O que fazer quando você começa a se preocupar

Normalmente, não nos importamos em esperar se podemos reclamar sobre isso. Mas quando você escolhe esperar pacientemente em Deus, em vez de se preocupar, é na verdade uma declaração de fé.

Fique quieto diante do Senhor e espere pacientemente por ele e não se preocupe quando as pessoas tiverem sucesso em seus caminhos” – Salmos 37:7

Você pode não ouvir muito mais a palavra “fret(É uma palavra antiga que significa apenas “preocupação”). Quando você se preocupa, fica estressado, ansioso e impaciente. Você se preocupa porque as coisas estão acontecendo muito rápido e você não pode lidar com a mudança, ou porque as coisas estão indo muito devagar e você quer que Deus acelere as coisas.

Normalmente, não nos importamos em esperar se podemos reclamar sobre isso. Mas quando você escolhe esperar pacientemente em Deus, em vez de se preocupar, é na verdade uma declaração de fé. Você está fazendo uma declaração sobre o caráter de Deus. Quando você espera pacientemente, está dizendo que confia em Deus e tem fé nele. Você está humildemente admitindo que depende dele.

A Bíblia diz no Salmos 37:7 “Fique quieto diante do Senhor e espere pacientemente por ele, não se preocupe quando as pessoas tiverem sucesso em seus caminhos“. Uma das maiores razões pelas quais ficamos estressados é porque estamos nos comparando constantemente aos outros. Em vez de focar no amor de Deus e no que Ele fez por nós, olhamos para outras pessoas, focando no que elas têm que nós não temos.

Comparar-se aos outros não é uma escolha sábia, porque você é único. Deus tem um plano para a sua vida que é diferente do plano dele para qualquer outra pessoa. Se você deseja o plano de outra pessoa, perderá o plano da sua vida! Comparar leva a se preocupar. Quando você compara, você começa a se preocupar.

Mas a preocupação é totalmente inútil. Qualquer segundo que você gasta se preocupando é desperdiçado, porque a preocupação não pode realizar nada. A preocupação não pode mudar o passado. Não pode controlar o futuro. Só vai te deixar triste hoje. É como sentar em uma cadeira de balanço, indo e voltando, indo e voltando. Você não faz nenhum progresso e usa muita energia.

Filipenses 4:6 diz: “Não se preocupe. Em vez de se preocupar, ore. Deixe petições e louvores moldarem suas preocupações em orações“. A preocupação nunca muda nada, mas a oração pode mudar as coisas. Portanto, não se preocupe nesta temporada de Natal. Apenas ore!

Fale sobre:

  • Por que a preocupação produz emoções tão negativas?
  • Como você pode perceber assistindo outras pessoas se elas estão preocupadas ou optando por confiar em Deus?
  • Você realmente acredita que a oração muda as coisas? Por que ou por que não?

por: Pastor Rick Warren
traduzido e adaptado por: Gabriel V.F. de Lima

Deixe sua opinião