Não consigo esquecer o passado da minha namorada! O que faço?

18654

Pergunta: A Paz do Senhor Pastor!  Namoro a 6 meses com uma linda jovem e que tanto amo, nos conhecemos em 2011 pelo Facebook e trocávamos mensagens sem a mínima intenção de namorar e nunca me passou pela cabeça que um dia isso viria acontecer.

Quando amigos a gente tinha uma conversa franca e aberta e ela me contava sobre a vida dela e eu sobre a minha, ela teve um passado um pouco manchado (me refiro a relacionamentos), teve uma vida de pega-pega, enquanto eu estava mas focado em esperar a pessoa certa. Ela se arrependeu da vida que levava, mudou totalmente as suas atitudes quanto a relacionamentos e agora leva uma vida correta.

Começamos a namorar e depois eu resolvi entrar na conta dela do Facebook e li algumas mensagens antigas com os ex dela e a partir dali as coisas começaram a complicar, só sei que fiquei com raiva, ciúme e toda vez que penso que outros homens se deitaram com ela sinto algo insuportável dentro de mim, me sinto inseguro, não consigo confiar mais nela. Já conversamos muito sobre isso, mas eu tento esquecer! Pastor mas não consegue. Eu gosto dela, eu esperei 8 anos pra encontrar uma mulher que realmente queria, tentei me relacionar antes mais não sentia paz, quando encontrei ela tive logo a certeza que é com ela que eu quero ficar, o grande problema é que o passado dela me atormenta e não consigo olhar pra ela sem pensar no passado manchado dela. Por favor, me ajuda como ultrapassar isso!

Obrigado!!!! Paulo

Pastor Rafael Granetto, responde: A Paz do Senhor…

Paulo eu li o que você escreveu. O decorrer da minha resposta para você está fundamentado em duas palavras: Entenda e Aceite!

Algo fundamental para vencer esse sentimento vocês juntos já tem feito, que é conversar bastante. Conversem mesmo, mas conversem também a respeito da sua dificuldade. Creio que nessas conversas, se não aconteceu ainda vai acontecer, a sua namorada encontrará oportunidade de pedir perdão pelo passado dela, mostrando assim arrependimento. Pedir perdão quebra barreiras e fecha as brechas que o inimigo usa para agir em nossas vidas. Essa atitude dela fará com que você sinta o quanto ela se arrepende e se envergonha dos feitos passados e isso vai lhe ajudar muito a perdoar e aceitar esse passado. Tenho a dizer-te que quando você conseguir entender e aceitar algumas coisas, também você vai superar esse sentimento atormentador.

Creio que alguns textos que citarei aqui você até já conheça, mas agora aplique o entender e aceitar em cada um deles. Vamos lá então:

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17)

Entenda e aceite isso!

Todos nós temos passado e alguns de nós temos passado que devemos esquecer, pois são tempos de humilhação onde nossas praticas não nos trazem orgulho algum. Então Jesus entra em nossas vidas para mudar o curso da nossa história. Foi isso que aconteceu com você, com sua namorada, comigo, com todos que se entregam a Jesus. A mudança de nossas vidas independe do que fizemos no passado, pois em Cristo temos a oportunidade de tornarmos NOVAS criaturas. Ore a Deus, fale para Ele o quanto você precisa olhar para ela da mesma maneira que Deus olha.

“Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos” (Romanos 6:6-8)

Entenda e aceite isso!

Sua namorada é uma nova pessoa em Cristo Jesus! Não foi então essa sua namorada quem fez aquelas coisas e sim outra pessoa que já morreu e foi sepultada com Cristo. Olhe para ela como uma nova pessoa olhe para ela como Deus olha. Ore a Deus, fale para Ele o quanto você precisa receber ela da mesma maneira que Deus a recebe.

“Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniquidades” (Salmos 103:10)

Entenda e aceite isso!

Mesmo quando nossas obras eram más, o Senhor não nos recompensou segundo elas, antes, nos deu Seu Filho Jesus, ou seja, nos deu o melhor que poderia nos dar. E por que nos tratou assim? Porque nos ama! Você disse que ama sua namorada, então não a trate segundo os pecados passados dela e nem a recompense com seu pior. Quando essas crises de ciúmes vêm sobre você, se policie ao máximo para não dar a ela o seu pior, pois é isso que tende uma pessoa ciumenta e encolerizada fazer. Ore a Deus, fale para Ele o quanto você precisa tratar dela da mesma maneira que Deus a trata.

Para finalizar, vamos lembrar-nos de algo que é uma realidade e você NÃO pode aceitar…

“E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite” (Apocalipse 12:10)

Entenda e NÃO aceite isso!

O inimigo sempre vai nos tentar a lembrar do nosso passado e fará isso para atrapalhar nossa comunhão com Deus. Uma das piores coisas que existe para um cristão é quando o inimigo fica lhe acusando de seu passado. Você não foi colocado na vida dela para atrapalhar a comunhão dela com Deus. Você precisa entender que esse sentimento provem do mal e você não pode aceitar jamais que o inimigo continue com isso. Ore a Deus, para que sua mente seja blindada desses maus pensamentos. Quando esses pensamentos começarem, repreenda, pode ter certeza que é o inimigo tentando fazer mal para vocês.

De todo coração, eu espero que você consiga entender e aceitar tudo o que foi colocado acima, pois isso o ajudará a vencer esses sentimentos. Isso resultará vocês a viverem em amor.

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha…”  (1 Coríntios 13:4-8)

Espero ter lhe ajudado.

Na Paz dEle que nos ama, Jesus Cristo nosso Senhor, amem.

Pastor Rafael Granetto

Então, quem quiser enviar perguntas para nossa seção Pergunte ao Pastor, clique aqui!

Portal Padom

Deixe sua opinião