O que é a Páscoa: Compreendendo a História e os Símbolos

O que é a Páscoa? Quando a Páscoa começou? Quando é a Páscoa deste ano? O que significa a Páscoa? Conexão com a Páscoa. Tradições cristãs e pagãs. Origem e história do coelhinho da Páscoa. Origem e história dos ovos de Páscoa. O cordeiro da Páscoa

985

O que é a Páscoa?

A Páscoa é a celebração da ressurreição de Jesus da tumba no terceiro dia após a sua crucificação. A Páscoa é a profecia cumprida do Messias que seria perseguido, morreria por nossos pecados e ressuscitaria no terceiro dia. (Isaías 53). Lembrar a ressurreição de Jesus é uma maneira de renovar a esperança diária de que temos vitória sobre o pecado. Segundo o Novo Testamento, a Páscoa é três dias após a morte de Jesus na cruz. 

A Páscoa segue um período de jejum chamado Quaresma, no qual muitas igrejas reservam tempo para arrependimento e lembrança. A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas e termina na sexta-feira santa, o dia da crucificação de Jesus. O período de 40 dias foi estabelecido pelo Papa Gregório 1 usando o padrão de 40 dias de Israel, Moisés, Elias e o tempo de Jesus no deserto. 

A semana que antecede a Páscoa é chamada Semana Santa, ou “Semana da Paixão“, e inclui o Domingo de Ramos (o dia em que Jesus entrou em Jerusalém e foi celebrado), a Quinta-Feira Santa (a “Última Ceia”, onde Jesus se reuniu com seus discípulos para observar a Páscoa.) e Sexta-feira Santa (quando Jesus seria crucificado na cruz). 

A Páscoa é uma data muito significativa no cristianismo e é o fundamento da fé cristã. Jesus, o Filho de Deus, cumpriu a profecia e através de sua morte, deu o presente da vida eterna no céu àqueles que acreditam em sua morte e ressurreição. Leia todo o relato bíblico do Dia da Ressurreição em Mateus 28 , Marcos 16 e Lucas 24.

Quando a Páscoa começou?

Os primeiros cristãos celebraram a ressurreição no dia 14 de Nisan (nossa março-abril), a data da Páscoa judaica. Os dias judaicos eram contados de tarde para noite, então Jesus celebrou Sua Última Ceia na noite da Páscoa e foi crucificado no dia da Páscoa. Os primeiros cristãos que celebravam a Páscoa adoravam Jesus como o Cordeiro Pascal e Redentor.

Alguns dos cristãos gentios começaram a celebrar a Páscoa no domingo mais próximo da Páscoa, já que Jesus realmente surgiu no domingo. Isso se tornou especialmente o caso na parte ocidental do Império Romano. Na própria Roma, diferentes congregações celebraram a Páscoa em dias diferentes! 

Muitos achavam que a data deveria continuar baseada no tempo da ressurreição durante a Páscoa. Uma vez que os líderes judeus determinassem a data da Páscoa a cada ano, os líderes cristãos poderiam definir a data da Páscoa calculando três dias após a Páscoa. Seguir esse cronograma significaria que a Páscoa seria um dia da semana diferente a cada ano, caindo apenas no domingo de vez em quando.

Outros acreditavam que desde que o Senhor ressuscitou no domingo e este dia foi reservado como o Dia do Senhor, este foi o único dia possível para celebrar Sua ressurreição. Quando o cristianismo se afastou do judaísmo, alguns relutaram em basear a celebração cristã no calendário judaico.

Constantino queria que o cristianismo fosse totalmente separado do judaísmo e não queria que a Páscoa fosse celebrada na Páscoa judaica. O Concílio de Nicéia exigiu, portanto, que a festa da ressurreição fosse celebrada no domingo e nunca na Páscoa judaica. A Páscoa seria o domingo após a primeira lua cheia após o equinócio da primavera. Como a data do equinócio vernal mudou de ano para ano, o cálculo da data apropriada pode ser difícil.  Este ainda é o método usado para determinar a Páscoa hoje, e é por isso que em alguns anos temos a Páscoa antes de outros.

Quando é a Páscoa deste ano?

A Páscoa cai no domingo, 12 de abril de 2020. A Páscoa é comemorada no domingo seguinte à primeira lua cheia, a Pachschal, depois do equinócio vernal. Como a data do equinócio vernal mudou de ano para ano, o cálculo da data apropriada pode ser difícil. Este ainda é o método usado para determinar a Páscoa hoje, e é por isso que em alguns anos temos a Páscoa antes de outros.

  • 12 de abril de 2020
  • 4 de abril de 2021
  • 17 de abril de 2022
  • 9 de abril de 2023
  • 31 de março de 2024
  • 20 de abril de 2025

O que significa a Páscoa?

