oportunidade de confessar e arrepender-nos de nossos pecados e receber perdão e restauração por meio de Cristo.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16 ESV

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1 João 1: 9 ESV

“Visto que a confissão do pecado e as orações da fé trazem cura, os cristãos devem confessar seus ‘pecados uns aos outros e orar uns pelos outros’”, explica o Comentário Bíblico do Expositor: “Não são apenas os presbíteros que devem orar aqui, mas cristãos em geral.” Definimos o tempo, antes de Cristo e depois de Cristo. Antes de Jesus morrer e ressuscitar dos mortos, derrotando a morte de uma vez por todas, a humanidade continuamente ficou aquém das leis que Deus providenciou para que seguíssemos. As leis eram para nosso próprio bem, mas por causa da maldição e atração do pecado em nossas vidas nunca pudemos ser respeitadas. Jesus viveu uma vida que nunca poderíamos viver, seguindo a vontade de Deus para Ele sem pecado e trazendo glória a Deus em tudo o que Ele falou e fez.

A confissão de nossos pecados foi disponibilizada a nós por Cristo Jesus, a maneira que Deus providenciou para que entrássemos em Sua santa presença e permanecêssemos com Ele no relacionamento íntimo que fomos designados a compartilhar. O pecado não pode estar na presença de nosso Santo Deus. Temos que confessar isso, diariamente. Mas, por causa de Jesus, podemos ir a Ele gratuitamente oração e petição para fazê-lo. Não precisamos de um intercessor para contar a Deus nossos pecados por nós, Ele conhece nosso coração melhor do que nós. Podemos nos reunir na presença de Deus diariamente para digerir as Escrituras e receber Seu conselho com oração em nossa vida diária. Ele propositalmente nos colocou em comunidades e famílias nas quais crescemos juntos em Cristo, mantendo-nos mutuamente responsáveis. Confessar nossos pecados uns aos outros não é uma exigência legalista, mas um produto da comunhão comunitária que produz liberdade com responsabilidade.

Jesus morreu na cruz para nos salvar de nossos pecados. É por meio de Cristo, e somente Cristo, que vamos ao Pai para o perdão de nossos pecados. João escreveu: “a todos os que o receberam, a todos os que creram no seu nome, deu o direito de se tornarem filhos de Deus” (João 1: 12-13). Todos nós somos bem-vindos para virmos a Jesus, por conta própria. Quando confessamos nossos pecados uns aos outros, seguimos o exemplo de Jesus de amar, ouvir, falar a verdade e perdoar. Porque somos perdoados, também podemos perdoar.

por: Meg Bucher

traduzido e adaptado por: Pb. Thiago D. F. Lima

Deixe sua opinião