O plano simples de Deus para os obedientes

674

A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai com esta ordem: “Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença”. Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor. – Jonas 1: 1 – 3

A Palavra de Deus nos apresenta uma história fantástica vivida pelo seu personagem principal chamado Jonas, que recebeu uma mensagem de Deus em forma de ordem. Uma importante mensagem para ir à cidade por nome Nínive e dizer aos seus moradores, que se não se arrependessem iram ser destruídos. O fato é que conhecemos a historia e sabemos que Jonas de vez de tomar o navio e viajar para Nínive, preferiu partir para um rumo oposto, viajando para uma outra cidade, chamada Tárcis, contrariando assim a vontade de Deus.

Neste livro temos várias lições importantíssimas ao longo de seus quatro pequenos capítulos que eu sugiro que você leia com atenção e eu a tenho certeza que Deus abençoará muito a sua vida.

Nesta oportunidade em especial, vamos analisar apenas alguns princípios que a meu ver estão ligados a quatro fatores essências na vida de um seguidor de Jesus Cristo.

A Bíblia nos diz em João 6: 39 entre outras coisas que “O Senhor não quer que nenhuma pessoa se perca…” e Ele próprio têm criado circunstancias, meios de chamar a atenção de cada pessoa na face da terra para vir conhecê-lo, pois a partir deste encontro com Deus, a sua maior criação, ou seja o ser humano, deixará a de ser uma simples criatura para ser um(a) filho(a) amado(a) através da salvação proporcionada Cristo Jesus.

Eu creio que a missão principal de Deus, para cada um de seus filhos na terra consiste no entendimento espiritual de quatro coisas importantíssimas que obviamente estão ligados a salvação.

1. Deus nos chama

João 15: 16 – “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai Ele vo-lo conceda…” – Trata-se de um encontro pessoal e sobrenatural que cada pessoa precisa ter com Deus, mediante a pessoa de Jesus Cristo.

Jonas o personagem de nossa historia recebeu este chamado. A Bíblia nos diz que a palavra do Senhor veio a Jonas dizendo-lhe claramente para levantar-se . Esta palavra aqui tem o sentido de mudar de posição, de lugar. Foi uma ordem expressa da parte Deus. Mas o que fez Jonas? Levantou-se de fato, mas não para obedecer a este chamado.

Em algum momento em nossa vida, os nossos olhos se abriram e as escamas foram tiradas. Jesus nos chamou para um encontro, uma conversa particular onde entendemos de forma amorosa o especial amor de Deus por nós. ( João 3:16 )  Neste encontro fomos resgatados do poder das trevas e passamos a enxergar a luz. Não tínhamos direção na vida para vermos qual caminho seguir. Mas logo veio entendimento que Jesus é o caminho. Tínhamos conceitos e valores sobre a vida distorcidos, cheios de mentiras, enganos e maldades no coração e neste encontro com Jesus passamos a senti-lo como a única verdade que nos libertou e mesmo depois de convertidos a Deus ainda nos liberta de nossos traumas, nossos complexos, inferioridades, angustias, depressões e medos. Sabe por quê? Porque Jesus é a verdade. Antes, quase todos nós tínhamos medo da morte e a insegurança estava sempre presente em nossos corações quanto ao nosso futuro e principalmente do que aconteceria conosco após a morte. No entanto no encontro com Jesus passamos a ver que Ele é a própria vida no qual podemos viver intensamente cada momento na terra e mais ainda na eternidade. Isto acontece, porque Jesus é a vida.

Este chamado do mestre, este encontro nós o denominamos de salvação que chega de graça, ou seja, não existe pagamento em forma de dinheiro, de compensação, de atitudes ou mesmo as chamadas boas obras. Nada que fizermos comprará a nossa salvação, preciosa dádiva que recebemos de Deus na pessoa de Cristo Jesus.

Para obter esta preciosa salvação é simples.

É preciso ter fé, basta crer de coração:

  • Que Jesus nasceu em forma de homem; foi concebido pelo Espirito Santo através de uma mulher extraordinária chamada Maria.
  • Viveu nesta terra, se relacionou com diversos tipos de pessoas, procurando transmitir a sua mensagem de esperança e vida eterna, sendo exemplo em tudo o que fazia para com os seus seguidores.
  • E depois morreu pelos  pecados de toda a humanidade numa cruz.
  • Foi sepultado, mais ao contrário do que aconteceu à muitos líderes religiosos ao longo da história, o seu corpo não ficou na sepultura. Ele ressuscitou ao terceiro dia, apareceu a muitos e depois;
  • Subiu aos céus, sendo testemunhado por várias pessoas. Sendo recebido nos céus com toda Honra e Glória e está à direita de Deus Pai, todo poderoso onde Vive e Reina para todo o sempre intercedendo por cada um de nós.
  • E virá outra vez, mas não pisará nesta terra. Ao tocar as trombetas, dos céus chamará no tempo de Deus o Pai, todos aqueles que em todas as épocas o receberam como Senhor e Salvador de suas vidas num grande e fenomenal arrebatamento.