A origem da palavra páscoa não é certa.  O Venerável Bede, um monge do século VIII e estudioso, sugeriu que a palavra pode ter vindo do Eeostre anglo-saxão ou Eastre – uma deusa teutônica da primavera e da fertilidade.  Estudiosos recentes não foram capazes de encontrar nenhuma referência à deusa mencionada por Bede e considera a teoria desacreditada.

Outra possibilidade é o nostálgico eostur, eastur ou ostara, que significava “a estação do sol crescente” ou  “a estação do novo nascimento”. A palavra leste vem das mesmas raízes.  Nesse caso, a páscoa estaria ligada à mudança de estação.

Uma explicação mais recente e complexa vem do contexto cristão da Páscoa, e não do pagão.  O nome latino para a semana da Páscoa era hebdomada alba ou “semana branca”, enquanto o domingo após o dia da Páscoa era chamado de dominica in albis pelas vestes brancas dos recém-batizados.  A palavra alba é latim, tanto para branco como para o amanhecer .  As pessoas que falam o alemão antigo alto cometeram um erro na tradução e usaram uma palavra plural para amanhecer, ostarun, em vez de um plural para branco.  De ostarun, temos o alemão Ostern e a Páscoa inglesa .

Conexão com a Páscoa

No dia anterior à sua crucificação, Jesus observou a Páscoa com seus discípulos. Este evento é conhecido como a Última Ceia. Páscoa é o tempo em que os judeus se lembraram de sua liberdade e êxodo do Egito. Durante esse banquete da Páscoa, Jesus disse a seus discípulos que o pão simbolizava seu corpo que seria quebrado e o vinho, seu sangue, que seria derramado para perdão dos pecados. ( Mateus 26: 17-30 ) A Última Ceia é lembrada hoje em igrejas e cultos religiosos através do ato de levar a Comunhão e compartilhar pão e vinho para lembrar o sacrifício de Jesus. 

Jesus foi preso após a refeição da Páscoa enquanto orava no jardim do Getsêmani. Ele foi levado ao governador romano, Pôncio Pilatos, para julgamento. 

Tradições cristãs e pagãs

Existem muitas tradições que envolvem toda a época da Quaresma, Semana Santa e Domingo de Páscoa. As tradições geralmente observadas em todo o mundo incluem o coelhinho da Páscoa, ovos coloridos, cestas de presentes e flores. Vamos mergulhar nas tradições específicas abaixo com mais detalhes, mas aqui estão algumas tradições mais interessantes de todo o mundo:

  • Na Austrália, os coelhos são considerados pragas que arruinam as plantações e as terras. Os australianos comemoram com seu marsupial nativo, o Bibly, que tem orelhas grandes e um nariz mais pontudo.
  • Na Polônia, na segunda-feira de Páscoa, os meninos tentam encharcar as pessoas com baldes de água. Esta tradição está enraizada no batismo do príncipe Polich Mieszko na segunda-feira de Páscoa em 996. 
  • Na Grécia, a manhã do sábado sagrado é conhecida como “arremesso de panelas” anual, onde os moradores jogam panelas pelas janelas. É uma tradição usada para marcar o início da primavera e novas colheitas sendo reunidas em novos vasos.
  • Na Europa, existem grandes fogueiras chamadas Fogos da Páscoa que são acesas no domingo de Páscoa até segunda-feira. A origem saxã é que os incêndios afastarão o inverno e a Páscoa trará a primavera.
     

Origem e história do coelhinho da Páscoa

Qual é a primeira coisa que vem à mente quando você pensa em Páscoa?  Como cristão, a primeira imagem pode ser a cruz ou a tumba vazia.  Para o público em geral, uma enxurrada de imagens da mídia e mercadorias nas prateleiras das lojas torna mais provável que o Coelhinho da Páscoa venha à mente.  Então, como um coelho que distribuía ovos se tornou parte da Páscoa?

Existem várias razões para o coelho, ou a lebre, estar associado à Páscoa, todas elas provenientes de celebrações ou crenças pagãs.  O mais óbvio é a fertilidade da lebre.  A Páscoa chega durante a primavera e celebra uma nova vida.  O significado cristão da nova vida através de Cristo e uma ênfase geral na nova vida são diferentes, mas os dois se fundiram gradualmente.  Qualquer animal – como a lebre – que produziu muitos filhotes foi fácil de incluir.

A lebre também é um símbolo antigo da lua.  A data da Páscoa depende da lua.  Isso pode ter ajudado a lebre a ser absorvida pelas celebrações da Páscoa.

A lebre ou toca de coelho ajudou a adoção do animal como parte das celebrações da Páscoa. Os crentes viram o coelho saindo de sua casa subterrânea como um símbolo de Jesus saindo do túmulo. Talvez esse fosse outro caso de pegar um símbolo preexistente e dar um significado cristão.

