Nossas lágrimas no céu – A Garrafa de Lágrimas de Deus

Todos passamos por momentos difíceis e de derrotas, nossas lágrimas são recolhidas por Deus que as guarda em seu odre (garrafa).

704

Por causa da derrota corajosa de Davi contra o gigante filisteu Golias, o pastor de Belém se tornou um herói em Israel.

O rei Saul “o colocou sobre os homens de guerra, e isso foi bom aos olhos de todo o povo” (1 Sam. 18: 5). A fama de Davi se espalhou rapidamente enquanto ele viajava pelas aldeias da Palestina. As mulheres dançaram e cantaram: As mulheres dançavam e cantavam: “Saul matou milhares; Davi, dezenas de milhares”.

O rei Saul não ficou impressionado com esses elogios musicais. De fato, ele ficou muito irado . E assim, “Daí em diante Saul olhava com inveja para Davi.” (1 Sam. 18: 7-9).

Consumido de inveja, Saul começou a tentar assassinar Davi. De um lugar para outro, ele o perseguiu.

Quão sombrio e deprimente deve ser hoje em dia para aquele nobre jovem hebreu.

O músico inspirado de Primeiro Samuel nos informa que em uma ocasião, Davi (talvez em desespero) fugiu para o rei de Gate em território hostil dos filisteus. Muito possivelmente, ele ficou confinado por um tempo porque a narrativa sagrada o caracteriza como estando em suas mãos, das quais ele finalmente escapou para Adulão (1 Sam. 21:13; 22: 1).

Que época de lágrimas foram essas!

Mais tarde, Davi escreveu dois salmos relacionados ao incidente que acabamos de mencionar – Salmos 35 e 56. A esta última passagem, agora chamamos atenção.

Coloque minhas lágrimas em seu odre. (garrafa)”

A inscrição dos Salmos 56 afirma que é um salmo de Davi, “quando os filisteus o levaram a Gate”.

Embora essas sobrescrições não façam parte do texto original, elas refletem grande antiguidade, antedatando até a Septuaginta. Esta é a tradução grega do Antigo Testamento datada do século III aC

Nesse período de crise, o salmista alega:

Tem misericórdia de mim, ó Deus, pois os homens me pressionam; o tempo todo me atacam e me oprimem.”Salmos 56:1.

Então, ao recontar os episódios de partir o coração do passado, Davi diz:

Registra, tu mesmo, o meu lamento; recolhe as minhas lágrimas em teu odre; acaso não estão anotadas em teu livro?”Salmos 56:8 

Davi sabe que o Senhor está atento a seus perigos fugitivos.

Embora o pastor tenha sido levado incansavelmente a se esconder, Deus havia contado suas andanças. O significado é que Jeová estava intimamente ciente de todos os perigos que Davi enfrentava.

Na linguagem de Jó, ele poderia ter perguntado: “Ele não vê meus caminhos e conta todos os meus passos?” (Jó 31: 4). Nosso Senhor Jesus, usando uma figura semelhante, assegura-nos que todos os cabelos de nossas cabeças são numerados (Mt 10:30).

A preocupação do Todo-Poderoso por seus filhos é tão completa!

Nosso Pai celestial é verdadeiramente um Deus de compaixão. Paulo, ao descrever os ternos sentimentos de simpatia que o Senhor tem pelos que estão angustiados, diz que ele é “o Deus de toda consolação” (2 Cor.1:3).

Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem;” – Salmos 103:13 

E assim, Davi implora: “Coloque minhas lágrimas em sua garrafa”.

O salmista pede a seu Criador que esteja consciente de suas lágrimas, para valorizá-las, pois os homens podem preservar líquidos caros. Que magnificamente gráfico! Que transbordante conforto!

Lembramos a tristeza do rei Ezequias e a resposta de Jeová: “Ouvi tuas orações, vi tuas lágrimas” (2 Reis 20: 5).

Não é maravilhoso saber que, quando nossos corações estão carregados de tristeza, há alguém que nunca está ocupado demais para realmente se importar? Dores no coração podem passar despercebidas pelos outros, mas não por Ele.

Portanto, “Lance seu fardo sobre Jeová, e ele te sustentará” (Sl 55:22).

por Wayne Jackson

traduzido e adaptado por: Pb. Thiago D. F. Lima

Deixe sua opinião