O que a Bíblia diz sobre o consumo de bebidas alcoólicas ?

Eu posso beber uma cerveja ou outra bebida alcoólica? O que a Bíblia diz?

1060
cerveja heineken alcoólica
Cerveja entre amigos - imagem ilustrativa beber bebidas alcoólicas é pecado

Pergunta – Sempre fui ensinada que a Bíblia fala contra a bebida e que é errado. Recentemente, tenho conversado com um amigo cristão que me disse que, de acordo com a Bíblia, não há problema em beber álcool. Você pode me ajudar a resolver esses valores conflitantes? O que a Bíblia realmente diz sobre beber bebidas alcoólicas?

Resposta – Há uma resposta muito simples para essa pergunta quando se trata de adolescentes que bebem: é contra a lei. O álcool é absolutamente proibido até os 18 anos.

Deus nos ordena obedecer a leis como essas quando diz: “Todos devem se submeter às autoridades governantes, pois não há autoridade senão aquela que Deus estabeleceu.” (Romanos 13: 1) Se você desobedece à lei, também desobedece a Deus.

Mas e depois de completar 18 anos? Está certo para um cristão beber então? Embora existam algumas situações em que a Bíblia proíbe o álcool, ela nunca diz que o álcool é sempre errado. Visto que a Bíblia não proíbe absolutamente o álcool, se você deve ou não beber como adulto torna-se uma decisão pessoal que você tem que fazer por si mesmo.

Embora eu não possa tomar essa decisão por você, posso compartilhar com você 6 coisas que a Bíblia diz sobre o consumo de álcool:

6 coisas que a Bíblia diz sobre o consumo de bebidas alcoólicas

1. A Bíblia permite que os cristãos bebam álcool por motivos médicos.

Paulo disse a Timóteo: “Pare de beber apenas água e use um pouco de vinho por causa do seu estômago e de suas frequentes doenças”. (1 Timóteo 5:23)

2. A Bíblia às vezes descreve o álcool como algo bom e agradável.

O primeiro milagre de Jesus envolveu transformar água em vinho para uma festa de casamento. (João 2: 3-11) O Salmo 104 diz: “Ele faz grama para o gado e plantas para o homem cultivar – trazendo alimentos da terra; vinho que alegra o coração do homem, óleo para fazer seu rosto brilhar, e pão que sustenta seu coração.” (v. 14-15)

3. A Bíblia proíbe a embriaguez.

Embora a Bíblia nunca diga que o álcool em si é pecado, ela diz muitas vezes que a embriaguez é um pecado. Deus diz: “Não se embriague com vinho, que leva à devassidão. Em vez disso, seja cheio do Espírito.” (Efésios 5: 6) Na verdade, há muitos versículos na Bíblia que falam contra a embriaguez. (Para alguns exemplos, veja Romanos 13:13; Gálatas 5: 19-21; 1 Pedro 4: 3.)

4. A Bíblia proíbe beber se isso ofender outros cristãos.

Deus explica em Romanos 14 e 1 Coríntios 8 que devemos ter consideração pelos outros cristãos que têm convicções diferentes das nossas. Alguns cristãos acreditam que o álcool é sempre pecado. E suas convicções devem ser respeitadas. Deus diz: “Se o seu irmão está angustiado por causa do que você come, você não está mais agindo em amor. Por comer, não destrua o seu irmão por quem Cristo morreu.” Pois o reino de Deus não é uma questão de comer e beber, mas de justiça, paz e alegria no Espírito Santo… Façamos, portanto, todos os esforços para fazer o que leva à paz e à edificação mútua … É melhor não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa isso fará com que seu irmão caia.” (Romanos 14:15-21) Esse versículo diz isso em alto e bom som: Não beba álcool se isso ofender um irmão ou irmã em Cristo.

5. A Bíblia proíbe beber se isso prejudicar o evangelho.

Paulo explicou em 1 Coríntios 9 que, embora pudesse comer e beber o que quisesse, ele era muito cuidadoso para não fazer coisas que pudessem impedir o evangelho de Cristo. Ele disse: “Embora eu seja livre e não pertença a nenhum homem, me torno um escravo de todos, para ganhar o máximo possível. Eu me tornei todas as coisas para todos os homens para que por todos os meios possíveis pudesse salvar alguns. Eu faço tudo isso por causa do evangelho, para que eu possa compartilhar em suas bênçãos.” (1 Coríntios 9:19-23) Se eu estivesse tentando testemunhar para alguém que pensava que beber era ruim para os cristãos, não havia como Eu beberia álcool na frente dessa pessoa!

6. A Bíblia avisa que beber costuma ser perigoso e imprudente.

A Bíblia contém muitos avisos sobre como é tentador e perigoso se envolver com o álcool. Uma mãe sábia disse ao filho: “Não convém aos reis, ó Lemuel; não convém aos reis beber vinho, não convém aos governantes desejar bebida fermentada, para não suceder que bebam e se esqueçam do que a lei determina, e deixem de fazer justiça aos oprimidos.” – Provérbios 31:4,5.

 E Salomão, um dos homens mais sábios que já existiram, disse: “Não se deixe atrair pelo vinho quando está vermelho, quando cintila no copo e escorre suavemente! No fim, ele morde como serpente e envenena como víbora”. – Provérbios 23:31

Essas passagens bíblicas sugerem que muitas vezes é sábio ficar totalmente longe do álcool, pois pode ser uma coisa difícil de controlar. O álcool pode facilmente seduzi-lo e, antes que você perceba, ele o controla. Quantas meninas beberam e acabaram na cama com um homem estranho? Quantos adultos beberam um pouco e acabaram em um grave acidente de carro?

Essas situações são muito comuns. Deus está cuidando de você quando o avisa sobre os perigos do álcool e da embriaguez. Ficar bêbado faz com que você perca o controle de si mesmo e faça coisas – coisas perigosas – que você não faria se estivesse sóbrio.

Acho que é possível viver uma vida piedosa e desfrutar de uma pequena quantidade de álcool. Mas a pessoa que opta por não beber, também vive uma vida piedosa, contanto que o faça sem condenar aqueles que o fazem.

Gloria para aqueles de vocês que dedicam algum tempo para buscar a vontade de Deus sobre beber e se preparar para o futuro.

Versículos da Bíblia sobre o consumo de bebidas que contem álcool

“Portanto, vá, coma com prazer a sua comi­da e beba o seu vinho de coração alegre, pois Deus já se agradou do que você faz.” – Eclesiastes 9:7

“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;” – Efésios 5:18

“Faz crescer a erva para o gado, e a verdura para o serviço do homem, para fazer sair da terra o pão, E o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que fortalece o coração do homem.” – Salmos 104:14,15

“O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio.” – Provérbios 20:1

por: Christy Shipe

traduzido e adaptado por: Pb. Thiago D. F. de Lima

Deixe sua opinião