Amados do Programa a A Hora da Família, Deus nos chama, mais existe uma segunda coisa muito importante que precisamos vivenciar em nossas vidas, para que o plano estabelecido de Deus seja real, seja completo. Nós precisamos entender que além Deus nos chamar para si.

 2 – Deus nos capacita, Ele nos prepara para uma missão urgente.

Jonas, de nossa história Bíblica sabia qual era a vontade de Deus, no entanto deliberadamente, propositalmente desobedeceu a ordem que recebera.

Quando digo que Deus nos capacita, nos , isto significa que passamos a ter os recursos especiais da parte de Deus, ou seja, passamos a ter acesso ao conhecimento da vontade de Deus sobre a nossa vida. A Palavra de Deus passa ser verdade e ser o nosso sustento diário e permanente.

Para este aprendizado ser eficaz, Deus coloca homens e mulheres tementes ao Senhor e cheios do Espírito Santo em nosso caminho para nos repassar com fidelidade, os princípios que estão expostos na Palavra. Deus então capacita-nos para algo especial que temos que fazer nesta terra não importando as circunstâncias da vida.

Neste tempo de preparo, novas ferramentas, instrumentos preciosos tomamos conhecimento. 

Como o manejo adequado da Bíblia. Os momentos de oração a sós com Deus, onde aprendemos as revelações quem veem direto do trono da graça para as nossas vidas; O jejum para nos fortalecer na caminhada; Aprendemos a investir financeiramente no Reino de Deus através de nossos dízimos e as nossas ofertas; Aprendemos o valor de congregarmos e a nos relacionarmos melhor dentro e fora da Igreja; Aprendemos a louvar a adorar o Senhor com o coração grato e humilde. E muitos outras coisas vão chegando a nossa vida, aumentando assim o nosso conhecimento e o nosso amor e fé para com Ele.

Neste tempo de preparo, o conhecimento de Deus não se mede pelo tempo que temos de igreja, mas pelo tempo de conversão genuína. Muitas pessoas pensam que podem pular a janela para pertencerem ao Reino de Deus, e assim fazer parte da família cristã. Mas, para isto acontecer verdadeiramente, o chamado de Deus deve ser uma realidade em sua vida. A experiência de salvação precisa se aflorar para que não aconteça o perigo de se viver uma religiosidade medíocre, pobre e mesquinha. Todos os que pertencem a Deus são chamados filhos de Deus através de um novo nascimento e entram não pela janela como um penetra ou assaltante, mas sim pela porta. Jesus disse certa feita, “Eu sou a porta…” Ele diz mais … “vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados que eu vos aliviarei.”

Este tempo de preparação é o tempo do reconhecimento da vontade soberana e pessoal que o Senhor tem conosco. Digo isto, pois a partir deste momento as revelações do Senhor passam a ser mais intensas e Ele começa a nos direcionar para a sua obra com diferentes atividades e dons, por que existe algo a fazer nesta terra que tem caráter de urgência e por isto recebemos uma missão especifica e especial que está no coração de Deus e que ao recebê-la, em obediência saímos de imediato para cumpri-la. Eu penso que determinadas missões que Deus dá aos seus filhos, tem caráter individual onde só você ou eu poderemos realizá-la. Você sabia disto? Porem ao contrário do que Jonas fez temos que nos levantar para obedecer. Está missão ao que parece nunca será dada às pessoas desocupadas e descompromissadas com o Reino Dele. Isto explica o porquê em se tratando de obra de Deus estamos sempre vendo pessoas assumindo vários lugares na liderança, enquanto que outros ficam só retendo conhecimento, porém sem aplicá-lo em seu dia a dia. Quantos talentos só inchando de conhecimento, mas nunca estão dispostos a assumir responsabilidades. Isto me faz lembrar de uma pessoa que foi minha ovelha em uma igreja que pastorei no passado. Certo dia ela me procurou para dizer o seguinte. “Pastor, por favor, retire o meu nome do livro de rol da Igreja. Eu vou continuar a assistir aos cultos normalmente com a minha família e continuarei a ser um dizimista fiel, porém não quero cargos na Igreja, não quero nenhuma responsabilidade.” Na hora eu pensei rápido, o que vou dizer a este irmão? Ai em seguida Deus me deu uma direção e eu disse para ele. “Tudo bem, na primeira oportunidade eu estarei fazendo o que você me pediu, só que no momento em que eu estiver retirando o seu nome do livro de rol da Igreja, o Senhor estará retirando o seu nome do livro da vida, pois a Bíblia diz que tudo que ligarmos na terra será ligado no céu e tudo que desligarmos na terra será desligado no céu. Entendeu, perguntei a ele? Assim que terminei de falar. Ele me disse Pastor, deixa como está, não risca o meu nome não. Ai eu pude compartilhar com ele mais um pouco o valor de ser útil na casa de Deus e o de repassar os nossos conhecimentos para as pessoas que nos cercam.

A pergunta que temos que responder quando o Senhor nos chamar para uma missão deve ser esta. Senhor eis me aqui, qual a missão que tenho para desempenhar? Quais são os seus propósitos e planos para a minha vida e para o que me pede?