A lebre da Páscoa chegou à América com imigrantes alemães, e o papel da lebre passou para o coelho americano comum.  Originalmente, as crianças faziam ninhos para o coelho em chapéus, gorros ou caixas de papel chique, em vez das cestas de hoje.  Depois que as crianças terminam seus ninhos, colocam-nas em um local isolado para não assustar o coelho tímido. Os atraentes ninhos cheios de ovos coloridos provavelmente ajudaram a espalhar os costumes.

De volta ao sul da Alemanha, os primeiros coelhinhos da Páscoa de doces e guloseimas se tornaram populares no início do século XIX.  Esse costume também atravessou o Atlântico, e as crianças ainda comem coelhos doces – principalmente chocolates – na Páscoa.

Origem e história dos ovos de Páscoa

Ao lado do coelhinho da Páscoa, o símbolo mais familiar é o ovo da páscoa. Como outros, o ovo tem uma longa história pré-cristã.  Novamente, não há certeza do motivo pelo qual isso se associou à Páscoa. 

Muitas culturas antigas viam os ovos como um símbolo da vida. Hindus, egípcios, persas e fenícios acreditavam que o mundo começava com um ovo enorme. Os persas, gregos e chineses deram presentes de ovos durante os festivais da primavera em comemoração à nova vida ao seu redor. Outras fontes dizem que as pessoas comem ovos tingidos em festivais de primavera no Egito, Pérsia, Grécia e Roma. Na tradição antiga dos druidas, os ovos das serpentes eram sagrados e representavam a vida toda.

Os primeiros cristãos analisaram a conexão que os ovos tinham com a vida e decidiram que os ovos poderiam fazer parte da celebração da ressurreição de Cristo. Além disso, em algumas áreas, os ovos foram proibidos durante a Quaresma; portanto, eles eram uma iguaria na Páscoa. Como muitos dos costumes anteriores eram de origem oriental, alguns especulam que os primeiros missionários ou cavaleiros da Cruzada possam ter sido responsáveis ??por levar a tradição para o Ocidente.

No século IV, as pessoas apresentaram ovos na igreja para serem abençoados e polvilhados com água benta. No século XII, o Benedictio Ovorum havia sido introduzido autorizando o uso especial de ovos nos dias sagrados da Páscoa. O momento dessa bênção sustentaria a idéia de que os cruzados podem ter trazido de volta a tradição. Embora os ovos tenham sido usados ??anteriormente, os Cruzados podem ter tornado o costume mais popular e difundido.

Em 1290, Eduardo I da Inglaterra registrou uma compra de 450 ovos para serem coloridos ou cobertos com folhas de ouro. Ele então deu os ovos aos membros da família real.

Uma vez que o costume foi aceito, novas tradições começaram a crescer em torno dele. Os ovos foram tingidos de vermelho de alegria e em memória do sangue de Cristo. Os concursos de rolagem de ovos chegaram aos Estados Unidos da Inglaterra, possivelmente como um lembrete da pedra sendo removida. 

E a familiar caça aos ovos de Páscoa?  Uma fonte sugeriu que ela cresceu fora da tradição de crianças alemãs que procuravam pretzels escondidos durante o período da Páscoa. Como as crianças escondiam ninhos para o coelhinho da Páscoa se encher de ovos ao mesmo tempo em que caçavam pretzels, foi apenas um pequeno salto para começar a esconder os ovos.

O cordeiro da Páscoa

De todos os símbolos da Páscoa, o cordeiro é provavelmente o mais fortemente cristão. Além do fato de que os cordeiros são animais jovens nascidos na primavera, não tem fortes laços com as tradições pagãs.

O cordeiro vem da Páscoa judaica, onde cada família matou um cordeiro como sacrifício. Quando Cristo se tornou o Cordeiro da Páscoa para todos, o cordeiro se tornou um símbolo de Seu sacrifício.

João 1:29 – “No dia seguinte, João viu Jesus vindo em sua direção e disse:” Veja, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! “

1 Pedro 1:18-21 – “Porque você sabe que não foi com coisas perecíveis, como prata ou ouro, que você foi resgatado do modo de vida vazio que lhe foi entregue por seus ancestrais, mas com o precioso sangue de Cristo, um cordeiro sem defeito ou defeito. Ele foi escolhido antes da criação do mundo, mas foi revelado nestes últimos tempos por sua causa. Por meio dele você acredita em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, e assim sua fé e a esperança está em Deus. “

Roupas novas na Páscoa

Há muito que roupas novas estão associadas à idéia de novidade e de um novo começo. O costume familiar de ter roupas novas para a Páscoa provavelmente começou com os primeiros cristãos vestindo novas roupas brancas para o batismo durante os serviços da Vigília da Páscoa. Mais tarde, o costume se expandiu para todos que usavam roupas novas em comemoração à sua nova vida em Cristo.

Deixe sua opinião