O terceiro passo, para que o plano simples de Deus seja uma realidade em nossas vidas é sabermos que além de Deus nos chamar e capacitar;

3 – O Senhor nos envia para uma Missão específica que está em seu coração

Jonas foi direcionado para uma missão, ou seja, viajar para Nínive e pregar o arrependimento para aquele povo.

Ninguém é treinado sem um objetivo especifico. Se alguém estudou e foi capacitado, treinado para ser um médico, ele precisa exercer o seu chamado, a sua vocação. Se ele receber o diploma e não praticar o que estudou é o mesmo que nada.

O treinamento em qualquer área da vida do ser humano visa um objetivo, uma meta a ser alcançado através de uma disciplina diária e permanente em direção ao alvo proposto.

Depois do preparo, do treinamento precisamos fazer cumprir a vontade de Deus em nossas vidas. Temos que perguntar a Deus qual é de fato o nosso campo missionário. Eu creio que não é preciso morar na china para ser um missionário. O verdadeiro e genuíno missionário exerce a sua função a partir de sua casa, junto aos seus ou mesmo em seu local de trabalho, sendo exemplo, modelo. Ele pode ser um missionário dedicando parte de seu tempo e seu dinheiro em algum ministério na igreja local.

O que não pode acontecer é nos acomodarmos e acharmos que não existe um lugar para nós no corpo de Cristo. Talvez, quem sabe você pense assim. “Bem que gostaria de participar do ministério tal, mas já tem gente suficiente. Ninguém me convida pra fazer alguma coisa nesta Igreja. Eu creio que não precisam de mais ninguém…” e pensando desta forma os dias vão passando, os anos e quando acordamos não teremos nenhum vigor. Quem sabe aí não teremos mais tempo ou saúde para fazer a vontade de Deus.

Amado(a) você sabe qual a sua missão nesta terra? Deus o chamou, capacitou e qual tem sido seu campo missionário? O que você tem feito para glorificar o nome de Deus.

Mas existe ainda um quarto conceito que você precisa saber nesta noite. Além de nos chamar, nos preparar e nos enviar,

4. Deus nos sustenta com o seu Poder e a sua Graça

Isto quer dizer literalmente que nada acontece se o Poder de Deus não estiver presente. A nossa suficiência e dependência vem de Deus. Vivemos por causa de suas misericórdias que se renovam a cada manhã para conosco e o seu Poder se aperfeiçoa em nossas fraquezas. Porque quando nos julgamos fracos ai e que somos fortes. Do contrario quando julgamos ser alguma coisa com soberba e altivez de espírito, Deus nos abate para aprendermos a sermos humildes e reconhecermos que somos pó em sua presença.

Deus nos sustenta com o seu braço forte para cumprirmos a nossa missão. Esta missão precisa ser realizada e não podemos fugir dela. Precisamos ser pessoas responsáveis e leais ao mestre Jesus.

Jonas de nosso texto desobedeceu e fugiu da presença do Senhor, mas a Bíblia nos fala que o Senhor com suas misericórdias o ouviu quando estava no ventre de um grande peixe, pois se você ler por completo a historia de Jonas você o verá com a sua imaginação dentro de um peixe enorme nas profundezas dos mares clamando ao Senhor e depois de três dias vomitado nas praias de Nínive, lugar da direção original de Deus para a sua vida e para vida dos ninivitas…

Quando somos fieis à missão que Deus nos confiou, nos tornamos pessoas mais felizes e abençoadas pois Deus nos sustentará na fé, nas ideias, nos projetos, na coragem, na saúde, nas finanças e principalmente com paz interior. Um sentimento de que estamos cumprindo a vontade de Deus cada dia de nossa vida nesta terra encherá de gozo e alegria o nosso coração e muito mais o coração de nosso Senhor.

Conclusão

Deus está nos falando nesta oportunidade para revermos os nossos conceitos quanto à sua vontade em nossas vidas.

Se somos salvos em Cristo Jesus, portanto lavado no sangue do cordeiro, a pergunta que deve estar sempre em nossos lábios é, Senhor como melhor servi-lo? Ajude-nos a entender o quanto devemos amá-lo, honrá-lo e obedecê-lo. E como melhor servir ao meu próximo? Como amar mais o nosso cônjuge, os nossos filhos, os nossos pais, os nossos irmãos, os irmãos da Igreja, e todos aqueles que cruzarem o nosso caminho?

Lembre-se amado: Deus o chamou, o capacitou e tem lhe dado uma missão especifica e urgente. Não deixe o desanimo o abater, pois Ele, Jesus estará sustentando-o. A Obra que um dia começou em sua vida será terminada até a volta gloriosa de Cristo Jesus.

Se você conseguiu ler esta mensagem até aqui, e ainda não teve este maravilhoso encontro com Cristo, hoje é o dia, o momento é agora para desfrutar de sua presença gloriosa aqui na terra e no futuro na eternidade.

Que Deus o abençoe em Cristo Jesus.

Pr. Nelson Gouvêa

Deixe sua opinião